PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Vans terão Bilhete Único a partir do próximo mês

ANEIRO DE 2014

Vans terão Bilhete Único a partir do próximo mês

06.12.2013
Segunda etapa da implantação do Bilhete Único vai beneficiar mais 250 mil usuários de transporte por dia
O sistema de integração com Bilhete Único deve funcionar a partir de janeiro de 2014 nas vans que fazem o transporte complementar em Fortaleza. De acordo com o diretor técnico da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Antônio Ferreira Silva, a data para o início do serviço ainda depende da confirmação do prefeito Roberto Cláudio. As 320 vans que realizam esse tipo de transporte na Capital já começaram a ser adaptadas para o novo serviço.

Passageiros poderão fazer integração gratuita entre ônibus e vans. No próximo ano, a Prefeitura fará pesquisas sobre os itinerários Foto: Lucas de Menezes

O diretor técnico adiantou ainda que, a partir da próxima segunda-feira (9), passa a valer, nas vans e ônibus da Capital, o serviço de gratuidade infantil no transporte público, anunciado em novembro. O benefício contempla crianças de 2 a 7 anos de idade e pode ser utilizado através da carteira estudantil. Quem não possuir a carteirinha, pode fazer o cadastro em um dos pontos do Bilhete Único.

Com a implantação do Bilhete Único nos veículos do transporte complementar, a integração gratuita entre vans e ônibus passa a ser realidade em Fortaleza. "Hoje, a cidade possui quase 5 mil pontos de integração de linhas de ônibus. Com essa mudança, esse número será ampliado e mais 250 mil usuários vão ser beneficiados por dia", contabiliza Antônio Ferreira. A inclusão do transporte complementar no sistema de integração concretiza a segunda etapa de implantação do Bilhete Único na rede de transporte.

Na primeira fase, iniciada em junho deste ano, todos os ônibus foram adaptados para fazer a leitura biométrica dos cartões. O Bilhete Único começou a funcionar em 15 de junho. Com o cartão, é possível se deslocar em qualquer direção na cidade, pegando mais de um ônibus e pagando apenas uma passagem em um período de até 2 horas.

O cadastro para solicitação do Bilhete Único pode ser feito nos postos de atendimento, distribuídos nos terminais de ônibus, campi de universidades (Uece, UFC e Unifor), sedes da Etufor e Sindiônibus e nas praças Coração de Jesus e José de Alencar.

Para se cadastrar, é necessário levar CPF, RG e comprovante de residência com CEP. Quem possuir vale transporte eletrônico, cartão avulso e carteira de estudante, deve apresentá-los no momento do cadastro.

Mobilidade
De acordo com Antônio Ferreira, a implantação do Bilhete Único nas vans deve viabilizar uma série pesquisas pontuais sobre os itinerários dos usuários de transporte público em Fortaleza. "Com o cartão, temos como saber onde o usuário pagou passagem, onde fez integração e, a partir disso, vamos alterando itinerários, criando outras linhas e deixando o transporte cada vez mais integrado", explica.

Segundo o diretor técnico, está em estudo, na Prefeitura, a realização de uma pesquisa de origem e destino no próximo ano. O levantamento deve propiciar a remodelagem da rede de transporte público de Fortaleza, contemplando outros modais de transporte. A última pesquisa de origem e destino da Capital foi realizada em 1996, para a estruturação da Linha Sul do metrô. "Essas pesquisas têm vida útil de dez anos, então, muita coisa mudou, é extremamente necessário fazer outro estudo", defende.

JÉSSICA COLAÇOREPÓRTER 


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK