PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

EVANGELHO DO DIA

Evangelho segundo São Lucas 9, 22-25


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22"O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei


Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2013.
Santo do dia: São Cirilo, monge; Beato Vicente Vilar David, mártir
Cor litúrgica: Roxo
Primeira leitura: Deuteronômio 30, 15-20
Leitura do livro do Deuteronômio:
Moisés falou ao povo dizendo: 15"Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. 16Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar, para possuí-la. 17Se, porém, o teu coração se desviar e não quiseres escutar, e se, deixando-te levar pelo erro, adorares deuses estranhos e os servires, 18eu vos anuncio hoje que certamente perecereis. Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar, depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la. 19Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós, de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes, 20amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele - pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias -, a fim de que habites na terra que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacó".
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 1
- Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
R: É feliz quem a Deus se confia!
- Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
R: É feliz quem a Deus se confia!
- Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.
R: É feliz quem a Deus se confia!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9, 22-25
- Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
- Convertei-vos, nos diz o Senhor, está próximo o reino de Deus! (Mt 4, 17)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22"O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia". 23Depois Jesus disse a todos: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?"
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.

TwitterFacebookOrkut
Arautos do Evangelho
Copyright© Arautos do Evangelho 2011 Todos os direitos reservados.
Divulgação autorizada, citando a fonte.

Pudim, pavê, bolo e mais 25 receitas de doces para você!‏

O QUE VAI ACONTECER HOJE NA NOVELA "SALVE JORGE"


Novela Salve Jorge - www.resumodenovelas.net
Resumo da Novela Salve Jorge - GLOBO - 21h

Segunda-feira, 11/02/2013 - capítulo 97
Morena passa mal

Helô informa a Stenio que suas roupas estão no quarto de hóspedes. Irina fica apavorada com a suposta infestação de ratos na boate, e Russo reclama do prejuízo. Morena, Waleska e as meninas comemoram o resultado do plano. Russo instrui Rosângela antes de viajar. Junior sente falta da mãe. Lucimar tenta falar com Lívia sobre Morena. Lívia se queixa de Lucimar para Helô e finge não saber do paradeiro de Morena. Morena alimenta a raiva de Irina contra Russo.

Russo liga para Lucimar. Carlos conversa com Leonor sobre seu relacionamento com Antônia. Aída vai ao regimento atrás de Nunes. O exame de Theo acusa dopping e todos se surpreendem. Miro é dispensado por Nilceia. Lucimar fala para Russo que não acredita que Lívia não sabe de Morena. Morena pensa em motivar Irina a brigar com Russo. Helô arruma suas coisas na delegacia. Mustafá reclama de Berna para Stenio. Pepeu e Drica vão à praia. Morena passa mal e Waleska questiona se ela está grávida.


Terça-feira, 12/02/2013 - capítulo 98
Zyah e Ayla desembarcam no Rio

Morena nega para Waleska que esteja grávida. Lívia orienta Russo a impedir que Morena entre em contato com a família. Raissa se revolta com Antônia por causa de Celso. Pepeu se envolve em uma briga na praia e Helô manda prendê-lo. Theo não se conforma com o resultado de seu exame e procura o coronel. Wanda incentiva Rosângela a acreditar que Antônia é a chefe da quadrilha. Raissa pede para Celso buscá-la no trabalho da mãe. Irina manda a menina que está grávida para uma consulta médica, e Morena desconfia.

Érica encontra o papel onde estava a substância com que Élcio adulterou a água de Theo. Stenio paga a fiança de Pepeu, e Drica ironiza Helô. Antônia percebe o sumiço de Raissa e se desespera. Diva duvida de que Pescoço comece a trabalhar. Lucimar vai à casa de Helô para reclamar de Lívia. Márcia avisa a Theo que Érica entregou o invólucro encontrado na baia dos cavalos. Zyah e Ayla desembarcam no Rio de Janeiro. Morena enfrenta Irina ao saber do falecimento da menina que estava grávida.


Quarta-feira, 13/02/2013 - capítulo 99
Wanda leva Rosângela à casa de Morena

Irina manda colocarem Morena no depósito e Waleska se preocupa. Wanda reclama do dinheiro que recebe de Lívia. Creusa tenta impedir uma discussão entre Helô e Stenio. Berna teme que o caso da adoção de Aisha seja investigado pela polícia federal. Drica e Helô se abraçam. Wanda leva Rosângela à casa de Morena. Theo fica arrasado com a confirmação do dopping em seu outro exame e Márcia tenta consolá-lo. Érica comenta que suspeita de que Élcio tenha dopado Theo.

Ayla pede para Aisha não levá-la aos lugares que Bianca frequenta. Bianca acredita que Zyah quer lhe fazer uma surpresa. Lucimar procura Theo, mas ele se recusa a ajudá-la a encontrar Morena. Lucimar fala de Lívia para Wanda e Rosângela fica intrigada. Morena tenta convencer Waleska de que não está grávida. Raquel encontra uma pista em uma das fotos que tirou no banheiro onde Jéssica morreu.


Quinta-feira, 14/02/2013 - capítulo 100
Wanda ouve Morena confirmar sua gravidez


Helô e Drica discutem. Raquel mostra a foto para a delegada e ela decide chamar Lívia para depor novamente. Russo fala para Lucimar que tentará encontrar Morena. Lurdinha implica com Pescoço e Delzuite a repreende. Helô afirma para Lívia que ela estava no banheiro quando Jéssica morreu. Celso conhece Érica em um restaurante. Lívia vê Wanda com o sapato que Jéssica reconheceu e manda ela destruir o par. Helô se emociona com a festa de despedida na delegacia. Wanda, Russo e Rosângela partem no mesmo voo que Lívia para Istambul. Maitê descobre que Zyah vai a um jantar na casa de Leonor, e Bianca decide encontrá-lo. Irina coloca Morena para trabalhar na rua. Raquel fala para Haroldo que Helô cisma com Lívia por ciúme de Stenio.

Carlos conversa com Deborah sobre o divórcio de Antônia e Celso. Bianca se entristece ao descobrir que Zyah casou com Ayla e vai embora da casa de Leonor. Stenio tenta conversar com Helô sobre reatar o casamento. Érica elogia Celso. Demir vê Morena na rua e tenta falar com ela. Érica, Élcio e Drago depõem contra Theo. Theo suspeita de que Élcio armou para incriminá-lo, mas não tem provas. Rosângela conta para Irina que conheceu Antônia. Theo é punido por conta do dopping. Áurea é afetuosa com Márcia. Mustafá destrata Berna. Helô toma posse de seu cargo na polícia federal e começa a trabalhar com Ricardo. Wanda ouve Morena confirmar sua gravidez para Waleska.


Sexta-feira, 15/02/2013 - capítulo 101
Théo e Márcia se beijam

Morena e Waleska não conseguem enganar Wanda. Berna pede para desabafar com Lívia. Morena garante a Waleska que não vai deixar que nada aconteça a seu filho. Pescoço mente para Delzuite para não trabalhar. Theo e Márcia se beijam. Helô fica animada por continuar investigando o caso de Aisha. Lívia manda Wanda não pensar em se envolver com Mustafá. Érica estranha o comportamento de Márcia e comenta com Julinha, que tenta disfarçar. Celso e Antônia assinam o divórcio e reclamam de compartilhar a guarda de Raissa.

Márcia fala para Theo que Érica voltou para o Rio de Janeiro. Érica e Celso se beijam. Rosângela comenta com Morena que esteve na casa dela. Helô confidencia para Ricardo suas suspeitas contra Lívia. Márcia conta para Érica que ela e Theo se beijaram. Áurea diz ao filho que Márcia está interessada nele. Sheila vê Lívia na TV e decide falar com Lucimar. Stenio não consegue proibir Drica de dar uma festa. Lucimar fala para os repórteres que Lívia não quer contar sobre o paradeiro de Morena na Turquia.


Sábado, 16/02/2013 - capítulo 102
Lurdinha vê foto de Santiago no jornal

Lucimar afirma aos repórteres que Lívia mandou Morena para a Turquia. Celso fala mal de Antônia para Érica. Helô lê a reportagem com Lucimar e pede para conversar com ela. Lurdinha vê a foto de Santiago no jornal e afirma a Lucimar que o conheceu por intermédio de Wanda. Helô critica Stenio por não resolver o problema com Drica e Pepeu. Theo assiste à coletiva de Lívia e fica indignado. Helô pede para Lucimar levar Sheila para falar com ela. Rosângela pergunta se Morena está grávida. Wanda provoca Morena. Antônia se preocupa com a ida de Raissa para a casa de Celso.

Theo avisa a Lucimar que vai ajudá-la a desmentir Lívia na mídia. Lurdinha coloca na internet a foto da pulseira que ganhou quando nasceu. Aisha acredita ter encontrado sua família biológica. Helô decide procurar Lívia depois de conversar com Sheila. Zyah confessa a Demir que não sentiu nada quando falou com Bianca. Wanda se esconde ao ver Mustafá entrando na boate. Theo confirma para um repórter que Lívia queria levar Morena para a Turquia para prender os assassinos de Jéssica.

Resumo das Novelas da GloboPróximos Capítulos de "Salve Jorge".


Leia Mais: http://www.resumodenovelas.net/2013/02/resumo-novela-salve-jorge-11-16.html#ixzz2KuO9umlc

CANJA DE GALINHA COM CENOURA


CANJA DE GALINHA COM CENOURA

INGREDIENTES
-4 pedaços médios de galinha
-1 copo americano de arroz
-2 cenouras grandes
-4 colheres de sopa de cebola picada
-1 tomate grande
-2 colheres de sopa de extrato de tomate
-2 colheres de sopa de óleo
-5 copos duplos de água
-Tempero a gosto

MODO DE PREPARO

Lave, descasque e pique a cenoura em pedaços médios e reserve. Lave, pique e refogue o tomate em óleo juntamente com a cebola. Refogue a galinha, adicione a mistura do tomate e cebola, o extrato de tomate, a cenoura e o tempero. Acrescente o arroz e a água e deixe cozinhar.

CONVITE

Pe. Reginaldo Manzotti


Filhos e filhas,
Na última segunda-feira (11), assim como a maioria dos católicos, recebi com muita surpresa a notícia da renúncia do Papa Bento XVI. Com uma sensação de orfandade nos perguntamos o que vai acontecer agora? E, com a certeza de um filho de Deus, digo: a Igreja continuará a ser um farol neste mundo cada vez mais relativizado.
O Espírito Santo é quem anima a Igreja e devemos confiar na ação da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade que nunca desamparou os filhos de Deus. Muito ouvimos e ainda vamos ouvir sobre a renúncia do Papa. Muita especulação sobre o motivo e a sucessão. Mas não podemos nos esquecer de que foi, acima de tudo, um ato de amor.
João Paulo II permaneceu até o fim por amor. Bento XVI renunciou por amor à Igreja. Os dois agiram por amor, de formas diferentes de interpretar o conceito de papado. Agora, nós, como Igreja, devemos rezar pelo Papa e também pelos cardeais que a partir do dia 15 de março estarão reunidos em conclave para escolher o próximo sucessor de Pedro.
Finalizo minha mensagem convidando você para, com coração sincero, aproveitar esse tempo de reconciliação - a Quaresma - e intensificar a oração e a caridade para um reavivamento de nossa fé.
Deus abençoe você,
Padre Reginaldo Manzotti

LEITURA ORANTE


Lc 9,22-25 - Assumir a causa de Jesus

Preparo-me para a Leitura Orante, com todos os internautas, com a oração:

Mestre: 
a tua vida me traça o caminho,
a tua doutrina confirma 

e ilumina os meus passos;
a tua graça me sustenta 

e me conduz no caminho do céu.
Tu és perfeito Mestre:
dás o exemplo, 
me ensinas 
e me animas a seguir-te.
1.Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio, atentamente, na  Bíblia, o Evangelho do Dia: Lc 9,22-25.
E Jesus explicou: "É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar". Depois, Jesus começou a dizer a todos: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a salvará. Com efeito, de que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se e a arruinar a si mesmo?Aquele que quiser seguir a Jesus, participar de sua vida e de sua missão, deverá percorrer o mesmo caminho dele. E ainda, renunciar ao poder, ao reino de um messias glorioso e vencedor. A causa é dele, que afirma: quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira.

2. Meditação (Caminho
- O que a Palavra diz para mim?
Também eu posso seguir Jesus. Assumir a sua causa. Nos momentos de maiores dificuldades vou me lembrar que esta causa é primordial. O seguimento de Jesus requer renúncia, busca de justiça e doação da vida por uma boa causa.Podemos afirmar, a melhor causa. Os bispos, em Aparecida, lembraram muito bem: "Como discípulos de Jesus reconhecemos que Ele é o primeiro e maior evangelizador enviado por Deus (cf. Lc 4,44) e ao mesmo tempo o Evangelho de Deus (cf. Rm 1,3). Cremos e anunciamos “a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus” (Mc 1,1). Como filhos obedientes à voz do Pai, queremos escutar a Jesus (cf. Lc 9,35) porque Ele é o único Mestre (cf. Mt 23,8). Como seus discípulos, sabemos que suas palavras são Espírito e Vida (cf. Jo 6,63.68). Com a alegria da fé, somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, nEle, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação."(DAp 103).

3. Oração (Vida)
 - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?

Oração oficial da CF 2013
Pai santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.
Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários
a serviço da juventude.
Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor;
para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor; para...
4. Contemplação/ Missão (Vida)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou deixar de lado toda vaidade e reconhecimento humano e ajudar alguém que sofre a carregar a sua cruz.
Esta causa é de Jesus e minha também.


Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Sugestões:
- Campanha da Fraternidade 2013 - Veja informações no blog:
http://comunicacatequese.blogspot.com.br/

- Se você quiser receber o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro - http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx

Ir. Patrícia Silva, fsp


FONTE: http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/

HORA DO RISO


A garotinha chega em casa e fala:
— Mamãe, o meu namorado me levou pra casa dele e me fez brincar de médico com ele.
A mãe toma um susto e pergunta.
— O que ele fez com você, minha filha?
— Ele entrou no quarto, me deixou esperando mais de uma hora na sala e depois disse que não podia me atender porque tinha que fazer uma cirurgia de urgência.
Leia Mais!

A FRASE DO DIA


"Suas acusações me ferem os sentimentos, embora o maior prejudicado seja o emissor de tanta energia negativa."
(Fernando Lapolli)   siga-me no twitter 

Um resumo com as principais publicações do mês:coluna mensal de fevereiro


Frase Do Dia: Quinta-Feira, 14 de Fevereiro de 2013

Pensar bem faz bem!
Fernando Lapolli

Preferência nacional – parte 8 (11 fotos)


Eu sei muito bem que vocês não gostam, mas posto isso só por birra mesmo, pois eu adoro. Sei que vão pular este post sem ver, sem comentar… azar de vocês!
calcinha de super-heróis
Teria mais 10 fotos ainda, mas eu sei que vocês não curtem, então não
gostosa de fio dental na moto
corpo perfeito na praia
deitadinha sensual
hora do lanche
gostosa perigosa
bundas bundas e bundas
morena quente
concurso melhor bumbum
gostosa na academia
monte de bundas
Tá, se você chegou até aqui é que deve gostar um pouquinho, se perdeu as anteriores,  tem a PARTE 1PARTE 2PARTE 3PARTE 4PARTE 5PARTE 6 e PARTE 7, aproveite.


FONTE: http://www.blogdocaipira.com/2013/02/preferencia-nacional-parte-8-11-fotos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+blogdocaipira+%28BLOG+DO+CAIPIRA+-+Feed-ido%29

A FRASE DO DIA


O Frase do dia mudou!
Acesse http://frasedodia.net/primeiroacesso.php?chave=536b606a6a0c e confira a novidade!
Sol Frase do dia
Não se acostume com o que não o faz feliz.
 
 
Abraços,
Equipe Frase do dia!

TRE divulga lista de eleitores faltosos a partir de 20 de fevereiro


Eleitor que tiver o nome incluído na relação deverá comparecer ao cartório.
Pessoas em débito com a Justiça Eleitoral não podem obter passaporte.


Do G1 SC
#tituloeleitor (Foto: Agência Brasil)Eleitor que não justificou ausência fica impedido de
obter passaporte (Foto: Agência Brasil)
A partir da próxima quarta-feira (20), os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) começam a divulgar os nomes e inscrições dos eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições. A relação das inscrições passíveis de cancelamento ficará disponível nos cartórios eleitorais para consulta.
O eleitor que tiver o nome incluído na relação deverá comparecer ao cartório eleitoral no período de 25 de fevereiro e 25 de abril para regularizar sua situação portando documento oficial com foto, título eleitoral, comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa. 
A Justiça Eleitoral afirma que não será expedido qualquer tipo de notificação ao eleitor, seja por correspondência ou e-mail. O não comparecimento no cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará no cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado entre 10 e 12 de maio de 2013.
O eleitor que não votou e não justificou sua ausência pagará multa de R$ 3,50 por cada eleição em que deixou de votar. Quem está em débito com a Justiça Eleitoral fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, participar de concorrência pública ou administrativa, contrair empréstimo em instituição financeira pública e ser nomeado, caso passe em concurso público.
O eleitor pode consultar a sua situação eleitoral atual no site do TSE
Para ler mais notícias do G1 Santa Catarina, clique em www.g1.globo.com/sc/santa-catarina. Siga também o G1 Santa Catarina no Twitter e por RSS.


FONTE: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/02/tre-divulga-lista-de-eleitores-faltosos-partir-de-20-de-fevereiro.html

Consumo de pescado já registra aumento de 50%


TRADIÇÃO CATÓLICA

Consumo de pescado já registra aumento de 50%


Produtores de peixes estão otimistas com o período que já registra maior procura em alternativa à carne
Iguatu Para os católicos, começou a Quaresma ontem. São 40 dias até o início da Semana Santa, com a celebração de Domingos de Ramos. Durante esse período, a Igreja prega o jejum, a oração e a caridade. A tradição recomenda o consumo de pescado, nas quartas-feiras e nas sextas-feiras. Nos próximos 45 dias, haverá o crescimento da venda de pescados de água doce e frutos do mar. Pelo menos, essa é a expectativa do setor.

Produção de tilápia em cativeiro no Açude Trussu, em Iguatu Fotos: Honório Barbosa

Restaurantes e casas especializadas em comercialização de pescado vivem, portanto, a expectativa de crescimento do consumo de peixe nas próximas semanas. Ontem, por ocasião da Quarta-Feira de Cinzas já houve um aumento de 50% nas vendas. "A gente está vendendo bem, mas nesse período o consumo de pescado dobra", disse o empresário Ernani Lima. O setor apresenta uma estimativa de aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

A seca que castiga o Ceará desde 2012 ainda não afetou diretamente a produção de pescado nos grandes reservatórios, que mantém um nível de água acima de 50% da capacidade. Já a pesca em rios, córregos e pequenos açudes está comprometida porque não choveu.

O engenheiro de pesca e empresário, Roberto Bezerra, disse que o consumo médio de pescado entre o brasileiro ainda é reduzido em relação a outros países. "Está em cerca de nove quilos por habitante ano", frisou. Entretanto, a tendência é de crescimento. A cada ano, aumenta o consumo e a venda nas peixarias, apesar da acirrada concorrência no setor.

A empresária Marluce Lima, ontem pela manhã, comprou dois quilos de tilápia, no Pescado Guarany. "Aproveitei que hoje (ontem) pela manhã o comércio permanece fechado e decidi comprar pescado para o almoço da Quarta-Feira de Cinzas, que é uma tradição em nossa família", disse. "Até a Semana Santa, a gente come peixe às quartas e sextas-feiras". Em cidades do Interior do Estado, o consumo de pescados da água doce é bem maior em relação aos peixes oriundos do mar.

Um dos tipos mais apreciados é o tucunaré, mas que está escasso nos últimos três anos, na região Centro-Sul. Frito ou cozido, é o preferido entre a maioria dos consumidores.

Nos últimos meses, houve queda de cerca de 90% da quantidade de captura nos açudes públicos. No Açude Orós, o segundo maior do Ceará, os pescadores se queixam do "sumiço" do peixe. Essa reclamação ocorre também no Açude Trussu, em Iguatu, Muquém, em Cariús e Ubaldinho, em Cedro.

Na localidade de Barrocas, na bacia do Açude Orós, na zona rural de Iguatu, os pescadores dizem que desde 2011 está cada vez mais difícil pescar tucunaré. "Aqui na nossa comunidade a queda foi de 90%", disse o presidente da Associação de Pescadores, Evanilson Saraiva. "Praticamente desapareceu". O grupo pescava em média, por semana, 300 quilos de tucunaré, hoje caiu para 30 quilos.

Em decorrência da escassez do tucunaré, a tilápia vem ocupando espaço na mesa do cearense. Nos últimos dez anos, houve uma expansão de criatórios desse tipo de pescado. Dezenas de projetos foram instaladas em açudes da região Centro-Sul. A criação de tilápia em gaiolas representa uma importante fonte de renda para cerca de 500 famílias. No Açude Orós, a atividade cresceu consideravelmente e permanece em expansão. A produção regional estimada é de 150 toneladas por mês. Uma característica marcante é o trabalho feito de maneira associativa.

O número de gaiolas passou de 20 em 2004 para 3.500 em 2012, na bacia do Açude Orós. O reservatório hoje é um dos maiores produtores de tilápia do Ceará. Atualmente, são dez comunidades que têm unidades de produção, beneficiando quase 400 famílias da região.

No Centro-Sul, há associações de produtores de tilápia em gaiolas nos municípios de Cedro, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Cariús e Quixelô. Os grupos de produção recebem orientação técnica de engenheiros de pesca, veterinários e de zootecnistas. O índice de mortalidade médio é em torno de 5%. As doenças que comumente afetam o peixe são provocadas por fungos e bactérias, ocasionadas por estresse, mudança de temperatura da água e alimentação.

Na avaliação do coordenador do Centro de Vocação Tecnológica (CVT) de Orós, Paulo Landim, um dos entusiastas do projeto, o mercado é favorável e o êxito do empreendimento está relacionado com a capacidade de organização e de conhecimento dos produtores. "Há dificuldades, mas a atividade é lucrativa", frisou. "Os grupos que investem parte dos recursos conseguem crescer".

Um dos principais fatores para o crescimento da atividade de produção de tilápias em tanques-redes foram os financiamentos por meio do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil. Investimentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) asseguram os recursos necessários para a implantação das unidades produtivas.

Na localidade de Jurema, pioneira na região Centro-Sul em criação de tilápias em cativeiro, uma alternativa encontrada para ampliar a renda foi agregar valor ao pescado. Vários grupos estão transformando o peixe em novos produtos, como o filé, linguiça, "fishburguer", bolinha e a buchada que é um dos sucessos atuais de venda. "As vendas serão crescentes até a Semana Santa", observa o produtor, Francisco Rodrigues. O pescado produzido no Centro-Sul é vendido para o Cariri, Fortaleza e outros Estados do Nordeste. O Ceará é o maior produtor de tilápia e camarão do Brasil e também é um dos maiores consumidores.

Mais informações
Centec/CVT de Orós
Fone: (88) 3584. 2704

Secretaria de Agricultura de Iguatu
Fone: (88) 3566. 7910
CVT de Iguatu - (88) 3581. 1503

Missa das Cinzas abre rito da Quaresma

Com a Missa das Cinzas, começa o período de 40 dias, quando os católicos se preparam para a Semana Santa e são convidados a fazer conversão em suas vidas

Iguatu A Missa da Quarta-Feira de Cinzas, celebrada ontem pela Igreja Católica, assinala para os cristãos o início da Quaresma. Depois de quatro dias de Carnaval, os fiéis são chamados a participar de um tempo de conversão e de preparação para a Páscoa, com práticas da caridade, oração e jejum. Em todas as Dioceses e Paróquias houve celebração da liturgia das Cinzas.

O bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa, presidiu, ontem, às 8 horas, a liturgia. A cerimônia consiste em fazer a imposição de cinzas, em forma de cruz, na testa dos fiéis. O ato é sinal de penitência, segundo a tradição católica. Crianças, jovens e idosos participaram do ato religioso, numa demonstração de continuidade do rito.

O celebrante e auxiliares ao impor as cinzas, expressam: "Convertei-vos e crede no Evangelho". Dom João Costa lembrou que a Quaresma é um período propício de conversão, reflexão e caridade. "É um tempo de retiro espiritual, de preparação e crescimento na fé", destacou. "Os cristãos são chamados a sair de uma vida superficial, do pecado". O religioso propôs uma mudança radical: "Que essa Quaresma não seja simplesmente mais uma na sua vida, mas que traga transformações, segundo as lições de Jesus Cristo".

O bispo observou que os cristãos são convocados neste período a ter atitudes concretas e evidenciou a prática da esmola, da oração e do jejum. "Ainda há pessoas que vivem na miséria e passam fome, vivenciam um jejum diário", disse. "Temos de ter uma atitude concreta em face do irmão necessitado".

O bispo insistiu em conclamar os católicos a aproveitar esse período da Quaresma para fazerem uma verdadeira mudança, seguindo as orientações do Evangelho. "Somos convidados à conversão, mudando a maneira de ver, pensar e agir", disse. "Esse é o chamamento que a Igreja Católica faz nesse tempo litúrgico".

A estudante Michaela Pereira disse que recebe cinzas por ser um símbolo de perdão e de reconhecimento de que somos mortais e frágeis. "É um ato de purificação e indulgência". A aposentada Francisca Souza, que há mais de cinco décadas participa da missa de Quarta-Feira de Cinzas, observou: "Somos pecadores e devemos aproveitar esse período para a conversão". O aposentado Francisco Pedro Neto, anualmente, participa da Missa das Cinzas. Ontem, pela manhã, na Catedral de São José, estava presente e lembrou o significado da liturgia. "É um gesto de humildade e reconhecimento das nossas falhas. É uma forma de penitência, de pedir perdão e de se reconciliar com Deus".

O bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa, ontem, ao meio-dia, em rede de rádio para mais de dez cidades da região Centro-Sul, fez o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema a juventude e como lema "Eis me aqui, envia-me!". O religioso observou que a violência vem destruindo os jovens. "Muitos vivem afastados de Deus, envolvidos com drogas e crimes e são mortos antes de completar 18 anos. Precisamos atualizar o sofrimento de Jesus Cristo na juventude de hoje".

No período da Quaresma, a Igreja Católica lança, anualmente, a Campanha da Fraternidade. O evento é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e está diretamente relacionado com a promoção da Jornada Mundial da Juventude, a acontecer em julho próximo, no Rio de Janeiro.

Dom João Costa observou que o objetivo da Igreja Católica, neste ano, é lançar um apelo para que a juventude não possa perder a oportunidade de ser protagonista nesse momento junto às comunidades.

"Precisamos acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na participação eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz", observou o bispo da Diocese.

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER 

FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1232456

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK