PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

NUCLEAÇÃO ESCOLAR É UMA REALIDADE NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ARACOIABA

Foto: Jorge Luiz
nucleacao
A Secretária de Educação Bill e o Secretário Adjunto de Educação Emílio Freitas, com o total apoio do Prefeito Antônio Cláudio, vem trabalhando desde o início da gestão a favor da introdução da Nucleação Escolar, projeto esse que começou a ser implantado no mês de março, quando membros da Secretaria de Educação passaram a visitar as comunidades para explicar ao povo a importância da ação para melhoria do ensino.
O Secretário Adjunto de Educação diz que imaginava encontrar resistência por parte da comunidade, mas a ação foi muito bem aceita. “A pouca resistência encontrada foi muito mais por falta de compreensão desse passo na política educacional do que propriamente pelo conhecimento aprofundado.” Por isso a Secretária de Educação e o Secretário Adjunto de Educação fizeram questão de ir pessoalmente a cada comunidade esclarecer o que é a Nucleação Escolar e tirar todas as dúvidas expostas pela população. “Por entender que o papel de um gestor da educação não é dentro da secretaria é que vamos a campo vivenciar a realidade das escolas. É preciso monitorar esses espaços e esse monitoramento é uma das políticas mais importantes para melhorar a qualidade da educação.”
nucleacao 1
nucleacao 2

O objetivo da introdução da Nucleação Escolar é reorganizar a rede de ensino, melhorando o gerenciamento das escolas. Onde os profissionais da Secretaria de Educação passam a atuar de forma direta nos ambientes escolares, apoiando não só o núcleo de Gestores como também os professores, na busca por melhoria no aprendizado dos alunos, como também trabalhando as dificuldades que os profissionais da educação tem na hora de inovar em suas intervenções pedagógicas.
A Nucleação é uma política pública orientada pelo MEC, pelo Governo do Estado, e principalmente, pelo Conselho Estadual de Educação. No município de Aracoiaba existem 43 escolas, sendo que 70% delas tinham mais perfil de grupo escolar do que de escola, como prevê o Ministério da Educação. Com isso, o processo de Nucleação está possibilitando a melhoria na estrutura, no gerenciamento e a cima de tudo, no monitoramento feito bem de perto dos indicadores da qualidade do ensino, para que a educação de Aracoiaba possa chegar a níveis de excelência. Essa foi uma missão confiada a Secretaria de Educação pelo Prefeito Antônio Cláudio.
Texto: Luana Rezende


FONTE: SITE DO ARACOIABA

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK