PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Reposição hormonal não é adequada para todas as mulheres

Especialista fala sobre sintomas e tratamentos para menopausa.
Acompanhe a entrevista e tire suas dúvidas.

Do G1 PA


A ginecologista Neila Dahás participou do quadro "Fala Saúde" do Jornal Liberal 1ª Edição desta quarta-feira (29), que abordou a menopausa, que é a última menstruação da mulher. Mesmo não sendo uma doença, o quadro gera sintomas incômodos, como suores noturnos, calor, formigamento, diminuição do tamanho das mamas, diminuição da elasticidade da pele, especialmente no rosto e pescoço e, claro, a ausência de menstruação.
Segundo a ginecologista, existem formas de acompanhar a menopausa e garantir mais qualidade de vida, incluindo a reposição hormonal, caso seja uma alternativa viável. "Nem toda mulher deve fazer a reposição hormonal. A terapia envolve riscos que tem de ser avaliados pelo médico, como as possibilidades de câncer de mama e tromboses", explica a médica. Acompanhe a entrevista e tire suas dúvidas:

Quais são os primeiros indícios da menopausa? (Idne Lima, da Pedreira)
A idade, a irregularidade menstrual e alguns sinais, como o calor, insônia, irritabilidade e mal-estar , além de aumento da TPM. Para ter certeza, é preciso ir ao ginecologista e ao clínico.
Existe uma idade certa para a menopausa? (Rubenita Almeida, Parauapebas)
Não existe. A idade média da brasileira é de 49 anos, mas isto varia de mulher para mulher. A partir de 40 anos, qualquer mulher pode chegar à menopausa, mas existe a menopausa precoce, para mulheres com menos de 40 anos.

A partir de que idade a mulher pode ter a menopausa precoce? (Suzana Ribeiro)
Qualquer idade, dependendo da causa, que pode ser cirúrgica, consequência de doença ou de tratamento de saúde, como radioterapia.
Climatério e menopausa são a mesma coisa? (Júlia Maria, Marambaia)
Não. Climatério é a fase de vida dos 35 anos até a senilidade, e menopausa é a última menstruação.

Tenho 58 anos, fiz quimioterapia aos 40 e os médicos disseram que não posso fazer reposição hormonal. Isso é verdade? Os sintomas da menopausa são intensos. (Lucia Viana, Castanhal)
Depende da quimioterapia, e só o médico pode decidir.
Fiquei meses sem menstruar, mas a menstruação voltou ao normal agora. Isso é indício de menopausa? (Regina Miranda, Cidade Velha).
Não obrigatoriamente. Pode ser uma fase de climatério, ligada a menopausa, em que a menstruação vai e volta.
Mesmo com reposição hormonal perdi o interesse sexual. É normal? (Celina Souza, Cordeiro de Farias)
A perda da libido acontece devido a outros fatores, não necessariamente ligados a hormônios, como questões ambientais.
O tratamento errado da menopausa pode causar problemas circulatórios? (Helena Costa,Salinópolis)
Sim. O tratamento dos sintomas fazem que a mulher mantenha o equilíbrio. É uma questão de controlar e, quem puder, fazer a reposição hormonal.

Tenho 45 anos e a minha menstruação vem de 12 em 12 dias. Isto é normal? (Tania do Socorro, Marambaia)
É preciso procurar um médico, pois pode ser sintoma da pré-menopausa ou outra patologia.

Tenho 35 anos e com 32 parei de menstruar. Fiz exames e disseram que está tudo normal. O que pode ser? (Marina Araújo, Coqueiro)
Pode ser ovário policístico, menopausa ou problemas na tireóide, mas se os exames não mostraram alteração é difícil saber.

Quanto tempo dura o período da menopausa? (Márcia Costa)
A menopausa é a última menstruação. O climatério acontece até a senilidade.

Tenho 40 anos e apresento miomas. O anticoncepcional não deixa vir a menstruação. Como saber se estou na menopausa? (Maria Alves, Jurunas)
É preciso suspender o anticoncepcional e observar.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK