PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Adenocarcinoma

O que é:

O adenocarcinoma é um câncer que pode afetar as glândulas e todos os órgãos excretores e por isso ele pode se desenvolver na próstata, no estômago, no intestino, nos pulmões, nas mamas, no pâncreas e em praticamente todos os órgãos do corpo. De forma geral os adenocarcinomas são um câncer de difícil remoção cirúrgica, com crescimento rápido e de caráter bastante agressivo pois facilmente geram metástases.
Alguns exemplos de adenocarcinomas são:
  • Adenocarcinoma na próstata;
  • Adenocarcinoma gástrico;
  • Adenocarcinoma tubular;
  • Adenocarcinoma de intestino e
  • Adenocarcinoma de pulmão.
O adenocarcinoma pode ser classificado como sendo:
  • Adenocarcinoma in situ;
  • Adenocarcinoma invasivo;
  • Adenocarcinoma pouco diferenciado e
  • Adenocarcinoma moderadamente indiferenciado.
Para o diagnóstico do adenocarcinoma o médico clínico geral poderá observar os sintomas apresentados e solicitar exames de sangue e ultrassom, radiografia ou ressonância magnética para avaliar o bom funcionamento do órgão supostamente afetado. Se houver suspeita de câncer, poderá solicitar ainda uma biópsia do tecido afetado e com o diagnóstico da doença enviar o paciente para um oncologista para o devido tratamento.

Tratamento para adenocarcinoma

O tratamento para adenocarcinoma varia conforme a localização do tumor mas geralmente as opções de tratamentos incluem radioterapia, quimioterapia e a retirada do tumor através de cirurgia. Os adenocarcinomas costumam ser agressivos, as chances de cura são baixas e por isso o prognóstico é muito individualizado. Entretanto é muito importante conversar com o médico sobre as opções de tratamento, suas consequências e seus benefícios antes de decidir quando e onde iniciar o tratamento.

Adenocarcinoma na próstata

O adenocarcinoma na próstata, também conhecido por câncer de próstata, é de lenta evolução e nem sempre gera sintomas, e muitas vezes pode ser descoberto num exame de rotina como o PSA e o exame do toque retal onde o médico proctologista consegue palpar um nódulo na próstata. Seu tratamento pode ser feito com radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia, e a retirada da próstata pode representar a sua cura. Entretanto quando a doença é diagnosticado precocemente nem sempre há necessidade da retirada cirúrgica da próstata.

Adenocarcinoma gástrico

O adenocarcinoma gástrico é um câncer de estômago que geralmente está relacionado a uma gastrite ou úlcera gástrica, que pode gerar sintomas como perda do apetite, má digestão, dor no estômago e anemia. Seu tratamento pode ser feito com radioterapia e quimioterapia, mas muitas vezes a única chance de cura é a retirada completa do tumor.

Adenocarcinoma de intestino

O adenocarcinoma de intestino afeta geralmente o cólon e é assintomático na fase inicial da doença, no entanto seus sintomas podem incluir: dor abdominal, prisão de ventre ou diarreia, e presença de sangue nas fezes. Seu tratamento pode ser feito com
O adenocarcinoma tubular também afeta o intestino causando os mesmos sintomas, entretanto o tratamento pode ser ligeiramente diferente. 

Adenocarcinoma de pulmão

O adenocarcinoma de pulmão é assintomático no início da doença, mas seus sintomas podem incluir tosse com sangue, dor no peito e dificuldade para respirar. Seu tratamento pode ser feito através da radioterapia, quimioterapia e cirurgia para retirada do tumor, ou através da combinação entre estes três. O câncer de pulmão costuma ser bastante agressivo e as chances de cura são maiores quando a doença é descoberta precocemente.

Mais sobre este assunto


FONTE:

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK