PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Desejo Sexual Hipoativo

Desejo Sexual Hipoativo


Popularmente conhecido como frigidez, esse transtorno se encontra em 8,2% das mulheres e em 2,1% dos homens segundo pesquisa de Carmita Abdo.
É caracterizado como ausência persistente ou recorrente de fantasias ou desejo de ter atividade sexual. Vai diminuindo a vontade e pode chegar a um ponto em que quem sofre desse transtorno, quer se esquivar, evitar ou se sente inclusive muito mal e com medo quando o parceiro(a) o(a) procura.
O desejo Sexual Hipoativo pode ser primário, ou seja, quando a relação que o sujeito faz com o sexo sempre encontrou-se de maneira bastante indesejosa, secundária, que é quando o sujeito apresenta pela primeira vez os sintomas. Pode ser generalizado, que é quando está acontecendo sempre, ou situacional que é o desejo baixo em detrimento de um determinado local ou situação.
Mesmo sendo um transtorno mais comum em mulheres, hoje em dia, muitos homens se encontram com baixo desejo e têm se preocupado e buscado mais por tratamento.
Desejo sexual baixo pode ter relação com a produção de hormônios femininos, principalmente quando a mulher se aproxima da menopausa, contudo essa não é a causa mais encontrada como as mulheres se queixam, as causas podem ser as mais diversas: histórico de abuso, violência, monotonia, rotina, estresse, inadequação do casal, ausência de fantasias na relação, repetição das mesmas posições e carícias, mesmo lugar e horário sempre, filhos, trabalho, ausência de saídas para se divertir, quando o casal fica o tempo todo em casa ou com poucas atividades sociais.  As mulheres sofrem mais desse transtorno em detrimento das circunstâncias de repressão as quais as mulheres são submetidas. O parceiro às vezes pode atrapalhar dando poucas possibilidades de diálogo, conversas e trocas de carícias antes da relação. Pois para a mulher, a questão do sexo perpassa a questão do corpo e do hormônio, a mulher é mais romântica, sensitiva, e mais susceptível a que mudanças de humor e comportamento interfiram na atividade sexual
Um acompanhamento com terapeuta sexual é uma boa pedida para diagnosticar onde se encontra o foco da falta de desejo sexual e resgatar junto com o sujeito e com o casal novas maneiras de se descobrirem e de trabalharem suas dificuldades.

Keila Oliveira
Sexóloga
www.sexologia-clinica.com

FONTE: SEXOLOGIA CLÍNICA

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK