PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Os Cristais e o fígado - as emoções, de acordo com a medicina chinesa"






"Os cristais e o  fígado  - Relação entre os órgãos do corpo - e as emoções, de acordo com a medicina chinesa"

A tradicional medicina chinesa tem uma leitura bastante interessante a respeito da relação entre os diversos órgãos do corpo humano e as emoções, na qual a medicina psicossomática atual também se apóia.

Além do conceito básico do equilíbrio do fluxo das energias Yin-Yang, ela considera que determinados órgãos são as “sedes” de certas emoções, influindo e também tendo sua saúde influenciada por elas.

Funções do Fígado (Gan)
Na medicina chinesa, o Fígado tem a função de armazenar o sangue e distribuir a energia vital por todo o organismo.

Também tem a importante tarefa de aumentar a resistência do corpo contra a agressão de fatores patogênicos externos, visto ser um órgão de depuração.

 Quando está funcionando equilibradamente, o Fígado facilita a tarefa do Estômago e do Baço, no sentido de permitir melhor digestão e assimilação dos alimentos.

Na visão da medicina psicossomática, problemas com o Fígado falam de uma personalidade rebelde porque carrega mágoas passadas, um quadro de raiva constante ou muito forte nas crises, padrão de críticas rígidas e crônicas.

Sua rigidez interior impede que a pessoa aceite a necessidade de mudar seu comportamento. Também é frequente a postura de não se responsabilizar pelo que acontece em sua vida, entendendo sempre que é o outro que criou a situação e quem deve mudar.


Sintomas físicos que podem surgir devido ao desequilíbrio na energia do Fígado.

O Fígado controla a energia da pele e dos músculos, tendo ainda influência nos olhos e tendões. Quando a energia fica estagnada, é comum o aparecimento de protuberâncias e tumores e um quadro de contração nos tendões ou câimbras musculares.

 Uma postura contraída ou um quadro de má circulação são sintomas que também estão relacionados com esse órgão.

 Os Elixires de Enxofre e Turquesa estimulam e fortalecem os tendões enquanto que Quartzo Cristal e Coral são ótimos para estimular a circulação.

Observe sempre que a deficiência ou o excesso de energia em um órgão é igualmente prejudicial, sendo que quando há deficiência, os períodos de descanso não trazem a recuperação da energia do corpo como seria de se esperar.

Por exemplo: havendo uma deficiência de energia no Fígado, pode ocorrer um quadro de amenorreia (suspensão das regras). No entanto, no quadro oposto, a dismenorreia pode ocorrer quando há um acúmulo de energia no Fígado.

Problemas de disfunção nas regras podem ser tratados com os Elixires de Jaspe Verde, Berilo ou Âmbar, dependendo do problema específico.

Unhas e tendões
O fluxo deficiente de energia no Fígado pode trazer como consequência ainda problemas de unhas fracas, segundo a medicina chinesa, para a qual as unhas são consideradas subproduto dos tendões.

 Unhas quebradiças, sem vitalidade, indicam uma deficiência de Madeira e o Fígado é um órgão que corresponde a esse elemento.

Neste caso, o repertório da Agate Blue Lace (ou Ágata Azul Rendada) se encaixa perfeitamente como auxílio para o reequilíbrio do Fígado.

Embora Madeira Petrificada não seja um elixir que tenha uma conexão direta com o Fígado, no caso de deficiência do elemento Madeira você pode adicionar algumas gotas desse elixir formulação.

Quando há problemas com os tendões, uma relação de consequência se estabelece quando a energia do Fígado está baixa:

Energia deficiente no Fígado ... problemas na Vesícula Biliar ... tendões rígidos

Olhos
Quando a energia do Fígado é deficiente, os olhos também podem desenvolver miopia, vista turva, olhos secos e arenosos ou ainda cegueira para determinadas cores. Um Fígado equilibrado umedece e nutre os olhos, por sua vez.

Dentro da relação fígado—olho, além da Ágata Azul Rendada, como forma de reequilibrar as disfunções encontramos os elixires de Azurita/Malaquita. Água-Marinha, Berilo e o cristal que talvez mais tenha a ver com o Fígado, o Jaspe Verde. •

Cabeça, pescoço
Outros sintomas que podem ter conexão com o Fígado são cefaléia (principalmente quando ataca o lado esquerdo) e rigidez no pescoço após uma ventania, porque quem tem problemas com o Fígado normalmente não aprecia o vento.

 Quadros de convulsão podem estar relacionados com um Fígado com energia insuficiente para dar conta das tarefas que lhe competem dentro do organismo. Sendo este o caso, procure fazer um cruzamento dos diversos sintomas que seu cliente apresenta, para fazer uma fórmula mais precisa, pois os Elixires de Cristais são bastante eficazes no reequilíbrio energético dos órgãos.

Tensão no pescoço pode ser tratada com o Elixir de Cianita, mas os Elixires de Ágata Azul Rendada e Água-Marinha trabalham tanto o Fígado. quanto o pescoço.


Depressão, irritação, TPM.

Depressão, irritabilidade, fúria reprimida ou manifestações de raiva, gritos, opressão no tórax, sensação de um “nó” ou um calombo na garganta;

 distensão abdominal, distensão nas mamas, tensão pré-menstrual: em todos esses quadros, é sempre correto procurar ativar o Fígado energeticamente, para facilitar a correção do problema.

 A raiva reprimida se congestiona no tórax, oprimindo ainda mais.

Os elixires de Ágata-Musgo, Enxofre e Peridoto trabalham a depressão que tem um fundo de raiva subjacente e podem estar numa boa fórmula para situações desse tipo.

Quando há problemas com a menstruação, pense em como a energia do Fígado pode estar em desequilíbrio todavia, o Rim e o Baço também exercem influência neste caso.

 Em problemas na menstruação, inclusive no quadro de tensão pré-menstrual, faço uma ligação entre o Fígado e os sintomas apresentados.

 Nesses casos, todo Elixir de Jaspe tem uma boa atuação, bem como o de Berilo e Coral. É interessante notar que alguns elixires têm uma atuação comum a órgãos co-relacionados com certos sintomas.

 Por exemplo: os Elixires de Água-Marinha, Calcita e Coral, bem como a variedade de Jaspes, atuam no Baço, no Fígado e nos Rins.

A consulta da listagem final do repertório de sintomas facilita o cruzamento com as informações de cada cristal, permitindo que se faça uma escolha mais “enxuta” para a fórmula de cada cliente. Este trabalho foi pensado assim para facilitar o tempo do terapeuta.

Capacidade de planejar bem a vida
Na vida emocional, sobre a qual o Fígado exerce uma profunda influência, ele rege o controle e a habilidade pessoal n planejamento da vida. Ou seja, pessoas com dificuldade em orientar e planejar suas metas podem estar com problemas no Fígado.

Da mesma forma, quando a vida emocional é tensa por frustração ou raiva reprimida, o fluxo de energia do órgão fica prejudicado, levando à somatização.

No aspecto positivo, a pessoa cujo Fígado apresenta um fluxo correto de energia terá mais facilidade em dar uma direção na sua vida, maior resolução nas suas ações e usualmente demonstra um espírito indomável, que não se deixa abater à toa.

A pessoa com problemas de Fígado apresenta uma cor esverdeada na face, em ou em certos locais. Profissionais que estudam mais a fundo a matéria podem com e dado para uma melhor compreensão do que está fora de eixo com seu cliente.

 Para estimular o metabolismo do Fígado, o Peridoto é um cristal indicado No entanto, você tem outras opções, como o Jaspe Verde, que também estimula todo o sistema endócrino, principalmente o Fígado e a Vesícula Biliar.

 Ao prescrever sua fórmula de elixires, procure sempre fazer uma leitura mais ampla do que acontece na vida emocional da pessoa que você está atendendo.

Funções da Vesícula Biliar (Dan)
Se o Fígado controla a habilidade de dar direção à vida, a Vesícula Biliar controla a capacidade de ter iniciativa para tomar decisões, no sentido de “ter coragem para fazer a mudança necessária”.

A execução do planejamento que o Fígado facilita, depende de um bom funcionamento da Vesícula Biliar para a tomada de decisões e dar andamento ao planejado. O Fígado estrutura e a Vesícula Biliar põe em prática, digamos assim.

Uma Vesícula Biliar forte cria a coragem.
Uma Vesícula Biliar fraca, com energia deficiente, causa debilidade emocional, timidez, insegurança.

Pesquisas recentes em universidades americanas apontam que a alegria melhora a resposta do sistema imunológico e aumenta a produção de colecistocina, substância que estimula o funcionamento da Vesícula e combate a depressão.

O riso, por sua vez, seja ele espontâneo, provocado ou representado, sempre melhora a resposta do sistema imunológico, indistintamente.

A leitura da medicina psicossomática para quem tem problemas na Vesícula é de que a pessoa tem dificuldade em lidar com figuras de autoridade, se sente sobrecarregada e pouco reconhecida em seus esforços, podendo apresentar uma irritação constante.

 Quem aprecia alimentos gordurosos o que pode sobrecarregar o Fígado e a Vesícula Biliar pode ter conflitos interiores com o parceiro ou com os seus superiores.

 Pessoas que se sentem de alguma forma submissas ao cônjuge e têm dificuldade em lidar com a questão abertamente podem também apresentar problemas na Vesícula.

No aspecto físico, problemas de ouvido, como otite, têm ligação com a energia que flui inadequadamente na Vesícula Biliar, sendo sempre interessante a escolha de um elixir para estimulá-la, como o Jaspe Verde ou o Enxofre.

Outro quadro que indica uma Vesícula Biliar preguiçosa é o de pessoas que acordam cedo e não conseguem dormir de novo.

Na verdade, todos os sistemas do corpo são interdependentes e isto não pode ser desconsiderado. Nenhum órgão atua isoladamente. Assim, leve em consideração que problemas com a Vesícula estão também relacionados com o Fígado e, muitas vezes, o cristal que serve para um também tem atuação sobre o outro.

O Elixir de Jaspe Verde que serve para o Fígado também é recomendado para a Vesícula. Todavia, os Elixires de Âmbar, Calcedônia ou o de Enxofre podem ser mais indicados para um determinado caso, segundo a descrição dos sintomas da pessoa, e podem ser agregados à formulação.
 Não cabe neste texto um aprofundamento a respeito do assunto, porém algumas noções são importantes para ajudar o terapeuta a entender melhor o que acontece com o cliente e de que maneira ele pode “encurtar o caminho” para o bem-estar deste, através do reequilíbrio da energia dos órgãos com o auxílio dos Elixires de Cristais.

O fluxo das energias pode estar deficiente ou excessivo: em ambos os casos, é preciso um reajuste para se entrar na sintonia da saúde".

Este texto é um resumo dos ensinamentos de Berenice Lara
 Autora  Berenice de Lara – Estudiosa, psicoterapeuta floral e pesquisadora de cristais. http://www.floraisdelara.com.br/

Pesquisado por dharmadhannya 
 
 
 
 





-- 
  “Tente compreender que você é um viajante divino. Você está aqui apenas por pouco tempo, para então partir para um mundo diferente e fascinante. Não limite seu pensamento a uma breve vida e um pequeno planeta. Recorde-se da imensidão do Espírito que habita em seu interior.” 
( Paramahansa Yogananda )


FONTE:
TURMA DO BAFÔMETRO

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK