PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Passageiros aprovam novo ônibus articulado

'MINHOCÃO'

Passageiros aprovam novo ônibus articulado

18.02.2014
ônibus articulado
O veículo tem as janelas fechadas na parte de baixo e se mantém em uma única faixa, mesmo durante congestionamentos, pois é projetado para cidades que disponibilizam mais faixas exclusivas para o transporte público
YNGRID MATSUNOBU
Apesar do estranhamento inicial, usuários destacaram o conforto e o aumento da capacidade do veículo
O ônibus articulado fez seu primeiro teste na manhã de ontem (17), na linha 041, que liga os terminais do Papicu e Parangaba e passa por avenidas importantes da Capital. O veículo inicialmente causou estranhamento aos passageiros, mas, apesar de alguns problemas de locomoção, foi aprovado pelo conforto e pelo aumento da capacidade de 95 para 150 lugares. As informações são da Redação Web do Diário do Nordeste. Com previsão para saída do terminal do Papicu às 7h07, o ônibus acabou saindo por volta de 8h10. Segundo Leandro Souza, cobrador do ônibus, houve certa confusão entre os passageiros. Nas curvas, alguns desocuparam o espaço em que fica a "sanfona", que faz a ligação entre os compartimentos. "Quando paramos para o embarque, as pessoas se dirigem para a porta do meio. Depois, o motorista abre a porta traseira e todos correm para entrar. Ainda estão meio confusos", conta.

O desembarque também é difícil. O corredor estreito e o tamanho dobrado faz com que o passageiro demore a se deslocar do embarque até a porta dianteira. Projetado para cidades que utilizam mais faixas exclusivas para ônibus, o veículo tem que se manter em uma única faixa, mesmo com a via congestionada, dificultando a locomoção.
Entretanto, a maioria dos passageiros aprovou o novo modelo. Benuel Farias, coordenador pedagógico, que já experimentou o ônibus articulado em outras capitais, se surpreendeu com a adoção do veículo no Estado e ressaltou o conforto.
Confira vídeo
O motorista do articulado, Aron Antônio, achou fácil dirigir o novo ônibus, por ser acostumado a guiar bitrem, um tipo de carreta com mais de uma carga e grande comprimento. Ele elogia o novo modelo, que será conduzido por ele durante a fase de testes. "O motor mais potente faz com que ele fique na mesma velocidade dos outros ônibus, apesar do tamanho. Ele é todo automático. Ao passar por um desnível, é só apertar um botão que ele sobe e passa", disse ele.
O veículo B350S da marca Volvo vem de Curitiba (PR), e um técnico está acompanhando o desenvolvimento em fase de teste. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a frota desse tipo de veículo será ampliada e usada em vias na Copa do Mundo. Dez veículos já foram adquiridos.
O articulado tem as janelas fechadas na parte de baixo, padrão nas regiões Sul e Sudeste. Porém, a Etufor adianta que este padrão será penas nos veículos de teste. Os que já forem comprados e circularão na cidade terão ar condicionado, e as janelas terão a opção de abertura. A tarifa do novo ônibus é a mesma de toda a rede de transporte.


FONTE:

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK