PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Peixes são utilizados em terapia de crianças portadoras de autismo

ANTROZOOLOGIA

Peixes são utilizados em terapia de crianças portadoras de autismo

11.02.2014
a3
Matheus, 4 anos, coloca comida no aquário e mostra a capacidade de interação durante a atividade, que estimula a aquisição de novos comportamentos / Arthur, 7 anos, participa de atividade, na pesquisa que estimula raciocínio, concentração, controle da ansiedade, criatividade e coordenação motora / Pedro, 4 anos, mostra-se mais interativo durante a sessão de zooterapia, que apresenta uma nova modalidade de utilização dos animais como coterapeutas
Image-0-Artigo-1539829-1
Maria Clara, 4 anos, consegue focar na atividade, ao observar o aquário com peixe fotos: abinpet
São Paulo. A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) entende ser crucial a divulgação dos benefícios da relação entre seres humanos e animais de estimação, e apoia medidas como a zooterapia, ou terapia assistida por animais.
Se os pets mais populares são, sem dúvida alguma, os cães e gatos, dificilmente algum outro nos passa maior sensação de calma e tranquilidade do que os peixes. Por isso, foram escolhidos pela zooterapeuta Mariana Fonseca para seu projeto com crianças com Síndrome do Espectro Autista e a Síndrome de Asperger, na Clínica Bem Viver - Cooperativa de Profissionais da Área da Saúde e Educação em Jundiaí (SP).
"Já se comprovou cientificamente que o aquário tem efeito calmante, e diminui a ansiedade e o estresse. Geralmente, crianças autistas são muito ansiosas e, muitas vezes, agressivas. O efeito desejado foi o de relaxamento e de tranquilidade", afirma Mariana Fonseca.
Pioneiro
Ela é orientanda de prática profissionalizante da professora doutora Maria de Fátima Martins, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), campus de Pirassununga.
Segundo a professora, o trabalho de Mariana é inédito no Brasil. "Seu trabalho mostra a importância dos animais como coterapeutas em atividades com crianças autistas", acredita a professora Maria de Fátima.

São estimulados raciocínio, concentração, controle da ansiedade e da agressividade, criatividade, coordenação motora, propriocepção (a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo) e vocalização. O acompanhamento da família também é importante.
"As famílias estão próximas às sessões, observando os decorrentes efeitos da interação. Os pais recebem orientação de estimular as crianças em casa. Uma mãe, por exemplo, comprou um peixe para sua filha, pois viu as vantagens da terapia", explica a pesquisadora Mariana.
Outros casos de progresso são relatados pela terapeuta. "Um dos pacientes não fala, só emite sons e pronuncia algumas palavras de forma errada. Mas com a presença do peixe começou a tentar vocalizar. O pai relatou que em casa ele disse a palavra 'peixe', e em uma das sessões disse 'vermelho'", relata a pesquisadora da USP.
Já outra, relata Mariana, é extremamente ansiosa. "Na primeira sessão com o peixe ela ficou muito calma e conseguiu se concentrar, desenhando o animal, o que para nós significa um grande progresso. Essas atividades foram documentadas em fotos e filmagens, e fazem parte de nossa pesquisa".
Missão
A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) representa a indústria Pet, com associados de toda a cadeia produtiva. A entidade congrega os segmentos Pet Food (alimento), Pet Vet (medicamentos veterinários), Pet Serv (serviços e cuidados com os animais), e Pet Care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza). As informações da entidade são apuradas diretamente com os integrantes do setor, por meio do Painel Pet, banco de dados que existe desde 1980. Com essa ferramenta, é possível ter estatísticas e elaborar pesquisas complementares efetivas.
A Abinpet promove e fortalece o setor Pet, por meio de ações que contribuam para o desenvolvimento dos associados. Além disso, a entidade busca ser referência internacional ao incentivar a conscientização do consumidor e o fortalecimento do setor por meio da sustentabilidade do mercado Pet no Brasil.


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK