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quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Pilotar na chuva é sempre um cuidado redobrado

PERIGO

Pilotar na chuva é sempre um cuidado redobrado

12.02.2014
foto 2 auto
Nunca tente passar com sua moto por uma zona de alagamento, pois o perigo se encontra no fato de não se poder ver o que há no asfalto (buracos, bueiros abertos, detritos, pedras, etc), além da possibilidade de danos ao moto
JOSÉ LEOMAR
Chuva de verão ou o inverso aproximando-se? Dúvidas à parte, é comum ver ondas pairando em nosso Estado e a qualquer momento estarmos expostos a um "paud'água" que pode cair a qualquer hora, não é mesmo? Para quem tem moto, há quem diga que o pior momento da chuva é o seu começo, o chuvisco, que deixa o asfalto molhado, meio "ensaboado" e escorregadio. Há também um efeito psicológico no piloto que pode acreditar que só porque a chuva é pouca e o pneu está novo, não há necessidade de diminuir a velocidade. Aí é que mora o erro. De acordo com Carlos Eufrázio, instrutor de pilotagem há mais de dez anos, quando a chuva for maior e mais forte, geralmente a pista é lavada e seus detritos e sujeiras são jogados para fora, no canto da via.
"É bom lembrar que estamos falando de pista de asfalto molhado, com técnicas de pilotagem urbana e estradeira, diferente das motos esportivas, onde pneu e ciclística são diferentes do motociclista comum", enfatiza o especialista.

Para ele, o comportamento do piloto em pista molhada deve ser diferente: atenção, prudência e velocidade menor são fundamentais. Assim, adapte-se e ajuste seu posicionamento, onde a moto deve inclinar menos do que o corpo do condutor em curvas mais fechadas.
Em curvas mais abertas ele salienta que é bom evitar inclinações mais acentuadas para não atingir as laterais dos pneus, onde estão a borracha mais lisa e mole dos pneus.
Carlos diz que é sempre bom evitar manobras bruscas, como desvios rápidos e frenagens fortes. "Falando em freios, aí está a maior dificuldade na pilotagem. Se já é difícil em pista seca, imagine em pista molhada. Um dos segredos de frenagens mais eficientes e sem riscos está na maneira de forçar o manete ou o pedal. Frear não é uma questão de força repentina, mas sim de força progressiva. Ou seja, aumente a força no pedal e no manete de freio aos poucos e nunca toda a força bruscamente".
Na chuva o capacete costuma embaçar a viseira. Segundo o profissional, se vai sair na chuva, existem dois macetes que podem ajudar. "Se não tiver uma boa cera, pingue uma gota de óleo (de cozinha ou azeite) com uma flanela seca e limpa pelo lado de dentro e realize o mesmo procedimento pelo lado de fora. Vai ajudar a reduzir o embaçamento e manter o excesso de água longe da viseira. Tente nunca levantar a viseira totalmente. Se entrar um esguicho de água direto no seu rosto pode te cegar e aí?".
Ele salienta que é bom evitar reduções de marchas em curvas e cuidado com faixas e sinalizações pintadas no solo, que são mais escorregadias do que o asfalto. Outra dica importante, segundo ele é ao entrar em postos de combustível procure entrar com todo o cuidado. "Caminhões e carros sempre deixam cair óleo e graxas nos primeiros 10 metros a partir da entrada do posto".
Para finalizar, Carlos pondera que se em condições normais, fazer com que os outros vejam você é fundamental, sob chuva isso é uma condição de sobrevivência.
Mais dicas
Antenado: confira a previsão do tempo e não ande de moto se houver previsão chuvosa
Roteiro: programe sua viagem para épocas do ano em que chove menos em seu percurso
Equilíbrio: mantenha uma velocidade segura e não abuse nas curvas
Prudência: não tente atravessar rios ou enxurradas em que o nível da água ultrapasse a metade do motor, alcance a saída do escapamento ou a entrada do filtro de ar
Depois: quando cessar a chuva, lave sua moto para evitar que a sujeira fique impregnada principalmente no motor e no escapamento


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

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