PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Provisório e obrigatório

COPA DO MUNDO

Provisório e obrigatório

21.02.2014
Brasil_Copa +Castelão
Entre as estruturas provisórias, estão as que serão instaladas no entorno da Arena Castelão. Elas abrangem desde instalações elétricas complementares até a colocação de catracas e equipamentos de segurança
FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
Mesmo com polêmicas, Estado e Município cumprirão o contrato com a Fifa e pagarão por estrutura provisória

Uma nova polêmica começa a causar atritos entre as sedes da Copa do Mundo, os administradores de estádios e a Fifa. Brasil afora, a questão das estruturas provisórias toma contorno especial devido a proximidade da Copa do Mundo e do alto custo empregado nestas instalações, além de um 'jogo de empurra' sobre a responsabilidade de quem pagará a conta.
No Ceará, esta querela parece não atingir os gestores. O Governo do Estado já lançou licitação e vai arcar com os custos da estrutura montada na Arena Castelão, enquanto que a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) garantiu verba para a Fan Fest. O fato é que, para Fifa, acordo selado deve ser cumprido e os cofres públicos terão que ser abertos para o pagamento do que foi firmado entre as partes.
Jérôme Valcke, secretário-geral da entidade, já avisou que as sedes têm responsabilidade na instalação das estruturas provisórias. "Existem acordos e comprometimentos, e as cidades se propuseram a entregar".

Para Ricardo Trade, principal executivo do Comitê Organizador Local (COL), a questão já foi debatida e cabe a cada um fazer sua parte. "Nenhum estádio do mundo está pronto para realizar a Copa sem as estruturas complementares", ressalta.
Entorno do Castelão
Em e-mail divulgado para a reportagem, a Secretaria Especial da Copa no Ceará (Secopa) corrobora com o que foi dito por Trade e acrescenta: "a construção destas infraestruturas em modo permanente seria extremamente dispendiosa e sem utilidade no dia a dia".
Na próxima sexta-feira, dia 28, haverá um pregão para decidir a empresa que será responsável pela instalação dessas estruturas, que abrange as áreas de tecnologia da informação, segurança, telecomunicações e instalações elétricas. A pasta não revelou o valor estimado para a execução do serviço, afim de não influenciar as propostas.
Fan Fest
A Prefeitura de Fortaleza também parece ter batido o martelo pelo realização da Fan Fest na Capital. Segundo Cláudio Nelson, gerente de eventos da Secretaria Municipal Extraordinária da Copa de Fortaleza (SecopaFor), a gestão do município utilizará um acordo em vigor com a Arte Produções para a montagem da estrutura.
Outra licitação está em andamento; esta, para decidir quem vai gerir a comercialização de alimentos e bebidas no evento. Apesar de a PMF não ter revelado valores, a Prefeitura do Recife, que cancelou a festa, estimava custo de R$ 11 milhões.
A Fifa, no entanto, pode acionar a Justiça para que os pernambucanos promovam o evento. "É uma obrigação das sedes realizar a Fan Fest. Está no contrato", alertou Thierry Weil, diretor de marketing da entidade.
EDUARDO BUCHHOLZ
Repórter


FONTE:

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK