PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 5 de março de 2014

Diocese de Iguatu debate Campanha da Fraternidade com religiosos e leigos

IGREJA CATÓLICA

Diocese de Iguatu debate Campanha da Fraternidade com religiosos e leigos

05.03.2014
Image-0-Artigo-1559365-1
Os participantes abordaram o tema deste ano, escolhido pela CNBB, que destaca as diversas formas de exploração humana, dentre elas o tráfico de pessoas, de órgão e também o trabalho escravo
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Iguatu. As nove Dioceses do Ceará estão mobilizadas a partir de hoje, data que inicia a Quaresma, período que se estende até Domingo de Ramos, em ciclos de estudos, debates e proposições de ações efetivas para a Campanha da Fraternidade (CF). A temática neste ano é sobre o tráfico humano. Promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), traz como lema neste ano 'É para a liberdade, que Cristo nos libertou'.
A Diocese da cidade de Iguatu reuniu um grupo de religiosos e leigos para tratar da Campanha. "É um momento oportuno durante o período quaresmal que a Igreja Católica convoca os seus fiéis a refletir e agir em favor do irmão. Neste ano, tratamos das diversas formas de exploração humana e, à primeira vista, nos parece um tema distante, mas não, é um problema que diz respeito a todos nós", destacou o bispo, dom João Costa.
O religioso propôs uma reflexão sobre a crueldade praticada com o tráfico de pessoas para fins de exploração de mão de obra, sexual, de órgãos, de crianças e adolescentes. "É uma triste realidade que ocorre no Brasil e que precisa ser enfrentada e combatida. Essa situação rompe com o projeto de Deus para a vida, de liberdade, de paz e de dignidade da pessoa", frisou.

O vigário geral da Diocese de Iguatu, padre Afonso Queiroga, observou que a maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. "Os traficantes aproveitam essa condição, que facilita o aliciamento com enganosas promessas", disse.
O documento da CNBB é esclarecedor: "Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens são explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos".
O estudo sobre a Campanha da Fraternidade foi coordenado por Auxiliadora Souza, coordenadora da Pastoral Carcerária, na Diocese de Iguatu.
Promotores de Justiça, padres, psicólogos e líderes de movimentos sociais participaram do evento. Ao final, foi elaborado um documento com algumas sugestões de ação para o período da Campanha.
O promotor de Justiça, Francisco das Chagas, considerou a temática da campanha muito oportuna, pois o tráfico de pessoas é um problema recorrente. "Por causa das condições sociais e econômicas, muitos estão sujeitos à ação de traficantes e essa questão deve ser analisada, discutida para as pessoas tomarem conhecimento", observou.
"Infelizmente muitas famílias enfrentam desigualdades e desajustes, a sociedade em vez de coibir, colabora e o Estado não tem políticas públicas eficazes de combate, de proteção".
Para o representante do Ministério Público do Estado a Igreja está cumprindo com o papel de conscientizar a população sobre a dura realidade do tráfico de pessoas. "Esperamos que no período da campanha muito seja discutido, ampliando o debate para todo o Brasil", disse o Promotor de Justiça.
Multiplicadores
O coordenador diocesano de Pastoral, padre Ricardo Ferreira, destacou a importância dos leigos na multiplicação da campanha nos encontros, escolas e na sociedade. "Os padres são convidados a abordar a temática durante as celebrações e os leigos têm papel fundamental para multiplicar esse debate".
Um exemplo de gesto lembrado pelo padre Ricardo Ferreira é a coleta nacional durante as missas no Domingo de Ramos, cuja arrecadação é direcionada para projetos sociais. "A Igreja Católica tem o compromisso de discutir os problemas que afetam a sociedade", frisou. O cartaz da Campanha reflete a crueldade do tráfico humano. As mãos acorrentadas simbolizam a situação de dominação e exploração dos que são traficados no País.
Mais informações
Diocese de Iguatu
Cúria Diocesana
Rua Evaldo Gouveia, S/N
Centro-Sul
Telefone: (88) 3581. 0731
 
Honório Barbosa
Repórter


FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/diocese-de-iguatu-debate-campanha-da-fraternidade-com-religiosos-e-leigos-1.838586

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK