PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 18 de março de 2014

Excesso de peso pode afetar memória e o apetite

Excesso de peso pode afetar memória e o apetite

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, apontou uma relação entre sobrepeso e redução dos níveis de uma molécula que reflete a saúde  do hipocampo — região do cérebro responsável pela memória e, segundo o artigo, também envolvida no controle da saciedade.
No estudo, os participantes com gordura de sobra apresentaram, nessa área da massa cinzenta, níveis mais baixos de N-acetyl-aspartate, ou NAA, do que indivíduos em forma. E a concentração dessa molécula está associada a um melhor funcionamento das células cerebrais.
De acordo com Jeremy Coplan, psiquiatra e líder da equipe que fez a descoberta, o excesso de peso está ligado a alterações específicas em uma parte do cérebro crucial para a formação da memória e até para a regulação o apetite. 

Coplan espera agora que trabalhos futuros concentrem-se em descobrir se o emagrecimento leva a um aumento da NAA. De qualquer jeito, aparentemente a obesidade pode causar panes no encéfalo que, além de dificultarem a memorização e a aprendizagem, deixam-nos com mais fome do que o normal.


Veja também: Mitos sobre Saúde e Dieta 

Fonte: Revista Saúde

FONTE: VOCÊ REALMENTE SABIA?

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK