PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 11 de março de 2014

Hospital da UFC é lider de transplantes de fígado na América Latina

Redação Web | 13h03 | 11.03.2014

Os 130 transplantes do hospital da UFC superaram os 102 de hospital paulista que liderava a lista

HUWC lidera transplante hepático
Melhoria no atendimento possibilitou a queda da mortalidade na fila de espera
FOTO: VIVIANE PINHEIRO
O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) se tornou a unidade de saúde com o maior número de transplantes de fígado da América Latina no ano de 2013, com 130 operações. 
 
O hospital da Universidade Federal do Ceará (UFC) superou o antigo líder, o Hospital Israelita Albert Einstein (São Paulo), com 102 transplantes no ano passado. O número ainda é maior que o registro de países como o México e o Chile.
 
A maior eficácia do atendimento realizado no HUWC e o consequente aumento do número de transplantes diminuíram a mortalidade dos pacientes na fila de espera, que era de quase 50% em 2010 e foi de 11% em 2013. A resposta dos pacientes que receberam um novo fígado também foi boa. A taxa de sobrevida no primeiro ano após o transplante chegou a quase 85%.
 
A UFC atribui o sucesso dos números do Hospital Universitário, divulgados no Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), à equipe multidisciplinar, ao desempenho da Central de Transplantes do Ceará e à solidariedade da sociedade em doar os órgãos dos entes queridos.
 
Ceará e Brasil também obtêm bons resultados
 
Os 130 transplantes hepáticos realizados no HUWC foram fundamentais para o Ceará encabeçar o ranking entre os estados com maior número de transplantes do órgão em relação a sua população: 23 operações por milhão de população (pmp). No total, foram 194 transplantes no Estado em 2013 (somando-se todos os órgãos, foram 1361 transplantes no Ceará), com os números do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do Hospital São Carlos.
 
O País também se destacou. O Brasil ficou atrás somente dos Estados Unidos emtre 30 países - entre eles França, Espanha, Alemanha e Itália. Foram 1712 transplantes de fígado em território brasileiro.
 
Doe de Coração
 
Doar órgãos é um ato de solidariedade. A Fundação Edson Queiroz lançou o movimento Doe de Coração, que fomenta a conscientização pela doação voluntária de órgãos no Ceará.
 
Neste ano, a iniciativa chega à sua 11ª edição. Realizada todo mês de setembro, a campanha sensibiliza a sociedade sobre a temática através de anúncios em veículos de comunicação, distribuição de cartilhas, cartazes e camisas. Há ainda a mobilização realizada em hospitais públicos e privados, clínicas, escolas, no Sistema Verdes Mares, na Universidade de Fortaleza (Unifor) e em outras grandes entidades.

FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK