PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 31 de março de 2014

O próximo palco

MÚSICA

O próximo palco

31.03.2014

A música como se via está mudando: artistas apostam em shows em pequenos espaços para transmissão online


Image-0-Artigo-1577211-1
A garagem, ou o quarto, um computador com câmera e o link com um site de transmissão online. Nada mais é necessário para que, hoje, uma banda se mostre ao vivo ao público. Na outra ponta, bastam, ainda, uma TV conectada à internet (ou um tablet, computador, celular) e alguns bons amigos, para agendar, na sala de casa, o show daquela banda de quem se é fã. Esteja ela onde estiver.
A ferramenta streaming vem ganhando espaço para diferentes usos, no jornalismo, na comunicação e mesmo na música. E já há algum tempo é usada para transmissão de shows. A novidade vem da radicalização deste uso, com apresentações sendo pensadas essencialmente para a internet. Ontem, três jovens músicos estrearam um espetáculo conjunto: Blubell, cantora do interior paulista e os paraenses Felipe Cordeiro e Saulo Duarte, este último, músico que tem um pé no Ceará e traz sua banda, Unidade - Klaus Sena (baixo), Beto Gibbs (bateria), João Leão (teclado) e Tulio Bias (percussão).
"Fizemos um show juntos. É uma apresentação exclusiva. Eram músicas da carreira dos três artistas. Teve músicas do meu primeiro disco, duas inéditas, que vamos lançar no álbum 'Quente', também dos discos do Felipe e da Blubell. É bacana, porque a gente sai das nossas cidades, demora muito a voltar e dá essa chance do pessoal ver", diz Saulo Duarte, pensando em Fortaleza, cidade começou a atuar profissionalmente na música.
Shows
Saulo lembra que anos atrás, em 2009, recém-chegado a São Paulo, já havia experimentado uma apresentação para por streaming, na garagem do home estúdio Cambuci Roots, onde gravou o primeiro disco, "Saulo Duarte e a Unidade" lançado em 2012.

"Transmitimos através de um Mac, com um domínio de streaming gratuito, algo bem rústico. Mas ainda assim, pela forma como foi, conseguimos estabelecer contato com umas 30 pessoas. O chat fica disponível, rolava uma troca de ideias", lembra. Os vídeos da experiências, permanecem online no Youtube (youtube.Com/cambuciroots).
"Convidamos para estar no estúdio apenas jornalistas, alguns convidados da produtora, a YB, do próprio Youtube. Mas é pouca gente. O grande trunfo é que foi transmitido pelo Youtube Brasil com qualidade maravilhosa de áudio e vídeo", comemora.
O show acontecerá nos estúdios da gravadora YB, onde Saulo está preparando o segundo disco, e que também grava os trabalhos de Felipe Cordeiro e Blubell. A transmissão no Youtube foi realizada através do canal "What's Next", recém-criado, e que promete conteúdo online para as mais diferentes áreas.
ClapMe
Outros cearenses que já experimentaram a novidade são os Selvagens à Procura da Lei. A banda, que também está radicada em São Paulo, utilizou a página ClapMe (clapme.Com.Br) para transmitir um show direto de um estúdio. O site também é recente e convidou a banda para testar o modelo, com show que aconteceu dia 13 deste mês. A apresentação reuniu em média 1000 expectadores via internet, e contou ainda com 20 fãs, convidados para prestigiar no estúdio. O grupo já havia tido experiências próximas, como um show gravado para publicação no Youtube, no programa "Tenho mais discos que amigos", que não era ao vivo, e no programa para o canal de vídeos online "Showlivre". "Muita agente que não conhece a banda, teve a oportunidade de conversar com a gente. Além dos nossos fãs, tinham os usuários do site. Para o ClapMe fizemos um show mais intimista", ressalta o vocalista, Gabriel Aragão.
Para o músico, o palco da internet abre espaço também na plateia para um público diferente e que dificilmente seria alcançado em um show tradicional. "Sempre que fazemos algo para a internet tem gente que não te conhece assistindo", diz.

FÁBIO MARQUES
Repórter

FONTE: 
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK