PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 6 de março de 2014

Paradoxo bom para o bolso

TURISMO NA COPA

Paradoxo bom para o bolso

06.03.2014


Rede hoteleira da Capital vai oferecer descontos de até 30% entre dias de partidas do Mundial na cidade
As ruas de Fortaleza repletas de turistas estrangeiros e a capacidade máxima dos hotéis completamente tomada, apesar dos preços elevadíssimos. Fácil desenhar esse panorama a cem dias do início da Copa do Mundo na Capital. Mas nem tudo tão simples assim no campo das conjecturas condiz coma paradoxal realidade esperada.
A projeção da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE) é de que haja uma queda de 10% na taxa de ocupação do setor no período em relação a igual intervalo do ano passado. A diminuição na procura deve impactar diretamente no preço, com redução de até 30% no valor das diárias dos hotéis da capital cearense nos dias em que não houver partidas oficiais durante a Copa do Mundo em Fortaleza.

O presidente da ABIH-CE, Darlan Leite, explica porque na 'contramão' de alguns segmentos de serviço e comércio - que irão majorar seus preços durante o Mundial -, a rede hoteleira deverá oferecer descontos, em datas específicas no período. Na opinião dele, o turista que virá para Fortaleza tem o intuito principal de ver um dos seis jogos que ocorrerão na cidade.
A Copa vai coincidir justamente no período das viagens de férias, considerado de alta estação. "O turismo de lazer e o de eventos, que são as bases do setor aqui no Ceará, praticamente vão parar nessa época. O turista que virá vai passar um ou dois dias e irá embora acompanhar sua seleção em outras capitais. Ele não fica por mais dias como o turista que normalmente vem a Fortaleza nessa época do ano", comenta Darlan, reiterando que esse é o motivo de a estimativa ser de queda na procura. "Sendo bastante otimista, esperamos que haja queda de 10% na taxa de ocupação em relação a igual período de 2013", avalia.
Abaixo da tabela
Para Darlan, essa diminuição na procura deve implicar também em redução no valor das diárias dos hoteis de Fortaleza.
"A Fifa tinha reservado 70% dos apartamentos através da empresa Match, que trabalha com um preço tabelado. Recentemente, a entidade desbloqueou 40% porque não conseguiu vender tudo. Ficamos, então, livres para comercializar 70% dos leitos a um preço igual ou até inferior ao da tabela da Match", explicou.
Segundo a ABIH-CE, essa é a maior razão para a existência de promoções e reduções no valor das diárias. "Para os dias de jogos em Fortaleza, os hoteis estão praticamente cheios e foram vendidos pela Match a preço tabelado. Já para as datas entre as partidas haverá descontos de até 30%. Essa é forma de enfrentarmos esse desafio de mantermos a ocupação cheia. Um gargalo que não será de Fortaleza, mas de outros estados também", ratifica Darlan Leite.
Compensação e Brics
Se a Copa em si não será tão 'lucrativa' para os hoteis fortalezenses como se imaginava, a priori; o mesmo não se pode dizer a respeito do que o pós-mundial poderá oferecer para o segmento futuramente. Pelo menos essa é análise otimista da ABIH-CE. "Jornalistas do mundo inteiro estarão repassando notícias boas e ruins sobre a cidade. Esperamos que a maior parte dessas informações sejam boas para propiciar a vinda de mais turistas no futuro", ressalta Darlan Leite, revelando que um outro evento internacional será muito mais importante para o setor hoteleiro local do que o Mundial de futebol.
"Em julho, teremos o encontro das autoridades do Brics. Ocupação já é de 100% por vários dias. Esperamos que esse evento compense a Copa. Além disso, o mundial ocorrerá em 12 cidades e o Brics vai divulgar exclusivamente a cidade de Fortaleza para o mundo", justifica, destacando a diferença entre os eventos.
Conforme a ABIH-CE, Fortaleza oferece 16 mil leitos de hoteis ligados à entidade para os turistas que quiserem vir a Fortaleza, atualmente. Ao todo, a Capital dispõe de 25 mil apartamentos na rede hoteleira. Há uma projeção de acréscimo de 5 mil leitos na cidade, porém esses novos hoteis só ficarão prontos depois da Copa do Mundo.
O turista que virá vai passar um ou dois dias e irá embora acompanhar sua seleção em outras capitais. Ele não fica por mais dias como o turista que vem a Fortaleza nessa época do ano normalmente"
Darlan Leite
Presidente da ABIH-CE
Ilo Santiago Jr.
Subeditor
arte 1

FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/jogada/paradoxo-bom-para-o-bolso-1.839465

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK