PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 20 de março de 2014

Plano de Cultura para Infância no Ceará será discutido



De 28 a 30 de março gestores e articuladores de políticas públicas para a infância se encontram em Fortaleza. Em pauta, a discussão para a elaboração do PLANO ESTADUAL DE CULTURA PARA A INFÂNCIA. Com isso, o Ceará poderá ser o primeiro Estado a ter um plano de cultura com este foco.

O Plano de Cultura para a Infância do Ceará foi motivado a partir da mobilização nacional feita pelo GT Nacional Cultura Infância, por meio do qual foi elaborado o documento “Uma Política Pública para a Cultura da Infância”, dentro das suas propostas, se destacam a criação do Centro de Referência Nacional Cultura Infância e a previsão de 20% dos recursos do Ministério da Cultura – MinC para a infância.

Dessa forma, articuladores de políticas públicas para a Infância no Ceará se mobilizam junto à Secretaria de Cultura do Ceará – Secult, para que o Ceará seja o primeiro estado nordestino com o Plano Estadual de Cultura para a Infância elaborado para os próximos 10 anos, criando um instrumento democrático para nossos futuros gestores estaduais desenvolverem suas políticas culturais para as crianças cearenses.

A infância dificilmente se destaca entre as pautas das políticas culturais em todo o país. Essa displicência soma-se à instabilidade da gestão pública. Como resultado, o acesso à cultura passa a ser mais um direito violado à criança brasileira, ao lado da saúde, da educação, da moradia, entre outros. Fica evidente que essa situação precisa ser revertida o quanto antes.

GT para criação do PLANO ESTADUAL DE CULTURA PARA A INFÂNCIA DO CEARÁterá mesa de abertura no dia 28 de março (sexta-feira) às 19 horas no auditório da Escola Porto Iracema das Artes, com a participação de Américo Córdula, Secretário de Políticas Culturais do MinC, Paulo Mamede, Secretário de Cultura do Ceará, Magela Lima, Secretário de Cultura de Fortaleza, e Karen Acioly, representante do GT Nacional Cultura Infância.

Após a mesa de abertura, Emídio Sanderson, diretor do TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará, profere palestra com o tema “Plano de Cultura para Infância do Ceará: diagnóstico e desafios”.

Serão mobilizados cerca 50 participantes, entre representantes da sociedade civil e de órgãos públicos, que serão divididos em quatro GTs no dia 29 (manhã e tarde). No dia 30 pela manhã acontecerá a Assembleia Geral. O evento e voltado para convidados da sociedade civil e gestores públicos.

Este encontro é uma realização do TIC - Festival de Teatro Infantil do Ceará e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - Secult, promoção da Seara de Cultura e Desenvolvimento, produção Invento Produções Culturais, apoio Escola Porto Iracema das Artes, Portos do Conhecimento e Instituto Dragão do Mar. Agradecimentos à COELCE – Companhia Energética do Ceará.

POR QUE A CRIAÇÃO DO PLANO

No Ceará, a desatenção pública com a cultura para a infância reproduz o contexto nacional. Assim como em muitos estados, a sociedade civil cobre essa ausência dos governos por meio de projetos culturais com transversalidades junto à educação e à cidadania. Todavia, a quantidade dessas iniciativas é insuficiente para reverter os dramáticos indicadores sociais cearenses.

Pensando nisso, o TIC e a Secult, almejam elaborar o Plano de Cultura para a Infância do Ceará. O objetivo é levantar, por meio de uma escuta pública, as reais necessidades para a construção de um cenário cultural efetivo para as crianças cearenses, mobilizando diferentes atores sociais e culturais.

O Plano de Cultura para a Infância do Ceará é uma mobilização social dedicada às novas gerações. O intuito é institucionalizar uma política cultural na qual a criança é posta num novo patamar, reconhecendo-a como um indivíduo detentor de direitos essenciais para o seu desenvolvimento e, consequentemente, para o desenvolvimento do futuro do estado.

OS QUATRO GTS:

•    Cidadania e Diversidade Cultural
Mediadora: Ana Márcia Diógenes (CE) – Relator: Flávio Paiva (CE); 
•    Patrimônio Cultural
Mediadora: Juliana Marinho (CE) – Relatora: Márcia Sampaio (CE); 
•    Educação e Cultura
Mediadora: Cláudia Pires (CE) – Relatora: Tereza Tavares (CE); 
•    Linguagens Artísticas
Mediadora: Karen Acioly (RJ) – Relatora: Paula Yemanjá (CE).

Cada partícipe receberá um diagnóstico do Plano Nacional de Cultura - PNC e do Plano Estadual de Cultura com as propostas relacionadas à Meta 47 do PNC, além do documento elaborado pelo GT Nacional Cultura Infância, a fim de fundamentar as proposições.

PROGRAMAÇÃO

DIA 28/03 (sexta)

19h – Mesa de Abertura com:
Américo Córdula - Secretário de Políticas Culturais do MinC
Paulo Mamede - Secretário de Cultura do Ceará 
Magela Lima - Secretário de Cultura de Fortaleza
Karen Acioly - representante do GT Nacional Cultura Infância.

20h30 – Palestra “Plano de Cultura para Infância do Ceará: diagnóstico e desafios” comEmídio Sanderson, diretor do TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará

21h – Coquetel de abertura com Reisado do Mestre Zé Pio

DIA 29/03 (sábado)

9h às 12h e 14h às 18h – Reunião dos Eixos Temáticos:
•    Cidadania e Diversidade Cultural
Mediadora: Ana Márcia Diógenes (CE) – Relator: Flávio Paiva (CE); 
•    Patrimônio Cultural
Mediadora: Juliana Marinho (CE) – Relatora: Márcia Sampaio (CE); 
•    Educação e Cultura
Mediadora: Cláudia Pires (CE) – Relatora: Tereza Tavares (CE); 
•    Linguagens Artísticas
Mediadora: Karen Acioly (RJ) – Relatora: Paula Yemanjá (CE).

DIA 30/03 (domingo)

9h – Café da manhã
9h30 às 12h – Assembleia Geral

SERVIÇO
GT para criação do PLANO ESTADUAL DE CULTURA PARA A INFÂNCIA DO CEARÁ - De 28 a 30 de março em Fortaleza. Abertura no dia 28 (sexta-feira) às 19 horas na Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema). Informações:fest.teatroinfantil@gmail.com – (85)3048-6077. Evento voltado para convidados da sociedade civil e gestores públicos.


SUGESTÕES DE ENTREVISTAS

Karen Acioly – representante do GT Nacional

Américo Córdula – Secretário de Políticas Culturais do MinC

Emidio Sanderson e Osiel Gomes – diretores do TIC




ASSESSORIA DE IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira
Tel: (85) 3252.5401 / 9989.5876/ 9989.3913
t: @degage_imprensa / f: degageassessoria 


FONTE: http://www.rededeblogscearenses.com/2014/03/plano-de-cultura-para-infancia-no-ceara.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK