PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Com as chuvas de março, sangra o segundo açude do Ceará em 2014

Barragem do Batalhão, em Crateús, foi o segundo a sangrar, em 2014.
Chuvas em Crateús ultrapassaram volume da média histórica, de 200mm.

Do G1 CE
Barragem do Batalhão (Foto: Divulgação/Cogerh)Barragem do Batalhão (Foto: Divulgação/Cogerh)
No mês de março choveu 314 milímetros no município de Crateús, distante 354 km deFortaleza, 56% a mais do que a média histórica, que é de 200 milímetros, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Esse volume fez a Barragem do Batalhão sangrar ao ultrapassar a sua capacidade máxima de armazenamento de água. No início do ano, a Barragem do Batalhão apresentava volume de 800 mil metros cúbicos, hoje está com 1.543.157 metros cúbicos.
O primeiro açude a sangrar em 2014 foi o Tijuquinha, reservatório da Bacia Hidrográfica Metropolitana que tem capacidade de armazenar 970 mil metros cúbicos, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Tijuquinha abastece os municípios do Maciço de Baturité e sangrou com uma lâmina de água de 3 centímetros no dia 20 de março.
Açude Carnaubal
Já o açude Carnaubal, localizado na mesma região, que nesta terça-feira (1º) apresentava o volume de 1.420.000 metros cúbicos, saltou para 1.462.831, com  um ganho de 12cm na sua cota em 24 horas. Com as recargas apresentadas nos últimos dias, o sistema hídrico de Crateús, formado pelos açudes Carnaubal, Realejo e Barragem do Batalhão, têm garantido a segurança hídrica para a população por, no mínimo, até o dia 1º de setembro de 2014, caso o aporte nos próximos meses seja zero.
Se for considerado um aporte abaixo da média histórica a garantia de abastecimento vai até 1º de outubro de 2014. Já com aporte na média histórica as simulações da Cogerh apontam uma garantia hídrica até 30 de junho de 2015.
Curral Velho e Gavião
Dos 138 açudes monitorados de Cogerh em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), apenas outros dois estão com volumes de armazenamento superiores a  90% de armazenamento: o Curral Velho, localizado em Morada Nova, que atingiu volume de 96,9%; e o Gavião, localizado no município de Pacatuba, que hoje está com 92,51% da capacidade total. Segundo a Cogerh, esses dois açudes dificilmente ficam com volume abaixo de 90%, já que são responsáveis pelo equilíbrio do sistema de transposição de água que garante o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK