PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 2 de abril de 2014

STJ mantém punição a Dado por agressão na Lei Maria da Penha

Para TJ, agressão à Luana Piovani foi comum e não violência doméstica.
Quinta Turma do STJ reverteu entendimento; ator cumprirá pena de 2 anos.

Do G1, em Brasília
Dado Dollabela (Foto: Thamine Leta / G1)Agressão de Dado Dollabela foi em 2010
(Foto: Thamine Leta / G1)
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, por unanimidade, punição ao ator Dado Dolabella pela agressão à atriz e ex-namorada Luana Piovani com base na Lei Maria da Penha, que protege mulheres agredidas por companheiros. A decisão foi tomada na terça-feira (1º).
Em 2010, Dado Dolabella foi condenado pelo 1º Juizado de Violência Doméstica Familiar contra a Mulher do Rio por lesão corporal cometida em outubro de 2008 contra a atriz Luana Piovani e uma camareira, em uma boate na Gávea, na Zona Sul do Rio. Em 2011, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a condenação, mas considerou que houve uma agressão comum e não violência doméstica.
O TJ decidiu que a punição não poderia ser baseada na Lei Maria da Penha porque não havia relação de hipossuficiência ou vulnerabilidade. A turma de magistrados do STJ reverteu a decisão e estabeleceu que não é preciso que haja submissão, ou seja, a simples agressão a  uma mulher é suficiente para o enquadramento na lei sobre violência doméstica.
Ao STJ, a defesa do ator alegou ainda que ele não podia ser condenado pela Lei Maria da Penha porque ele não moravam na mesma casa. O tribunal manteve entendimentos anteriores de que não é preciso ter havido relação estável ou "coabitação" para que seja aplicada pena com base na lei de proteção à mulher.
Apesar da decisão do STJ, a pena pelo crime de lesão corporal contra Luana Piovani foi mantida em nove meses. A punição está prescrita, ou seja, ele não cumprirá em razão do tempo decorrido entre os fatos e a condenação.
Dado Dollabella, no entanto, cumprirá pena de 2 anos em regime aberto por agressão à camareira Esmeralda de Souza, conhecida como Esmê.
saiba mais
FONTE: G1

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK