PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 13 de maio de 2014

Filmes para estudantes do Enem

Postado por:  Em: DicasEstudantes
Olá estudante!
Se você procura por alternativas que possam ajudar você a se preparar para oEnem 2013, confira algumas dicas defilmes para complementar seus estudose entenda como esse recurso pode ser útil.
Muitos alunos veem os estudos como algo maçante já que, normalmente, utilizam sempre o mesmo método: apenas leem os textos que são pedidos e fazem exercícios de assimilação, sem um direcionamento que ajude a tornar o que foi estudado como algo possível de ser relacionado com o cotidiano.Filmes podem tornar essa experiência possível e mais agradável facilitando a compreensão do conteúdo. No Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que costuma relacionar História com a atualidade, assistir a obras cinematográficas que abordem períodos históricos pode ser muito útil para a resolução das questões da prova.
Se você está se preparando para o Enem 2013, veja a seguir alguns filmes que abordam os períodos históricos que aparecem com mais frequência na prova, complemente seus estudos e ainda analise as diferenças entre os hábitos do presente e de outras épocas:
História Geral
1. Revolução Industrial
  • Tempos Modernos, 1936
A Revolução Industrial é um dos temas mais recorrentes no Enem. O filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, é uma comédia que retrata características da Segunda Revolução Industrial, mostrando formas de trabalho e a sociedade da época.
2. Renascimento
  • Shakespeare Apaixonado, 1998
Aborda a produção artística e características da sociedade na época do Renascimento Cultural.
3. Revolução Francesa e Iluminismo
  • Amadeus, 1985
“Amadeus” retrata a vida do músico Amadeus Mozart, que viveu no século XVIII, quando surgiu o Iluminismo, e mostra diversos aspectos desse movimento cultural.
  • Casanova e a Revolução, 1986
Apesar de retratar uma situação fictícia, esse filme mostra diversos aspectos da Revolução Francesa, como os pensamentos e o comportamento da sociedade.
  • Maria Antonieta, 2005
O filme retrata características e costumes da vida da corte na época da Revolução Francesa.
4. Guerra Fria
  • Vampiros de Almas, 1956
Um filme de ficção que é uma metáfora da paranoia estadunidense em relação a URSS na época da Guerra Fria.
  • Cupido não tem Bandeira, 1961
Comédia que mostra, como uma sátira, a maneira como os Estados Unidos e a URSS viam um ao outro.
História do Brasil
1. Brasil Colônia
  • Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (no título do filme Brasil é com z mesmo), 1995
O filme aborda a permanência da corte portuguesa no Brasil. Como o filme é bastante satirizado, o estudante deve tomar cuidado no discernimento do que é real e o que não é para separar o que pode ser usado como complemento nos estudos.
2. República Velha
A obra retrata a saga real do responsável pelas únicas imagens existentes do famoso cangaceiro Lampião, responsável por revoltas no sertão nordestino. Essas imagens foram confiscadas pela ditadura do Estado Novo.
  • Abril Despedaçado, 2001
Dirigido por Walter Salles, o filme tem o sertão brasileiro no período da República Velha como plano de fundo e mostra o cotidiano da época.
3. Era Vargas
  • Olga, 2004
“Olga” tem como plano de fundo a época do Estado Novo, mostrando características da Era Vargas e como foi a Intentona Comunista.
4. Ditadura Militar
  • O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, 2006
Esse filme brasileiro mostra uma visão interessante sobre a Ditadura Militar. A história se passa em 1970, quando a seleção brasileira de futebol venceu a Copa do Mundo.
Aproveite esta dica!

FONTE: CANAL DO ENSINO

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK