PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 11 de maio de 2014

Formar uma poupança deve ser um hábito

PERFIL DE INVESTIDORA

Formar uma poupança deve ser um hábito

11.05.2014

Quem tem o hábito de guardar e investir dinheiro sempre terá êxito na administração do orçamento familiar


Image-1-Artigo-1609951-1
A maioria das mulheres que controlam as despesas e receitas do lar chega no máximo ao equilíbrio, gastando basicamente o que ganha
FOTO: DIVULGAÇÃO
Em tempos de inflação, cresce ainda mais o desafio das mães para equilibrar o orçamento doméstico. Afinal, como controlar os gastos crescentes com alimentação, energia, entre outras despesas variáveis, e ao mesmo tempo manter em dia o pagamento de despesas fixas mensais como colégio dos filhos, condomínio, aluguel ou prestação do imóvel, IPVA, IPTU, telefone, internet e plano de saúde?
O segredo, de acordo com o autor do livro Sabedoria Financeira e educador financeiro Reinaldo Domingos, está em planejar e poupar.
Segundo ele, uma mãe que tem o hábito de fazer poupança sempre terá êxito na administração do orçamento familiar. Mães que agem dentro dessa prática possuem o que ele chama de "perfil de investidora".
"A mãe investidora consegue guardar algum dinheiro todos os meses para ter reservas em momentos especiais", explica Domingos, que recomenda que a poupança seja sempre atrelada a um objetivo específico.
Definição de objetivo
"Elas devem refletir sobre o que desejam fazer com o dinheiro reservado. Ele será usado para custear uma viagem? Ou servirá de entrada na compra de um imóvel ou de um carro? É preciso definir um objetivo para saber se o saque precisará ser feito em curto, médio ou longo prazos. Depois é só decidir o tipo de aplicação para o qual irá direcionar seu dinheiro", orienta o especialista em finanças pessoais.
Vulnerabilidade
Porém, conforme o educador financeiro, a maioria das mães que controlam despesas e receitas do lar chegam no máximo a situação de equilíbrio do orçamento doméstico, gastando basicamente o que ganham. "Nesse caso, elas conseguem pagar as contas e não tem dívidas, mas são muito vulneráveis, porque numa situação extra, não tendo reserva, elas vão acabar se endividando", afirma.
A dica, segundo ele, para esse caso é refletir por que não consegue guardar dinheiro. Depois é reunir a família para conversar em prol da reeducação financeira de todos. "Alguns sacrifícios serão necessários, como reduzir parte das despesas com energia elétrica, água e vestuário, por exemplo. O que não pode é não se guardar nada".
Situação de endividamento
Para as mães que já estão endividadas, mas que ainda estão pagando suas dívidas em dia, ele aconselha a não contrair mais nenhuma prestação a prazo. "Ela precisa entender que comprando a prazo, tudo será pago mais caro, mesmo que o valor do produto seja parcelado sem o acréscimo de juros. Devemos pensar que se aplicarmos mil reais, ele crescerá com os juros, ao passo que se comprarmos algo por mil reais parcelado, nem estaremos ganhando dinheiro e ainda corremos o risco de pagar mais pelo bem, no caso de precisarmos atrasar alguma prestação", avalia.
A mãe que não faz uma reserva, conforme o educador financeiro, geralmente cria o hábito de comprar a prazo, pagando mais caro e até com juros para realizar os mesmos sonhos, que poderiam custar bem menos, se fossem pagos à vista.
Para sair da inadimplência
Já para as mães que se encontram em situação de inadimplência, ou seja, que não conseguem pagar em dia suas contas, alerta o educador financeiro, "a situação é de guerra".
"É necessário rever todas as despesas da família, tirar os excessos e supérfluos, e renegocias as dívidas vencidas com os credores. Paciência, portanto, é a palavra de ordem nesses casos, pois não adianta sair fazendo acordos que não conseguirá cumprir depois",argumenta Reinaldo Domingos. (AC)

FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/formar-uma-poupanca-deve-ser-um-habito-1.1013244

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK