PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Fortaleza tem a maior inflação do País em abril

APONTA IBGE

Fortaleza tem a maior inflação do País em abril

Redação Web | 11h53 | 09.05.2014

A cidade cearense apresentou alta em virtude do aumento nos preços dos alimentos consumidos em casa.


Legumes
Legumes puxaram alta da inflação em Fortaleza
FOTO: ARQUIVO
Fortaleza foi a capital brasileira que apresentou a maior inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês de abril. A capital cearense, juntamente com Porto Alegre, acumulou variação de 1,08%, enquanto a média nacional foi de 0,67%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
A cidade cearense apresentou tal índice em virtude do aumento nos preços dos alimentos consumidos em casa. Tubérculos, raízes elegumes (17,79%) e hortaliças e verduras(11,45%) foram os principais responsáveis por essa alta. Enquanto a média entre todas as capitais do balanço mostrou uma aumento de 1,52% nos preços dos alimentos, Fortaleza acumulou 2,68%. 
O índice foi 0,38 ponto percentual superior à alta do mês de março, que havia sido de 0,70%. Com este resultado, o IPCA da Capital passou a acumular nos primeiros quatro meses do ano alta de 2,44%. Nos últimos 12 meses, a inflação acumula 5,63% em Fortaleza. 
Média nacional apresenta queda 
A variação nacional de 0,67% em abril fez com que houvesse uma desaceleração no ritmo de crescimento do IPCA no Brasil, visto que, em março, o aumento foi de 0,92%. Com o resultado, o balanço acumula alta de 2,86% nos primeiros quatro meses do ano - resultado acima da taxa de 2,5% de igual período de 2013. 
Os principais responsáveis por essa queda foram os grupos 'alimentação e bebidas' (que caiu de 1,92% em março para 1,19% em abril); e 'transporte' (de 1,38% para 0,32% - menos 0,32 ponto percentual). Ainda assim, segundo o IBGE, o grupo dos 'alimentos' continuou apresentando não só a mais elevada variação (1,19%) como o maior impacto no mês (0,30 ponto percentual). 
No grupo dos 'transportes', que subiu 0,32% em abril contra os 1,38% em março, o IBGE destacou a queda de 1,87% nas tarifas aéreas, já que haviam apresentado alta de 26,49% no mês anterior. Além disso, “tanto combustíveis quanto ônibus e automóveis subiram menos”. 
Capital cearense também lidera INPC 
Fortaleza também liderou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em abril, que abrange somente famílias com rendimentos entre o um e cincsalários mínimos. Enquanto a média nacional foi de 0,78%, a capital cearense apresentou alta de 1,21%. O motivo é o mesmo da alta do IPCA: alta de 2,68% nos preços dos alimentos consumidos em casa.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK