PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 3 de maio de 2014

Mais de 40 mortes em confrontos na Ucrânia

SEPARATISTAS

Mais de 40 mortes em confrontos na Ucrânia

03.05.2014

Entre os mortos, 31 pessoas foram sufocadas por fumaça em um incêndio ou após saltarem do prédio


Odessa/Slaviansk. Mais de 30 pessoas foram mortas em Odessa ontem depois que ativistas pró-Rússia e partidários da Unidade Nacional da Ucrânia entraram em confronto na cidade portuária no sul do país, na região do Mar Negro. Também foram registradas mortes em Slaviansk, cidade dominada por separatistas, além da derrubada de dois helicópteros ucranianos por rebeldes.
No pior episódio de violência em Odessa desde que o presidente Viktor Yanukovich foi deposto em fevereiro, a Polícia disse que 31 pessoas morreram sufocadas por fumaça ou foram mortas quando pularam das janelas depois que o prédio de um sindicato foi incendiado. Os lados opostos no conflito, que se repete em outras partes da Ucrânia, especialmente no leste, já tinham se enfrentado antes em Odessa, mas a violência nunca havia resultado em mortes. Alguns moradores dizem temer que ocorram agora tentativas de represália.

Antes disso, a Polícia informou que quatro homens morreram em um confronto depois que uma passeata de manifestantes pró-governo central de Kiev sofreu emboscada. Bombas incendiárias, pedras arrancadas do pavimento e explosivos foram atirados durante enfrentamentos, disseram. Agitando a bandeira azul e amarela da Ucrânia, e com capacetes e bastões, milhares de ucranianos saíram às ruas em apoio à posição pró-europeia do governo central. Alguns eram fãs do time local de futebol, o Chornomorets.
Em um ataque mesclado com a rivalidade do futebol, ativistas pró-russos, dos quais muitos usavam as cores do time do Metalist, da região de Kharkiv, no leste, se embrenharam na multidão. A Polícia logo perdeu o controle da situação. Segundo os policiais, o prédio do sindicato foi depois incendiado.
Dmytro Spivak, um parlamentar local, disse à televisão ucraniana que pelo menos seis jovens partidários das autoridades de Kiev haviam sido mortos no confronto. "É bastante evidente que o lado pró-russo estava muito bem armado, bem organizado, e que essa ação foi planejada há muito tempo", disse ele.
Derrubada de helicópteros
As Forças Armadas da Ucrânia começaram na madrugada de ontem uma operação militar em Slaviansk, no sudeste do país, para retomar o controle da cidade, que está nas mãos dos separatistas pró-russos. De acordo com agências de notícias russas, os milicianos pró-Moscou derrubaram dois helicópteros e um piloto morreu, enquanto outro foi capturado, de acordo com o autoproclamado prefeito da cidade, Viacheslav Ponomariov.
O líder das chamadas "forças de autodefesa", Igor Strelkov, afirmou que a cidade estava bloqueada pelas tropas ucranianas.
Ponomariov também disse que a operação das forças militares ucranianas naquela cidade causou a morte de três milicianos pró-russos, assim como de dois civis. Ele assegurou ainda que milicianos do ultranacionalista Setor de Direitas ucraniano desembarcaram nos arredores de Slaviansk de um helicóptero, informação que foi amplamente divulgada pela imprensa russa.
ucrania



FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK