PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 29 de maio de 2014

O que é o IMEI do celular?

por 
Da redação

O IMEI, códogo de identificação dos celulares, é padrão a todos os milhares de aparelhos produzidos no Brasil. Qualquer dispositivo que se contecte à rede de telefonia possui uma espécie de 'impressão digital' única, também conhecido como "International Mobile Equipment Identity" - ou IMEI. Como descobrir seu número e quais as utilidades do reconhecimento do celular no mundo?
Há algumas décadas, os modelos analógicos de celulares traziam os números de telefone “atrelados” aos aparelhos. Dessa forma, o proprietário poderia bloquear o seu telefone através do número da linha, caso o perdesse ou fosse assaltado. Entretanto, com a portabilidade de aparelhos trazida pelos chips GSM, tornou-se muito fácil um bandido retirar o SIM e revender o celular. É nesse ponto que entra a principal função do código IMEI.
O IMEI é um código fácil de ser encontrado e pode ser muito útil em algumas situações (Foto: Elson de Souza/TechTudo)O IMEI é um código fácil de ser encontrado e pode ser muito útil em algumas situações (Foto: Elson de Souza/TechTudo)
Cada um dos milhões de celulares e smartphones fabricados todos os anos possui uma numeração única que o identifica na rede de telefonia móvel. Por exemplo, um iPhone 4S tem um código diferente de um Galaxy S III, de um Lumia 800 ou até de outro iPhone 4S, mesmo que eles tenham sido fabricados no mesmo dia ou sejam usados na mesma cidade. Essa diferenciação só é possível graças ao código IMEI.
Encontrar o número de identificação do seu aparelho é uma tarefa muito simples. O primeiro passo é olhar a caixa do celular. Normalmente o IMEI vem impresso na mesma etiqueta do código de barras e é formado por 15 dígitos. Caso não o encontre na embalagem, é possível consultar a numeração na etiqueta colada atrás da bateria, perto da entrada do chip da operadora, ou então no corpo do aparelho, caso ele não possua bateria removível.
Uma forma rápida de descobrir o IMEI do seu aparelho é discar *#06# (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Uma forma rápida de descobrir o IMEI do aparelho
é discar *#06# (Foto: Elson de Souza/TechTudo)
Há, ainda, uma outra forma de se obter o número do IMEI sem a necessidade de procurar a caixa do seu celular ou desligar o aparelho para remover a bateria. Basta discar a sequência *#06# e o número aparecerá na tela do seu celular. Caso você possua um iPad com acesso à rede 3G, pode encontrar o IMEI no menu Ajustes > Geral > Sobre > IMEI. Já para tablets com o Android, acesse Configurações > Sobre o tablet > Estado > IMEI. Após ter acesso ao código, lembre-se de guardá-lo em um local seguro.
Infelizmente ninguém pode garantir que não perderá seu gadget ou terá o mesmo roubado. Mas, caso uma dessas situações ocorra, duas medidas podem dificultar a vida de quem estiver com o seu aparelho. A primeira, claro, é fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.) online, para estados que oferecem esse recurso, ou ir pessoalmente na delegacia mais próxima. Esse documento é uma prova de que o usuário não estava em posse do aparelho, caso ele seja utilizado para alguma prática ilegal. Já a segunda medida é entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio do IMEI do aparelho.
Outra recomendação é fazer o mesmo procedimento com cartão SIM, impossibilitando a realização de chamadas. É importante ressaltar que o procedimento não garante a recuperação do gadget, porém ajuda a desestimular o roubo de celulares. Afinal, de que serve um smartphone que não pode acessar a rede - seja para ligações ou para a internet?
FONTE: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/08/o-que-e-imei.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK