PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Outdoor de site de 'acompanhantes' causa polêmica próximo ao Aeroporto de Fortaleza

TURISMO SEXUAL

Outdoor de site de 'acompanhantes' causa polêmica próximo ao Aeroporto de Fortaleza

17h12 | 08.05.2014

A denúncia foi feita na manhã da última quarta-feira (7), no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, pelo vereador Capitão Wagner (PR).

Outdoor
Outdoor fixado antes do viadulto do Makro deverá ser retirado do local até o final desta quinta-feira (8)
JOSÉ AVELINO NETO
Um outdoor fixado na Avenida do Aeroporto, com fotos de garotas anunciadas como "acompanhantes de luxo", está sendo alvo de críticas por incitar o turismo sexual na Capital. A denúncia foi feita na manhã da última quarta-feira (7), no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, pelo vereador Capitão Wagner (PR).

O cartaz traz o endereço do site onde garotas de Fortaleza e de outros estados podem ser contratadas após se exibirem em um vasto acervo de fotos. A peça publicitária está no local há mais de um mês e tem dividido opiniões entre os moradores do local.

O agricultor Clóvis Alves, de 58 anos, se diz contra à fixação do outdoor mas acredita que nada será feito já que, segundo ele, "o Brasil é um pais onde tudo pode né? Então, fazer o que?" Já estudante Gabriel Arruda, tem uma opinião contrária. Ele passa pelo local todos os dias e fala que não vê nenhum agravante no anúncio "Não tem foto de mulher pelada ali! Nenhuma criança vai saber do que se trata. Então acho que é normal", esclareceu.

Em pronunciamento na Câmara, Capitão Wagner levou uma foto do outdoor e mostrou-se indignado, já que com a chegada da Copa do Mundo, o anúncio pode insinuar de que em Fortaleza, os turistas que chegassem pelo Aeroporto, logo se deparariam com o cartaz dando ofertas de prostituição e turismo sexual.
Wagner também citou uma campanha veiculada em São Paulo onde mostra uma mulher sentada sobre uma bola, com um mini-short mostrando parte das nádegas e em sua frente, um homem com um calção baixado, dando a ideia da prática de sexo oral.
Lei proíbe
Para o advogado criminalista Ivan Moura, a Prefeitura autoriza o espaço mas não é responsável pelo teor da propaganda. Qualquer publicidade pode ser autorizada, bastando estar em acordo com as leis municipais. O advogado explica que para ser retirada, é preciso que denúncias sejam feitas. "É um crime, não deixa de ser e a prefeitura pode proibir se entender isso", ratifica. "Mas caso não veja como insulto à prostituição, pode permitir e daí, a retirada dos anúncios do tipo só são feitos mediante denúncias", explica Ivan.
O advogado e Procurador Federal na Capital José Erivaldo Bezerra, explica anúncios a exemplo do outdoor fixado na Avenida Carlos Jereissati, incitam a prostituição, o que se caracteriza como um crime.
Datada de 1998, a lei sobre propaganda e publicidade no município de Fortaleza, proíbe no inciso XXII do capítulo III anúncios que "sejam ofensivos à moral, às pessoas, crenças e instituições".

Seuma tomará providências
Procurada pela nossa reportagem, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) disse que uma equipe de fiscais da Célula de Controle da Poluição Visual será enviada ao local para verificar a denúncia de possível ofensa no referido outdoor. Caso confirmada, o responsável será notificado e a placa será removido em até 24 horas.

A reportagem procurou os proprietários do site através de telefones encontrados na internet mas as ligações, não foram atendidas.

FONTE:

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK