PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Gripes e resfriados


hepatite..

Neste Artigo:
O que é a gripe? O que é o resfriado?

Gripe e Resfriado são doenças viróticas, que afetam as vias aéreas superiores (nariz, laringe, faringe, etc), ocasionalmente acometendo as vias aéreas inferiores (brônquios e pulmões). Gripe e resfriado são doenças distintas, como pode ser visto no quadro abaixo:
RESFRIADO
CausaMais de 200 vírus diferentes (rinovírus respondem por 30-35% dos caso. Outros vírus: adenovírus, parainfluenza, vírus sincicial respiratório, Coxsackie, etc)
FebreRara
Dor de cabeçaRara
Dor no corpoRara
FadigaRara ou Leve
Congestão nasal, coriza e irritação da gargantaComum
TosseLeve a moderada
Tempo de recuperação5-7 dias

GRIPE
CausaVírus Influenza
FebreEm geral alta, durando 3-4 dias.
Dor de cabeçaIntensa
Dor no corpoIntensa
FadigaMais intensa, podendo durar 2-3 semanas.
Congestão nasal, coriza e irritação da gargantaAlgumas vezes
TosseIntensa, podendo complicar com sinusite, bronquite ou pneumonia.
Tempo de recuperação1-2 semanas

Apesar da maioria das pessoas acreditar que a Gripe e os Resfriados resultem da exposição ao ar frio do inverno, pesquisas mais recentes mostram que os famosos "golpes de ar" possuem pouco ou nenhum efeito no desenvolvimento destas doenças - o problema está na queda da umidade (que favorece a proliferação dos vírus) e na maior aglomeração de pessoas em locais mal ventilados. Dieta, exercícios e amígdalas aumentadas também não parecem relacionar-se com aumento da susceptibilidade. Por outro lado, estresse emocional, doenças das vias aéreas superiores (desvio de septo, adenóides, etc) e irregularidades no ciclo menstrual aumentam o risco de acometimento.

Quais são as complicações da gripe e dos resfriados?
O Resfriado agrava as crises de asma e se complica, em 5% dos casos, com infecções dos seios da face (sinusite) ou dos ouvidos (otite). Mas os dados da gripe são mais assustadores. Nos EUA, estima-se que o vírus Influenza (o vírus da Gripe) cause mais de 100.000 hospitalizações e 20.000 mortes a cada ano. As complicações da gripe podem acontecer em qualquer idade, contudo, os idosos e as pessoas com problemas crônicos de saúde (como enfisema ou diabetes), apresentam uma probabilidade muito maior de desenvolver complicações mais sérias.

Sazonalmente, uma cepa diferente de Influenza começa a passar de pessoa para pessoa. Por tratar-se de um vírus "novo", ainda desconhecido pelo nosso sistema imune, poucas pessoas conseguem defender-se a tempo de evitar o desenvolvimento de sintomas.

A pior Pandemia (epidemia mundial) de gripe (a gripe Espanhola, provavelmente causada pelo Influenza A-H1N1) ocorreu em 1918 e matou mais de 20 milhões de pessoas no mundo todo.

A Vacina Contra gripe
Qualquer pessoa que queira melhorar suas defesas contra o Influenza pode receber a vacina. As crianças podem ser vacinadas contra gripe quando recebem as demais vacinas da infância - não existem riscos aumentados nesta abordagem.

As vacinas ajudam, porém sua fabricação muitas vezes é demasiadamente lenta em comparação à velocidade de propagação do vírus: uma vacina contra uma determinada cepa de Influenza leva cerca de 6 meses para ser produzida, testada e distribuída.
· Pessoas com 50 anos de idade ou mais.
· Profissionais de creches ou asilos.
· Adultos e crianças portadores de doenças crônicas pulmonares ou cardiovasculares (incluindo asma).
· Crianças e adolescentes que estejam fazendo uso de Aspirina a longo prazo.
· Mulheres que estarão no segundo ou terceiro trimestre de gravidez durante o inverno.
· Médicos, enfermeiros e todos os profissionais envolvidos na prestação de serviços em saúde, dentro ou fora dos hospitais.
A vacina é eficaz em prevenir a doença em 70 a 90% das pessoas, reduzindo as mortes em 85%. Ainda que a pessoa vacinada seja infectada por uma cepa ausente na vacina, a infecção tende a ser mais branda e a probabilidade de complicações, menor.

Ao contrário da crença popular, a vacina contra gripe não causa Gripe. O risco de efeitos colaterais da vacina existem, mas são extremamente pequenos. O mais comum é um pouco de dor no local da aplicação por 1 ou 2 dias. Algumas crianças podem apresentar febre e dores musculares após a vacina, os sintomas surgem 6 a 12 horas após a aplicação e duram cerca de 2 dias.

As vacinas devem ser tomadas anualmente, "atualizando" o sistema imune com as cepas mais prevalentes. Após a aplicação intramuscular, o corpo leva 1 a 2 semanas para produzir anticorpos e conferir proteção.

Dicas para enfrentar melhor a gripe e os resfriados
  • Mantenha uma alimentação saudável
  • Beba bastante líquido
  • Poupe suas energias: durma bem e descanse
  • Não tome antibióticos desnecessariamente
  • Combata a febre e a dor muscular com dipirona ou paracetamol. Não use aspirina
  • Mantenha a casa bem ventilada
  • Evite aglomerações
  • Lave as mãos com frequencia e use lenços descartáveis.
  • Soro fisiológico nas narinas ajuda a combater a obstrução.
  • Não agasalhe seu filho exageradamente, isso pode desencadear uma convulsão febril.
  • Não use medicamentos como xaropes, gotas nasais, ou descongestionantes sem uma avaliação médica.
  • Procure um serviço médico se tiver dúvidas ou ocorrerem complicações.
Copyright © Bibliomed, Inc. Revisado em 22 de maio de 2014

FONTE: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3667/-1/gripes-e-resfriados.html?newsid=610&utm_source=boletim_BS_610&utm_medium=email&utm_campaign=artigo_gripes-e-resfriados

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK