PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 3 de maio de 2014

Terminal de passageiros do Mucuripe com 90% das obras

RITMO LENTO EM TRÊS MESES

Terminal de passageiros do Mucuripe com 90% das obras

03.05.2014

Os últimos 10% da obra devem ficar prontos em pouco mais de um mês, quando tem início a Copa do Mundo

mucuripe
A previsão era que as intervenções ficassem prontas em dezembro de 2013
FOTOS: DIVULGAÇÃO
mucuripe
Para o Mundial, além das instalações do novo terminal de passageiros, o Porto de Fortaleza deve contar com estacionamento e armazém de bagagens
Em três meses, as obras no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, avançaram 6%. No fim de janeiro, 84% dos serviços previstos no cronograma haviam sido executados, percentual que está em 90%, de acordo com informações da Companhia Docas do Ceará (CDC), responsável por administrar o equipamento. A previsão é que os serviços restantes, que precisam ficar prontos até a Copa do Mundo, sejam finalizados até o fim deste mês. Por isso, os operários - que já trabalham em regime de 24 horas - precisam correr contra o tempo para executar os últimos 10% da obra em pouco mais de um mês.
Na próxima sexta-feira (9), o ministro da Secretaria Especial de Portos, Antônio Henrique Silveira, deverá realizar uma visita técnica ao Porto do Mucuripe para acompanhar o andamento dos trabalhos. Ele será recebido pelo presidente da CDC, Paulo André Holanda, segundo o qual as intervenções necessárias para atender à demanda de passageiros durante o evento esportivo serão finalizadas neste mês. As obras envolvem os seguintes equipamentos: novo terminal de passageiros, cais para um berço de múltiplo uso, pavimentação e urbanização de via interna de acesso do local, além de estacionamento e retroárea. Conforme Holanda, o cais de atracação e a retroárea estão prontos. Já a estação de passageiros está com 70% dos serviços concluídos.
Para a Copa do Mundo, além das instalações do terminal necessárias à operação de embarque e desembarque de passageiros, deverão ser finalizados: estacionamento; armazém de bagagens; scanner para fiscalizar cargas; raio x; mobília, circuito fechado de televisão; e órgãos intervenientes necessários para a operação do navio, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Receita Federal. O espaço do segundo piso para o restaurante e lojas de conveniência está em processo de arrendamento pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e deverá ser explorado pela iniciativa privada.

Histórico
As obras no Porto do Mucuripe foram iniciadas em março de 2012. A previsão inicial era que todas as intervenções fossem executadas até dezembro de 2013, prazo que acabou sendo estendido para o fim deste mês.
De acordo com a CDC, o cronograma original das obras só não teria sido respeitado por conta de uma forte ressaca do mar, no início de 2013, que durou cerca de dois meses. Além de danificar estruturas já erguidas, o fenômeno natural ainda reduziu o ritmo dos trabalhos em 70%. Em janeiro deste ano, o ministro o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Valmir Campelo, esteve no porto para vistoriar as obras, executadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo. Campelo é relator dos processos referentes à preparação e realização do Mundial de futebol e, na época, ficou convencido com o problema apresentadas pela CSP para justificar o atraso da obra. "O problema não está ligado a um erro humano, mas a um fenômeno da natureza", considerou.
Demanda
No próximo dia 16 de junho, o navio de cruzeiro MSC Divina deverá atracar no Porto do Mucuripe, trazendo cerca de 3.500 mexicanos que vêm assistir ao jogo Brasil e México, a ser realizado no dia seguinte, na Arena Castelão. De acordo com a CDC, os passageiros dormirão no próprio navio, que retornará já no dia 18. A CDC também recebeu consulta do navio de Gana, mas não houve confirmação.
Raone Saraiva
Repórter
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK