PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Dilma veste capacete, se diz "motogirl" e sanciona Lei dos Motoboys

DIREITO DO TRABALHADOR

Dilma veste capacete, se diz "motogirl" e sanciona Lei dos Motoboys

Folhapress | 20h15 | 18.06.2014

Projeto adiciona 30% ao salário das profissões de mototaxista, motoboy, motofrete e de serviço comunitário de rua por considerá-las perigosas


DN_Dilma
FOTO: AGÊNCIA BRASIL
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (18) a chamada Lei dos Motoboys, que assegura adicional de insalubridade a quem trabalha como mototaxista, motoboy e motofrete. Pela nova lei, esses profissionais terão bônus de 30%sobre seus vencimentos, conforme pleiteado pela categoria.
Em clima de campanha, Dilma assinou as novas diretrizes, que passarão a valer a partir da publicação da lei no "Diário Oficial da União". Isso deverá acontecer na próxima sexta-feira (20).
"Eu sou hoje uma versão de motogirl. Fui, né? Porque não tenho atualmente mais tempo de ficar andando de moto", disse a presidente, que, ao ser presenteada pelos motoqueiros presentes na solenidade no Palácio do Planalto, vestiu capacete e colete.
"O motoboy é uma realidade dos grandes centros urbanos do país, nós sabemos disso. É aquele negócio que você presta atenção quando falta. Se não tiver motoboy para levar e trazer as coisas com urgência, até na área econômica, na relação entre empresas, eles cumprem um papel muito importante", disse a presidente.
O texto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e passa a vigorar da mesma forma que já vale para quem trabalha com inflamáveis, explosivos, energia elétrica, roubos ou segurança pessoal e patrimonial.
Questionada se poderá gerar desemprego numa categoria já marcada pela informalidade, Dilma respondeu: "Se fosse assim, ninguém teria periculosidade neste país. É uma questão de direito. 30% é algo que deve ser pago a eles, pelo risco de vida que eles correm. Eu duvido que algum patrão que precisa ter algum número significativo de motoboys numa lei que abrange todo o Brasil. Que, caso não seja cumprida, criará uma ilegalidade no exercício da atividade para a qual o motoboy é contratado, possa deixar de contratar motoboys".
Estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) estimou em 2013 gastos de R$ 40 bilhões em saúde decorrentes de acidentes de trânsito.
FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/online/dilma-veste-capacete-se-diz-motogirl-e-sanciona-lei-dos-motoboys-1.1040182

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK