PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Esporte e ansiedade

© Equipe Editorial Bibliomed
Qual a relação existente entre esporte e a ansiedade?
As relações entre esporte e a ansiedade são muitas. Estudos recentes têm demonstrado uma capacidade reconhecida de práticas desportivas de diversas modalidades melhorarem sintomas de ansiedade em pacientes diagnosticados com essa condição. Por outro lado, o esporte pode também ser causa de ansiedade, especialmente entre atletas.
Como o esporte pode ajudar pacientes ansiosos?
Pacientes diagnosticados com ansiedade podem encontrar em práticas desportivas oportunidades de relaxamento, fonte de prazer e desafio de superação pessoal. Esportes coletivos, quando introduzidos em etapas adequadas do tratamento, podem ser úteis para ajudar na socialização de pacientes com fobias sociais e dificuldade de relacionamento interpessoal.
Como o esporte pode atuar como causa de ansiedade?
Embora possa atuar como uma poderosa ferramenta adjuvante no tratamento de quadros de ansiedade? O esporte pode levar a situações de estresse emocional e físico, além de ser capaz de desencadear ataques de pânico em pacientes com fobias sociais e que não estejam devidamente preparados para socializar-se em atividades coletivas.
Quem corre o risco de sofrer com ansiedade relacionada aos esportes?
Atletas de ponta e profissionais que lidam com competições desportivas podem encontrar no esporte uma fonte de estresse físico e emocional incompatível com sua capacidade de administrar a pressão por um bom desempenho. Pessoas comuns que sofrem lesões durante práticas desportivas também podem experimentar ansiedade em decorrência de problemas médicos, sociais ou profissionais causados por seus machucados.
Como identificar situações em que o esporte é causa de ansiedade?
Quando a pratica desportiva passa a ser causa de sofrimento, seja por que motivo for, é hora de rever sua relação com o esporte. Sensação de inferioridade ou incapacidade de lidar com os próprios fracassos são importantes sinais de alerta. Medo de iniciar uma atividade pela possibilidade de fracasso também deve ser investigado.
Como lidar com essa situação?
Atletas de equipes profissionais normalmente contam com suporte psicológico especializado. Pessoas comuns que praticam atividade física para manutenção da saúde podem buscar seu médico ou conversar com seu instrutor a respeito de suas sensações.
Medicamentos podem ser úteis?
Quando bem indicados, medicamentos ansiolíticos (capazes de reduzir a ansiedade) e outras drogas podem apresentar boa resposta terapêutica em pacientes com quadros de ansiedade, inclusive aqueles relacionados aos esportes.
Lembre-se que apenas seu médico está apto a diagnosticar e tratar situações como esta. Em caso de duvida, marque uma consulta.
Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)
FONTE: 
BOA SAÚDE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK