PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 21 de junho de 2014

Frutas vermelhas: para a saúde do coração, para um corpo mais saudável

Publicado por: 
Elas são deliciosas, possuem aroma inebriante e uma cor demasiadamente atraente: trata-se das frutas vermelhas. A ciência constantemente volta os olhos para as propriedades desses alimentos e não é à toa.

Frutas vermelhas: para a saúde do coração, para um corpo mais saudável


Um estudo recente compartilhado no Encontro Nacional da Sociedade Química dos EUA mostrou que as frutas açaí, morango e mirtilo teriam o poder de renovar as células cerebrais e de ativar o mecanismo de defesa do cérebro contra substâncias nocivas, o que consequentemente traria benefícios sobre a capacidade do órgão de memorização.

Mas muitas outras frutas vermelhas integram o grupo de alimentos funcionais assim como acereja, ameixa, melancia, morango, acerola, entre tantas outras. Em sua maioria asfrutas vermelhas são ricas em vitamina C, essa vitamina é importante para o bom funcionamento do metabolismo tornando-o mais apto para a queima de gorduras, o que torna essas frutas altamente recomendadas em casos de dietas de emagrecimento.

+ Benefícios do mirtilo (blueberry).

Frutas vermelhas: para a saúde do coração, para um corpo mais saudável
mirtilos (blueberry)


vitamina C também atua como antioxidante, aumenta a capacidade de defesa do sistema imunológico e ajuda na inibição do processo de formação dos temidos radicais livres, que agridem as células, abrem portas para o surgimento de doenças, além de causarem o envelhecimento precoce da pele.

Os benefícios ainda não acabaram, as frutas vermelhas em particular além da presença da vitamina C, possuem outros tipos de antioxidantes em sua composição.

melancia, por exemplo, é rica em um antioxidante conhecido como licopeno, também encontrado em abundância no tomate, essa substância atua principalmente contra o surgimento de doenças cancerígenas, com ênfase no câncer de próstata.

acerola  é uma das frutas campeãs em quantidade de vitamina C, uma única unidade pode conferir ao organismo o equivalente a 150 mg da vitamina. Vale ressaltar que a vitamina C é importante para a absorção do ferro, o que quer dizer que se um alimento rico em ferro como é o caso do fígado bovino for consumido aliado a um copo de suco natural de acerola, por exemplo, o organismo humano é capaz de receber uma alta carga de dois importantes nutrientes.

morango, uma das frutas mais queridas, inclusive pelas crianças, é rico em água e no mineral potássio, possui alto poder diurético e auxilia até mesmo no alívio da sensação de inchaço que incomoda tantas pessoas. É rico em antocianinas, antioxidantes importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares. Aliás, vale lembrar que a funcionalidade mais reverenciada das frutas vermelhas é a de prevenir e atuar no tratamento de doenças cardiovasculares, por isso são altamente recomendadas na dieta daqueles que sofrem de problemas do coração.

A cereja fresca é altamente diurética, além de possuir as propriedades comumente encontradas nas frutas vermelhas, como a riqueza no mineral potássio, vitamina C a até mesmo doses consideráveis de ferro.

+ sobre a cereja.

Essas frutas podem ser exploradas por meio de sucos naturais, em vitaminas, em sobremesas saudáveis, podem ser adicionadas ao iogurte, consumidas junto a cereais etc., a criatividade pode e deve ser amplamente explorada.

Não deixe de consumir essas deliciosas frutas no seu dia a dia, invista em saúde, invista em antioxidantes, a saúde do seu coração agradece.

Texto de Daiana Barasa (Jornalista)
Revisão do conteúdo técnico: Renata Fraia (Farmacêutica Bioquímica e Jornalista)

Grupo Sare: www.saredrogarias.com.br


FONTE:
SAÚDE COM CIÊNCIA

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK