PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 9 de junho de 2014

MENSAGEM DO DIA

09/06 Paulo e o esporte

Paulo (05-67 d.C) revela em suas cartas o gosto e a preferência por esportes. Nasceu e foi criado em cidade grande. Tarso tinha mais ou menos 300 mil habitantes. Uma cidade assim tinha o seu estádio de esportes e organizava os seus jogos de atletismo, cada quatro anos: corridas, lutas, lançamento de disco, tiro ao alvo, etc. Paulo pode não saber muito de ambiente rural, mas entende de jogos urbanos. Quando menino, ele deve ter assistido às corridas no estádio da cidade, pois fala delas nas suas pregações e escritos, e, até compara a elas a mensagem do Evangelho e a vida cristã.

- Corrida. Paulo fala de uma corrida na vivência do Evangelho: “Expus a eles o Evangelho que anuncio aos pagãos, mas o expus reservadamente às pessoas mais notáveis, para não me arriscar a correr ou ter corrido em vão. Vocês estavam correndo bem. Quem colocou obstáculo?” (Gl 2,2; 5,7).

- Luta. Paulo fala de combate pela fé: “ Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé. Agora só me resta a coroa da justiça que o Senhor, justo Juiz, me entregará naquele Dia; e não somente para mim, mas para todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação.”( 2Tm 4,7).

- Tiro ao alvo. O objetivo do cristão é acertar o alvo. “Lanço-me em direção à meta, em vista do prêmio do alto, que Deus nos chama a receber em Jesus Cristo.” (Fl 3,14).

- Atletismo. Paulo propõe ao cristão a busca da perfeição: “Vocês não sabem que no estádio todos os atletas correm, mas só um ganha o prêmio? Portanto, corram, para conseguir o prêmio.” (1Cor 9,24).

- Pugilato. É preciso dar golpes certeiros, ou seja, caminhar na verdade: “Quanto a mim, também eu corro, mas não como quem vai sem rumo. Pratico o pugilato, mas não como quem luta contra o ar.” (1Cor 9,26). 

- Preparação. Paulo diz que para conseguir ser o melhor é preciso fazer renúncias: Os atletas se abstêm de tudo para ganhar uma coroa perecível; e nós, para ganharmos uma coroa imperecível.” (1Cor 9,25). “Trato com dureza o meu corpo e o submeto, para não acontecer que eu proclame a mensagem aos outros, e eu mesmo venha a ser reprovado”. (1Cor 9,27).

- Treinamento e perseverança no esforço pessoal. “Não que eu já tenha conquistado o prêmio ou que já tenha chegado à perfeição; apenas continuo correndo para conquistá-lo, porque eu também fui conquistado por Jesus Cristo. Irmãos, não acho que eu já tenha alcançado o prêmio, mas uma coisa eu faço: esqueço-me do que fica para trás e avanço para o que está na frente.” (Fl 3,12-13).

- Regra única do jogo: a Palavra: “Apegando-me firmemente à Palavra da vida, no Dia de Cristo, eu me orgulharei de não ter corrido ou me esforçado em vão.” (Fl 2,16).


Para rezar com Paulo


Oração a São Paulo
São Paulo, intercede por mim ao Senhor.
Que me conceda um coração aberto à graça,
a libertação do meu egoísmo
e a total configuração do meu ser
com Jesus Cristo. Amém


Ir. Patrícia Silva, fsp

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK