PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Os 5 conselhos que Felipão terá de cumprir para levar a Seleção Brasileira à semifinal da Copa

Publicado em 30/06/2014 - 10:20 por 

David Luiz vem sendo um dos destaques e é um dos jogadores brasileiros preferidos pela torcida. FOTO: RAFAEL RIBEIRO/CBF
Não é só com mãozinha no ombro que a Seleção vai superar os principais desafios. FOTO: RAFAEL RIBEIRO/CBF
A sobrevida brasileira após a decisão por pênaltis contra o Chile fez com que todos os sinais de alerta para um time de futebol fossem ligados.
Desorganizada, a equipe de Felipão foidominada no meio-campo por três dos quatro adversários que enfrentou até o momento. E o estado de intraquilidade generalizada chegou ao ápice nos primeiros 20 minutos do segundo tempo, no Mineirão.
Se quiser avançar até a final e ser campeão, Felipão e Parreira vão ter de cumprir alguns destes conselhos:
1- Esqueçam a Copa das Confederações, pelo amor de Deus!
A Copa das Confederações foi e é a maior enganação para as equipes que a vencem, desde que foi criada. NUNCA, repito, NUNCA um vencedor deste torneio amistoso foi vitorioso no Mundial subsequente. Outra coisa: todos os temíveis adversários brasileiros em 2013 (Espanha, Itália, Uruguai e Japão) já caíram fora. O nível das equipes que estão na Copa do Mundo está muito maior que em 2013. Parreira-Felipão precisam esquecer este torneio, ele não representa nada para esta equipe, neste momento.
2- Só raça, choro e sentimentalismo não ganham jogo
Esqueçam. Não é só dando carrinho em lateral, colocando a mão no ombro, chorando no hino ou afagando torcedores na Granja Comary que uma partida contra Chile e Colômbia, por exemplo, estará resolvida. As equipes, principalmente as sul-americanas, estão igualmente motivadas que o Brasil, com uma diferença: estão mais focadas, e estão transformando todos os sentimentos e concentração em aplicação tática. Em diversos jogos, o time brasileiro parece paralisado pela pressão. Mas isso não é culpa dos jogadores. O comandante deve tentar sempre reduzir esta responsabilidade, e isso não foi feito por Parreira-Felipão no início do torneio. Falaram em uma mão na taça, antes da bola rolar.
3- Nenhuma equipe  pode ter obrigação de ganhar uma Copa do Mundo
Continuando esse aspecto sentimental, foi um erro sem escala as declarações de Parreira-Felipão que o Brasil teria obrigação de vencer a Copa do Mundo e que bastava estar unido para ganhar. Nem mesmo a Seleção Brasileira de 70 poderia ter esse nível de confiança antes da bola rolar. Esse discurso desconstruiu emocionalmente todos os jogadores desde os primeiros minutos de competição (lembrem-se do chororô antes de entrar em campo). E, agora, o que fazer? Reconhecer o erro e tentar tirar esta pressão dos jogadores. Ainda há tempo. Este jogo contra a Colômbia é um desafio. Qualquer resultado, menos uma goleada, é aceitável. Neste momento, eles estão melhores que nós. Apenas a humildade e a concentração podem reverter este quadro.
4- Adeus, Fred! Adeus, 4-3-3!
Definitivamente, Fred não está em boa fase. Nada contra o jogador, que tem qualidade, mas ele não consegue resolver na frente, nem mesmo participa coletivamente. Ou seja, na prática, é um jogador a menos. Solução? Também não é insistir no Jô. Não acredito que possa resolver um jogo difícil. E agora? Por mais que seja velho, a escola básica do futebol brasileiro é construída sobre o 4-4-2. Tira o Fred, coloca um jogador a mais no meio-campo para recuperar o domínio da posse de bola e libera Neymar, Hulk e Oscar para decidir. Na minha opinião, o jogador mais adequado para esta partida seria Hernanes, pois tem qualidade para defender e criar. O meio-campo brasileiro seria constituído de Paulinho-Hernanes-Ramires (Fernandinho)-Oscar.
5- Ajude o Oscar, Felipão! Não mate o futebol do rapaz
Muitos têm criticado o Oscar pelas suas atuações apagadas nos últimos jogos. Quem entende um pouco de tática não seria tão crítico com o atleta, e sim com quem o escala. Inexplicavelmente, talvez na tentativa de dar liberdade a Neymar, Felipão tem isolado Oscar pelos flancos. O que acontece? Fica preso na marcação, já que não tem velocidade para ganhar dos alas, e não busca o jogo, como fez em outras oportunidades. Com isso, o jogador que tem melhor passe do time, fica apagado. Nos poucos lampejos de talento da Seleção nesta Copa, Oscar buscou o jogo pelo meio, que é a sua característica.
 FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK