PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Seleção em busca da 'blitz' perfeita

HORA DE PRESSIONAR

Seleção em busca da 'blitz' perfeita

19.06.2014

Fórmula de sucesso em 2013, pressão nos minutos iniciais não está sendo posta em prática na Copa do Mundo


Image-0-Artigo-1640043-1
Para o volante Luiz Gustavo, a Seleção Brasileira jogou de forma similar à atuação do time na vitória de 2 a 0 sobre o México no ano passado
FOTO: KID JÚNIOR
Image-0-Artigo-1639965-1
David Luiz tirou o dia para se dedicar à família. Em publicações na internet, foi possível vê-lo na piscina e em vídeo com o sobrinho
FOTO: REPRODUÇÃO/ INSTAGRAM
Image-0-Artigo-1640094-1
Volante não tem conseguido reviver as boas atuações com a camisa do Brasil no ano passado
FOTO: KID JÚNIOR
Durante a Copa das Confederações de 2013, a Seleção Brasileira levou a campo uma estratégia que se mostrou muito eficaz, ao implantar o 'ataque total' no início das partidas e manter o ímpeto ofensivo até o apito final. Nesta Copa do Mundo, no entanto, a figura mudou e o plano que se mostrou praticamente infalível no torneio preparatório, caiu por terra em 2014.
A fórmula até que tentou ser posta em prática no duelo da última semana, contra a Croácia, em partida que abriu o Mundial. No Itaquerão, em São Paulo, o Brasil fechou os cinco primeiros minutos com 76,3% de posse de bola, e viu a média cair quase 20% quando o cronômetro alcançou os 10. A posse, apesar de grande, não resultou em um chute sequer a gol.
Já em Fortaleza, onde a Seleção enfrentou o México, na última terça-feira, o domínio de bola ficou dividido quase pela metade entre as seleções. O Brasil permaneceu com a pelota apenas 51,5% do tempo nos 5 primeiros minutos e o crescimento não foi tão grande na sequência.
Novo cenário
Para o goleiro Julio Cesar, esse cenário diferente tem uma única justificativa: os irais estão prontos para enfrentar a Seleção Brasileira. "Agora, as equipes estão se preparando bem. Quem vem jogar contra o Brasil sabe do dinamismo que jogamos e acabam se preparando melhor do que na Copa das Confederações, por exemplo", pensa o atleta do Toronto, clube canadense.
Outra avaliação
Apesar dos números mostrarem o contrário, os dois volantes brasileiros, Luiz Gustavo e Paulinho, analisam a partida de maneira diferente e creem que a Seleção se portou de maneira semelhante a 2013 no início dos dois duelos.
"No início da partida tivemos mais chances de gols que o México. Não dá para pressionar os 90 minutos", resumiu o meia da camisa 8. "Acho que a imprensa não está vendo o jogo como nós [jogadores] estamos. Continuamos com a mesma estratégia da Copa das Confederações, com a diferença que as equipes têm mais qualidade e também vêm decididas a nos atacar", avaliou o volante do Wolfsburg.
Quarta-feira de folga no Ceará
De folga após o empate por 0 a 0 com o México, na última terça-feira, em Fortaleza, pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo, os jogadores da Seleção Brasileira tiveram o dia livre e aproveitaram a quarta-feira, em sua maioria, para rever familiares. Mesmo porque, o último descanso do grupo havia sido em 7 de junho, dia seguinte ao triunfo sobre a Sérvia, por 1 a 0, em amistoso jogado em São Paulo, ainda antes do Mundial.
Pelas redes sociais, foi possível ver como alguns jogadores aproveitaram a folga na Seleção. O zagueiro David Luiz, por exemplo, teve um dia agitado ao lado da família. Em publicações na internet, foi possível vê-lo em um vídeo brincando com o seu sobrinho e numa foto ao lado de outros parentes, em uma piscina. Além disso, também foi "tietado" pelo meia brasileiro Raffael, um dos destaques do Borussia Mönchengladbach na temporada passada, que divulgou uma foto ao seu lado.
O volante Hernanes publicou fotos com sua esposa e três filhos. O jogador definiu o momento como "bonde da alegria" em sua postagem de um ônibus cheio de amigos e familiares de Pernambuco, seu estado natal.
Felipão curte praia
O técnico da Seleção Brasileira aproveitou a manhã de ontem, 18, para passear pela praia do Cando da Barra, localizada no município de Fortim, a 118 quilômetros da capital cearense.
De acordo com informações da proprietária da Pousada Eva Fortim, Evania Albuquerque, o comandante da Seleção esteve na cidade e ficou na mansão de um empresário cearense.
Apesar de estar descansando, Felipão mostrou simpatia ao ser abordado por parte dos moradores que desejava registrar o momento com o técnico.
Paulinho pode ser barrado do time titular
Paulinho e Fred correm risco de não jogar a partida decisiva contra a seleção de Camarões, 2ª feira, em Brasília. Os dois ainda não corresponderam ao que deles esperava a comissão técnica da seleção e, por mais que Luiz Felipe Scolari negue, pelo menos um dos dois será barrado. Paulinho é o mais cotado.
O sinal de alerta piscou na seleção após o empate sem gols diante do México. Fred foi substituído aos 13m do 2º tempo quando chutara só duas bolas ao gol. Paulinho atuou os 90m e deixaria o jogo se Ramires não tivesse levado o cartão amarelo.
Irritação
Ao ser questionado sobre mudança no time, após o empate contra o México, Felipão se irritou. "Ponho a equipe que acho que tenho que por. Se classificar ou não é assunto meu. O time é esse com algumas variações, pode ser que eu tenha uma ou outra substituição para iniciar contra Camarões. Mas essa é a equipe que confio", disse.
Nos bastidores da comissão técnica, é quase unanimidade que a hora de Paulinho chegou.
Eduardo Buchholz
Repórter

FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/jogada/selecao-em-busca-da-blitz-perfeita-1.1040336

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK