PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 28 de junho de 2014

Unifor gradua mais de 1.500 alunos

SOLENIDADE

Unifor gradua mais de 1.500 alunos

28.06.2014

A reitora da Instituição, Fátima Veras, realizou a outorga de grau, ontem, no Campus da Universidade


graduacao unifor
Estudantes de 35 cursos participaram da cerimônia, que contou com a presença da presidente do Grupo Edson Queiroz, dona Yolanda Queiroz
FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
c
Professor Expedito Rogildo Cordeiro Carlos, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), representou o corpo docente
f
O chanceler Airton Queiroz destacou a universidade como um espaço singular de articulação intelectual através do ensino, da pesquisa e da extensão
f
Monica de Souza Távora Geleilate, do curso de Nutrição, que representou os concludentes da Unifor, destacou o começo de uma nova etapa da vida
Mais um ciclo de vida se encerrou. Anos de disciplina e dedicação aos estudos chegaram a este momento: o recebimento do título de graduado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), concedido, na noite de ontem, a mais de 1.500 concludentes de 35 cursos da instituição. A solenidade de Colação de Grau 2014. 1 contou com a participação da Camerata e do Coral da Universidade e aconteceu na Praça da Biblioteca, reunindo formandos, parentes, amigos e professores em uma bonita confraternização.

Com uma mensagem de superação e conquista, a formanda do curso de Nutrição, Monica de Souza Távora Geleilate, discursou em nome dos concludentes. Em suas palavras, destacou o começo de uma nova etapa de vida e dos esforços de cada um e das batalhas vencidas a cada dia. “A nossa formação na Universidade de Fortaleza apresenta-se como uma ação única e indispensável para ativar o nosso perfil profissional de excelência, pois para atender às transformações da sociedade e responder aos desafios colocados pela realidade, exige-se hoje um profissional cada vez mais qualificado, que assuma uma postura investigativa, reflexiva e crítica”.

Em nome do corpo docente da Universidade, falou o professor Expedito Rogildo Cordeiro Carlos, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O professor enfatizou o quanto a Universidade está a serviço da sociedade com um papel múltiplo e diverso, com destaque na produção do conhecimento, no desenvolvimento do pensamento crítico e na articulação de saberes e formação de profissionais e cidadãos capazes de exercer lideranças intelectuais focadas nas transformações sociais.

“Há mais de 40 anos, a Universidade de Fortaleza faz parte do cenário educacional brasileiro, sempre comprometida com o processo de construção de respostas para a sociedade. Temos certeza de que este não é um momento de despedida, mas a conclusão de uma etapa fundamental em sua formação”.

Em seguida, o juramento oficial foi feito pela estudante Eveline Gurgel Mota, concludente do Centro de Ciências Tecnológicas, acompanhada dos demais formandos. De pé e com os braços erguidos, os formandos prometeram, no exercício e prática da profissão, o uso das normas éticas, contribuindo para a promoção humana, sendo úteis à sociedade e à Pátria e honrando sempre o nome da Universidade de Fortaleza.

Destaques

Em seguida, foram anunciados os destaques Unifor 2014.1. Um formando de cada curso foi à frente para receber o certificado de seus respectivos diretores do Centro. Como o momento mais esperado da noite, a reitora Fátima Veras realizou a outorga de grau, em meio a fogos, buzinas e muita comemoração a cada curso anunciado.

A solenidade contou, ainda, com a entrega da Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz, como forma de reconhecer talentos, aos melhores estudantes de cada Centro. Para a concludente do curso de Comunicação, Patrícia Holanda, 22, o sonho da formatura finalmente se realizou. “Eu não poderia ter escolhido lugar melhor para estudar. A Unifor sempre me ofereceu total suporte para que eu pudesse me qualificar e ter experiências necessárias para ingressar no mercado de trabalho”, disse.

Conclusão de etapa fundamental
"É com grata satisfação que em nome do corpo docente da Universidade de Fortaleza venho expressar a mais sublime alegria pela coroação do sonho de cada um dos nossos concludentes. Nesta noite de profunda emoção, nós, que fazemos a Universidade de Fortaleza, nos congratulamos com todos os graduandos, familiares e amigos, pois estamos exultantes com a sua conquista que vem de encontro com a missão institucional de 'contribuir para a realização de ideais e sonhos, formando profissionais de excelência, mantendo o compromisso com o desenvolvimento socioambiental, científico e cultural'.
Caríssimos concludentes, durante um tempo finito, mas de grande impacto na formação, a Universidade se fez e far-se-á presente em suas vidas, exercendo importante influência nos caminhos a serem trilhados e, consequentemente, nos rumos que nossa sociedade tomará.
A universidade enquanto instituição secular está a serviço da sociedade e possui um papel múltiplo e diverso, em que se destacam: a produção do conhecimento; o desenvolvimento do pensamento crítico; a articulação de saberes e a formação de profissionais e cidadãos capazes de exercer lideranças intelectuais focadas nas transformações sociais. Segundo Névio de Campos, a pluralidade da universidade reafirma o pressuposto de que essas e outras intuições são artefatos sociais que devem ser compreendidos como produtos da história humana. Além disso, é preciso dizer que essa história é perpassada pela própria temporalidade. Ou seja, a universidade é uma produção social e histórica.
Em 2009, quando a maioria de vocês chegava à Universidade, mais de 500 mil pessoas participaram da pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que apontou os dez problemas mais graves do Brasil, incluindo a educação, a violência, as políticas públicas, o emprego, a saúde, o meio ambiente, a justiça, a infraestrutura, a política e os impostos. Parte dos respondentes atribuiu como causa dos problemas citados a falta de valores, a corrupção e a desigualdade social. Cinco anos se passaram e, embora o Brasil tenha avançado na área social, ainda persistem muitos problemas que clamam por respostas criativas, efetivas, inovadoras e sustentáveis. Trago este assunto à tona para chamar a atenção de vocês sobre a grande responsabilidade que temos nas mãos, uma vez que a necessidade de formação de profissionais com uma mentalidade inovadora é uma realidade emergente.
Há mais de 40 anos, a Universidade de Fortaleza faz parte do cenário educacional brasileiro, sempre comprometida com o processo de construção de respostas para a sociedade. Isto é reafirmado nas palavras do nosso chanceler Airton Queiroz, ao citar: 'buscamos inovações que consolidem competências para atender às demandas locais, nacionais e internacionais'. Essa é a ideia! Formar profissionais capazes de mudar o cenário atual, de implementar novas ideias que tragam melhorias para toda a sociedade.
Caríssimos formandos, a colação de grau é motivo de grande júbilo para nós. Sabemos que vocês superaram muitos desafios; porém movidos pela intrépida vontade de vencer, a vitória foi iminente, possibilitando-nos celebrar nesta noite essa grande conquista, que constitui um marco dentre muitas outras que estão por vir.
Temos certeza de que este não é um momento de despedida da Unifor, mas a conclusão de uma etapa fundamental em sua formação. É importante ter em mente que um profissional de excelência precisa manter-se qualificado e atualizado e, para isso, vocês poderão contar sempre conosco. A contínua e progressiva geração de saberes, em todas as áreas, torna a educação permanente e a pós-graduação fundamentais para mantê-los em dia com o seu tempo e na vanguarda do mercado.
Finalizo, desejando encorajá-los para que vocês possam lançar luzes sobre os desafios da sociedade moderna. Que vocês sejam agentes transformadores e contribuam para o crescimento do nosso Estado e do nosso País, nunca esquecendo que a evolução humana, científica e cultural do nosso povo devem ser prioridades associadas a todos os desafios evidenciados. Como disse Paulo Freire "a gente tem que lutar para tornar possível o que ainda não é possível".
Boa noite!
Um caloroso abraço!
E que Deus abençoe a todos!"
Primeiro passo dado rumo a jornada
"Esta é uma noite especial, ocasião em que a universidade de fortaleza confere o grau de graduado a 1.500 alunos que chegaram ao final da etapa de cumprimento do currículo de seus respectivos cursos.
As instituições de ensino superior têm caráter vital não somente na formação de recursos humanos, mas também na geração de conhecimentos técnico-científicos para o desenvolvimento socioeconômico da região e do País. A universidade é um espaço singular de articulação intelectual, através do ensino, da pesquisa, da extensão e se constitui em um lócus privilegiado para construir competências, desenvolver e disseminar sistemas de inovação, qualificar pessoas e promover a formação de cidadãos. A exemplo do momento de euforia e congraçamento que vivemos no País com a Seleção Brasileira destacando-se pela sua atuação, temos aqui nesta plateia uma seleção preparada para enfrentar os desafios que a vida com certeza lhes impõe. Esta noite simbólica marca a entrada de cada um de vocês em uma nova perspectiva de atuação profissional no mercado de trabalho sem perder de vista a educação continuada em cursos de especialização, MBAs, mestrados e doutorados. Este foi o primeiro passo dado rumo a uma jornada que se iniciou na universidade e se perpetuará por toda vida na forma de conhecimento e valores. Mas tudo isso só foi possível graças ao talento e esforço de vocês.
Cada aluno tem sua própria história e foi aqui que vocês escreveram mais um capítulo importante de suas vidas. E, como toda história, houve dificuldades, que cada um precisou superar para realizar seus sonhos. Por isso, agradeçam também àqueles que os apoiaram incondicionalmente: mãe, pai, professores, amigos, namorado, esposa, avós. É deles também esta vitória. É deles também a felicidade por mais esta conquista. Lembrem-se deste dia para sempre, assim como todos os valorosos dias que passaram dentro deste mundo chamado Unifor.
Obrigado"
Conquista abre portas de novo mundo
"O dia de hoje, sem dúvida, foi sonhado e imaginado por todos nós, desde o primeiro momento em que pusemos os pés no campus da Universidade de Fortaleza. E foi a partir desse instante que nossas vidas mudaram, os sonhos cresceram, os planos foram tomando forma, e o que parecia tão distante, para alguns até impossível, hoje é uma realização. Muitos aqui passaram por dificuldades, tiveram que trabalhar e estudar, para que esse dia chegasse e para que pudéssemos colher o que foi plantado com tanto esforço, tanta dedicação e abdicação.
Nossos pais devem estar nos olhando, nesse momento, com os olhos marejados e pensando o quanto valeu a pena depositar tanta confiança em jovens com um turbilhão de dúvidas e projetos... Mas, afinal, como disse Aristóteles, 'a dúvida é o princípio da sabedoria', e foi assim que tudo começou. Provavelmente, estão pensando que o dia de hoje recompensa todas as noites de preocupação com o nosso futuro. Eis a nossa vitória!
O momento de hoje se torna um divisor, um ciclo que se fecha, para recomeçar uma nova etapa da vida, que agora só dependerá dos nossos esforços e das nossas batalhas, que serão vencidas dia após dia. A nossa formação na Universidade de Fortaleza apresenta-se como uma ação única e indispensável para ativar o nosso perfil profissional de excelência, pois, para atender as transformações da sociedade e responder aos desafios colocados pela realidade, exige-se hoje um profissional cada vez mais qualificado, que assuma uma postura investigativa, reflexiva e crítica.
Os sonhos se renovarão e serão maiores, porque nossas expectativas vão aumentar a cada vitória. A conquista do dia de hoje abrirá as portas de um novo mundo que está à nossa espera, à espera de jovens cheios de ideias e ideais, com muita vontade de construir um novo país, de arregaçar as mangas para o 'dia nascer feliz' para todos!
É com toda essa alegria e energia renovada que devemos nos dedicar ao máximo para sermos profissionais empenhados, honrando sempre o nosso nome e o da instituição que nos formou. Instituição esta que nos deu a oportunidade de conhecer o que há de melhor em educação. Com infraestrutura ímpar, serviços de excelência e professores comprometidos com o saber, a Unifor nos acompanhou em todos os passos, mediando nossa aprendizagem e propiciando um ambiente de desenvolvimento de ideias, reflexões, crescimento intelectual e emocional, o que continuará a fazer por meio da sua educação continuada e da pós-graduação. Isso significa muito para nós, pois ainda queremos, por muito tempo, "o ensinar e o aprender" nas nossas trajetórias.
A data de hoje ficará marcada em nossos corações e em nossas mentes! As pessoas que nos acompanharam até aqui permanecerão na nossa história. Para todos eles, a palavra 'obrigada', nesse momento, parece-nos não expressar todo o sentimento de gratidão contido em nossos corações. Agradecemos a Deus, por nos dar fortaleza para enfrentar essa jornada; agradecemos aos nossos familiares, pelo grande amor e por estarem sempre conosco nessa caminhada, e agradecemos também aos nossos professores que tanto nos inspiraram e motivaram; com certeza, levaremos um pouco de cada um deles em nossa memória.
Para finalizar, parafraseando Fernando Pessoa, temos em nós todos os sonhos do mundo... Basta a nós partir para realizá-los!
Parabéns a todos os graduados!"
FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK