PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Evangelho do dia


Segunda-feira, 25 de Agosto de 2014.
Santo do dia: São Luís, Rei de França; São José de Calasanz, presbítero; São Menas de Constantinopla, Bispo
Cor litúrgica: verde
Evangelho de hoje: São Mateus 23, 13-22
Primeira leitura: Tessalonicenses 1, 1-5.11-12
Início da segunda carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

1 Paulo, Silvano e Timóteo à Igreja dos tessalonicenses reunida em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo: 2 a vós, graça e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. 3 Devemos agradecer sempre por vós, irmãos, com toda justiça, porque progredis sempre mais na fé e porque aumenta a caridade que tendes uns para com os outros. 4 Assim, nos gloriamos nas Igrejas de Deus por causa da vossa perseverança e da vossa fé em todas as perseguições e sofrimentos que suportais. 5 Estes constituem um sinal do justo juízo de Deus, pois servem para serdes julgados dignos do reino de Deus, pelo qual também estais sofrendo. 11 Que o nosso Deus faça dignos da sua vocação. Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa a vossa fé. 12 Assim o nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós nele, em virtude da graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 95 (96)

- Cantai ao Senhor deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!

R: Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.

- Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações e, entre os povos do universo, seus prodígios!

R: Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.

- Pois Deus é grande e muito digno de louvor, é mais terrível e maior que os outros deuses; porque um nada são os deuses dos pagãos. Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.

R: Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 23, 13-22

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10, 27)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, dissse Jesus: 13 "Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o reino dos céus aos homens. Vós, porém, não entrais nem deixais entrar aqueles que o desejam. [14] 15 Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém e, quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno duas vezes pior do que vós. 16 Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: 'Se alguém jura pelo templo, não vale; mas se alguém jura pelo ouro do templo, então vale! 17 Insensatos e cegos! O que vale mais, o outro ou o templo, que santifica o ouro? 18 Vós dizeis também: 'Se alguém jura pelo altar, não vale; mas se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!' 19 Cegos! O que vale mais, a oferta ou o altar, que santifica a oferta? 20 Com efeito, quem jura pelo altar jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21 E quem jura pelo templo jura por ele e por Deus que habita no templo. 22 E quem jura pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado".

- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário do dia: Papa Francisco 
Audiência geral de 02/10/2013 (trad.  © copyright Libreria Editrice Vaticana, rev)
Cristo chama todos os homens à santidade
No «Credo», depois de professar: «Creio na Igreja una», acrescentamos o adjectivo «santa»; isto é, afirmamos a santidade da Igreja, uma característica presente desde o início na consciência dos primeiros cristãos, que se chamavam simplesmente «santos» (cf Act 9,13.32.41; Rom 8,27; 1Cor 6,1), pois tinham a certeza de que é a obra de Deus, o Espírito Santo, que santifica a Igreja.

Mas em que sentido é a Igreja santa, se vemos que a Igreja histórica, no seu caminho ao longo dos séculos, enfrentou tantas dificuldades, problemas, momentos obscuros? Como pode ser santa uma Igreja feita de seres humanos, pecadores? Homens pecadores, mulheres pecadoras, sacerdotes pecadores, religiosas pecadoras, bispos pecadores, cardeais pecadores, um Papa pecador? Todos. Como pode ser santa uma Igreja assim?

Para responder a esta pergunta, gostaria de me deixar guiar por um trecho da carta de São Paulo aos cristãos de Éfeso. O Apóstolo, tendo como exemplo as relações familiares, afirma que «Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela, para a santificar» (5,25-26). Cristo amou a Igreja, entregando-Se totalmente na cruz. E isto significa que a Igreja é santa porque procede de Deus, que é santo, que lhe é fiel e que não a abandona ao poder da morte e do mal (cf Mt 16,18). É santa porque Jesus Cristo, o Santo de Deus (cf Mc 1,24), Se une a ela de modo indissolúvel (cf Mt 28,20); é santa porque se deixa guiar pelo Espírito Santo, que purifica, transforma e renova. Não é santa pelos nossos méritos, mas porque Deus a torna santa, porque é fruto do Espírito Santo e dos seus dons. Não somos nós que a santificamos. É Deus, o Espírito Santo que, no seu amor, santifica a Igreja.
Copyright© Arautos do Evangelho 2011. Todos os direitos reservados.
Divulgação autorizada, citando a fonte.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK