PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Termina hoje prazo de carteiras

ESTUDANTES

Termina hoje prazo de carteiras

15.08.2014

Validade do documento estudantil foi adiada três vezes neste ano. Alunos ainda podem solicitar a nova carteira

ETUFOR
Número significativo de alunos foi, ontem, à sede da Etufor para fazer solicitação do novo documento. Prazo de entrega é de 30 dias
FOTO: ALEX COSTA
A partir de hoje as carteirinhas de estudante de Fortaleza confeccionadas em 2012 e 2013 não serão mais aceitas. Além do transporte coletivo, os estudantes não poderão mais utilizar o documento antigo em cinemas e eventos que dão direito à meia cultural. O prazo inicial de vencimento, marcado para 30 de abril, foi prorrogado três vezes. Estudantes ainda podem solicitar o novo documento.
Na manhã de ontem, o pátio da sede da Empresa de Transporte Público de Fortaleza (Etufor), estava ocupado por longas filas de estudantes que tinham ido solicitar a nova carteira. Entretanto, quem realizou a solicitação ontem deve passar alguns dias sem poder usufruir dos benefícios. A previsão de entrega do documento é de aproximadamente 30 dias após a solicitação.
O prazo inicial para o vencimento das carteirinhas era 30 de abril. De acordo com a Etufor, até o dia 8 de maio, cerca de 150 mil alunos haviam deixado de concluir alguma etapa do processo de solicitação. Na ocasião, o prazo para realização do processo foi prorrogado até o dia 31 de maio. Outras duas prorrogações sucederam a primeira.

Solicitação
A instituição informou que aproximadamente 93% dos 100 mil alunos que utilizam o transporte público diariamente já receberam o documento, e a maioria dos estudantes que estão fazendo a solicitação agora não usam o transporte público.
Segundo Ivanderly Carvalho, técnica da Divisão de Atendimento ao Cidadão da Etufor, a falta de solicitações é consequência do desinteresse dos estudantes. "Os alunos não priorizam a solicitação da carteira e esperam sempre uma nova prorrogação", afirma.
A estudante Maria Antonieta de Oliveira, 48, estava na Etufor na manhã de ontem tentando fazer o pedido da nova carteirinha. Maria conta que ficou sabendo dos prazos por funcionários e colegas da escola onde estuda. "Eu não tinha informação de nada, e é a primeira vez que solicito a carteirinha".
O caso não é isolado. Apesar de a Etufor afirmar que a divulgação dos prazos tem sido feita desde janeiro de 2014 em instituições de ensino, TVs, cartazes em ônibus e outras mídias, o estudante de direito Felipe Daminelli, 22, só ficou sabendo das carteirinhas pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da universidade em que estuda.
Até o ano passado, a solicitação da carteirinha de estudante era feita por meio de formulário e entrega de foto 3x4. Este ano, o processo passou a incluir a realização da biometria facial, em substituição à foto 3x4. De acordo com a Etufor, os alunos podem ter se confundido com a mudança, e muitos deles realizaram apenas uma etapa do processo, o que não viabiliza a confecção da carteira.
Outras inovações que deveriam agilizar o pedido do documento, como a solicitação pelo site, também não contam com aderência efetiva da população. De acordo com Ivanderly, a Etufor estuda soluções para essas questões. "A partir da próxima semana a gente vai se reunir com as entidades estudantis para encontrar formas de aprimorar esse processo", comenta.
Os estudantes que tiveram carteira em 2012, 2013, ou o bilhete único, precisam se cadastrar no site da Etufor para solicitar a nova carteira. Os documentos necessários são: declaração de matrícula atualizada e cópia do RG do aluno ou Certidão de Nascimento do aluno acompanhada do RG do responsável.
Após esse processo, os estudantes que ainda não possuem biometria facial deverão fazer o cadastro em um dos postos do Bilhete Único.
SAIBA MAIS
Como solicitar o documento
1. É preciso realizar cadastro no site da Etufor e providenciar a declaração de matrícula atualizada e cópia do RG.
2. Estudantes que não possuem biometria facial deverão fazer o cadastro. Para o cadastro, é preciso a carteira de estudante anterior, documento com foto e comprovante de residência com CEP. A biometria facial deve ser feita em um dos postos do Bilhete Único.
3. Estudantes que nunca possuíram a carteira de estudante deverão fazer a solicitação na própria Etufor.
Mais informações:
Sede da Etufor: Avenida dos Expedicionários, 5677
Sede do Sindiônibus: Av. Borges de Melo, 60


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK