PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Vivas à secular academia de futebol

CENTENÁRIO ALVIVERDE

Vivas à secular academia de futebol

26.08.2014

De time de colonos italianos a campeão continental, o Palmeiras celebra 100 anos de glórias e conquistas

Palmeiras
Acostumado às glórias desde os tempos do Palestra, o torcedor palmeirense viveu emoções bem diversas nos últimos 40 anos: foi de um longo jejum à glória total nos anos 1990, para em seguida viver o inferno do descenso
FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
Fundado em 26 de agosto de 1914, há exatos 100 anos, um certo Palestra Itália era um legítimo representante da colônia italiana. Com apoio dos imigrantes, o clube rapidamente cresceu, mas se viu obrigado a mudar de nome com o advento da Segunda Guerra Mundial. O time dos imigrantes se tornaria, então, em 14 de setembro de 1942, o imponente Palmeiras.
O novo nome mostrou força. Nos anos 1940, quando tinha como grande ídolo o goleiro Oberdan Cattani, o Verdão viveu a sua maior glória em 1951. A conquista da Copa Rio contra a Juventus foi proclamada como título mundial na época.
No final da década de 1950, começou a surgir a base do time chamado de Primeira Academia de Futebol, com a vitória no Campeonato Paulista de 1959 sobre o já temido Santos de Pelé.
 
Glórias e fiascos
Em 15 anos, o Palmeiras não apenas conquistou seis de seus oito títulos brasileiros e quatro estaduais em pleno auge de Pelé no Santos. O time alviverde encantou o Brasil com as Academias de Futebol. A primeira, iniciada em 1964 e a segunda, a partir de 1972. Em comum, um certo Ademir da Guia, ídolo eterno do Alviverde.
Todavia, nem tudo foi glória na história do velho Palestra. Um dos períodos mais difíceis para o clube durou 16 anos. Entre 1976 e 1993, o então torcedor viu o seu clube amargar decepções e vitórias rivais.
O fim do sofrimento foi em grande estilo. Com a inovadora parceria com a Parmalat, o Palmeiras voltou a encantar o País.
Vieram as taças do Campeonato Brasileiro de 1993 e 1994, além do incrível ataque dos 100 gols no Estadual de 1996. Mas o grande título se concretizaria em 1999, com a inédita conquista da Taça Libertadores.
Já o novo milênio trouxe uma fase terrível para o Verdão. Dois rebaixamentos no Brasileirão (2002 e 2012) e apenas dois títulos importantes (Campeonato Paulista em 2008 e Copa do Brasil em 2012). Infelizmente, para o torcedor do time do Parque Antártica, o centenário chega ameaçado por um novo rebaixamento e com um novo estádio.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK