PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 7 de setembro de 2014

Apendicite: Sintomas, causas e tratamentos

Publicado por: 

Para entender o que é apendicite ou apendicite aguda, quais os sintomas da apendicite  e as causas e tratamentos  da doença faz-se oportuna a introdução abaixo:

Uma vez entendida a origem da palavra apendicite, fica fácil deduzir seu significado. Apendicite é a junção da palavra apêndice + ite. O sufixo "ite" significa inflamação, logo...

Apendicite é a inflamação do apêndice.


Mas o que é apêndice?
Apêndice é um prolongamento de uma região que existe entre o intestino delgado e o intestino grosso chamada ceco. O apêndice mede cerca de 10 cm de comprimento, sua forma parece a de um verme (apêndice vermiforme), além de ter um fundo cego. Por muito tempo se acreditou que o apêndice não tinha uma função específica no intestino humano, mas hoje sabe-se que ele produz muco que ao ser liberado no intestino, se mistura às fezes facilitando o trânsito do bolo fecal, facilitando sua eliminação.


Apendicite, Sintomas

Os sintomas da apendicite podem incluir: 

  • Inchaço no abdômen
  • Dor abdominal
  • Perda de apetite
  • Náusea
  • Vômito
  • Diarreia ou Constipação
  • Incapacidade eliminar os gases
  • Febre baixa

Nem sempre todos esses sintomas se apresentam ao mesmo tempo na pessoa com apendicite. Geralmente, a dor piora quando a pessoa se move, respira fundo, tosse ou espirra. Ao sentir esses sintomas deve-se procurar um médico imediatamente, pois a apendicite é considerada uma emergência médica hospitalar.

Se a pessoa demorar a procurar atendimento médico ou se o diagnóstico médico for incorreto, pode ocorrer a supuração da apendicite (a famosa apendicite supurada), que é quando a apendicite estoura podendo ocasionar peritonite e abscesso. 

O que é Peritonite?: É a inflamação do peritônio é uma infecção que acontece quando as bactérias e outros conteúdos do apêndice saem para o a região abdominal. Essa inflamação pode ser localizada ou difusa. A peritonite é geralmente aguda e pode decorrer de infecção (apendicite) ou de processo não infeccioso. A peritonite requer em geral uma cirurgia de emergência.

O que é apendicite em abscesso ocorre a formação de uma massa inchada preenchida com bactérias e fluidos. 

Em poucos pacientes as complicações da apendicite podem ocasionar falha nos órgãos e morte. Nesse caso, o conteúdo inflamado e/ou infeccionado pode cair na corrente sanguínea e provocar inflamação, que, se se espalhar por todo o corpo configura-se a septicemia, o que pode levar a morte.

Apendicite, causas, ou apendicite aguda, causas

A causa da apendicite está relacionada ao bloqueio no lúmen (espaço interior) do apêndice. Esse bloqueio leva ao aumento da pressão interna, prejudicando o fluxo sanguíneo e gerando inflamação. Se o bloqueio não for tratado, pode ocorrer gangrena e ruptura do apêndice. As fezes são em geral, quem causam esse bloqueio do apêndice e a deflagração dos sintomas de apendicite. 

Infecções bacterianas e, às vezes, virais no trato gastrointestinal podem causar inchaço dos nódulos linfáticos, o que aperta o apêndice e causa obstrução. 
- A apendicite pode ser um fator desencadeante de apendicite em alguns casos.
- Lesões traumáticas abdominais podem, em alguns casos, ocasionar apendicite.
- Apendicite crônica. Obstruções recorrentes, que pode ocorrer com pessoas que se queixam de intestino preso e podem ficar com as fezes endurecidas. Um pedaço desse material pode se alojar bem na saída do apêndice, impedindo que seu muco seja liberado.


FONTE:
SAÚDE COM CIÊNCIA

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK