PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Camarão empanado ( aquele da praia ) com molho de pimenta com alho



Camarão é um dos crustáceos que eu mais gosto.Quando criança íamos passar as férias em nossa casa no litoral   em Ubatuba  e comíamos  na barraca da tia nega  ( isso mesmo tia nega ) lá na praia da Caçandoca .Era uma família antiga que morava em frente  á praia ,dizem que são  de familia Quilombola,ela fazia os empanados de camarão mais gostosos da região.Como é uma praia de ponta e de difícil acesso,íamos pela manhã por volta das 10 e só voltá-vamos  por volta das 5 da tarde .Era muito gostoso passar o dia todo brincando na areia ,e na água com nossas pranchas,pegando crustáceos nas encostas ( sim colega eu sei tirar um crustáceo sem me  cortar toda ) naquela época  criança era criança.Sempre levávamos nosso almoço ,independente se papai fosse fazer o tão esperado churrasco , ele sempre  comprava o camarão empanado da Tia Nega.E as crianças vibravam.Fazendo uns testes aqui em casa descobri a receita e me deliciei aqui em casa.Confira abaixo colega a receita .


Camarão Empanado ( aquele de praia crocante )

300g de camarão cinza médio limpo  ( somente com o cabinho )
sal e pimenta do reino á gosto
gotas de limão para temperar ( usei 1 colher de sopa cheia )

Para empanar 

2 ovos batidos  com 2 colheres de sopa de leite ,sal e pimenta do reino á gosto e 1 colher de café de raspas  de limão ( somente a parte verde ).

1 Xícara de chá de Farinha de trigo peneirada temperada com sal ,pimenta do reino  

1 Xícara de farinha Panko( aquela japonesa usada em empanados japoneses vende na liberdade e mercados  grandes )

1 xícara de chá de óleo de soja para fritar .

Modo de fazer 

Limpe os camarões tirando toda a casca e as sujeiras  dele .inclusive aquela linha nas costas dele .Tempere com o limão ,o sal e a pimenta do reino e reserve .Você pode passar uma faca  fina nas costas e tirar as linhas facilmente .

Enquanto o óleo  aquece .Faça as misturas  das farinhas .Em um prato grande coloque a farinha de trigo e os demais temperos descritos acima e reserve .

Em outro prato fundo bata  os ovos  com 2 colheres  de sopa de leite ,pimenta do reino ,sal e as raspas de limão .

Em outro prato deixe reservado  a farinha panko.

Passo a passo de como empanar os camarões :

Primeiro   passe o camarão já temperado na farinha de trigo e depois nos ovos .Coloque eles na farinha panko e bata um pouco agregando a farinha no camarão .Coloque em óleo quente  sempre virando para não queimar ,pois ele frita muito rápido .Deixe o fogo sempre na temperatura média ( 160Graus ).

Molho de maionese com pimenta ,já ensinei aqui como fazer a maionese de alho ,como eu tinha um pouco dela na geladeira ,eu apenas acrescentei 4 colheres de sopa em 1/2 xícara de  maionese de alho e servi com o camarão .Usei aqueles molhos prontos de pimenta e ficou muito saboroso.




FONTE:
http://www.artesdasadhianacozinha.com/2014/09/camarao-empanado-aquele-da-praia-com.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK