PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Conheça 12 curiosidades sobre o Orkut

Por Redação Olhar Digital - em 30/09/2014 às 00h01


Agora que o Orkut se foi - a rede será desligada nesta terça-feira -, chegou a hora de relembrar alguns momentos curiosos que aconteceram no entorno desta que já foi a rede social mais popular do Brasil. Nós separamos 12 situações interessantes sobre o Orkut que talvez nem todo mundo conheça. Confira:
1) Em 19 de janeiro de 2004, antes mesmo da estreia da rede social (no dia 24), já existia a primeira comunidade, a da Universidade de Stanford. Tanto que seu endereço era orkut.com/Community.aspx?cmm=1 (o 1 indica o número da comunidade). Ela foi criada por ninguém menos que o próprio Orkut Büyükkökten.

Reprodução
2) Marissa Mayer, hoje CEO do Yahoo, na época trabalhava no Google e foi uma das pessoas que participaram do projeto desde o início e teria inclusive ajudado Büyükkökten a escolher o nome da rede social.
3) Em julho de 2004, alguns americanos se incomodam com a "invasão" brasileira, porque os internautas daqui criavam comunidades e postavam em português, enquanto a rede social era toda escrita em inglês. Brasileiros, então, começam a abrir contas com nacionalidade iraniana para que o Irã ultrapassasse os EUA, assim como o Brasil fez em junho. Talvez por causa da campanha, em setembro o Irã já aparecia como terceira maior nacionalidade no Orkut, representando 5,7% do total de usuários. O Brasil liderava com 51%, enquanto os americanos ficavam com 17% do total. A Índia tinha apenas 3,1%.
4) Em outubro de 2005 apareceu a primeira música considerada sertanerd: "Vou te excluir do meu Orkut", de Ewerton Assunção, que se tornou hit e chegou a ser regravada por Frank Aguiar. Em 2006, Assunção lançou ainda "I will delete you from MySpace" e, em 2014, "Vou te deletar do Facebook".

5) Nas eleições presidenciais de 2006, as comunidades relacionadas aos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) mobilizaram 1 milhão de pessoas, segundo estudo da ESPM. Um número pífio se comparado ao que é visto em 2014, quando um único candidato à Presidência é capaz de reunir mais de 1 milhão de fãs usando apenas o Facebook.
Reprodução6) Em julho de 2007 entrou no ar o blog Pérolas do Orkut, que publicava todo tipo de conteúdo estranho que circulava pela rede social.
7) A maior comunidade do Orkut em 2009 era a famosa "Eu Odeio Acordar Cedo", que contava com mais de 6 milhões de membros. Em julho daquele ano o criador do espaço, João Paulo Mascarenhas, vendeu tudo isso por um valor não revelado, mas que ficava entre R$ 3 mil e R$5 mil. Mascarenhas dizia não conhecer o comprador, mas imaginava que ele pretendia usar a comunidade para fazer anúncios publicitários.
8) A primeira encarada oficial entre Orkut e Facebook ocorreu em setembro de 2009, quando o time de Mark Zuckerberg resolveu ensinar seus usuários a procurar os amigos do Orkut dentro do Facebook para estimular a migração. Em resposta, o Google mudou sas políticas de exportação de dados para barrar o esquema.
9) Houve inúmeros golpes envolvendo promessas falsas no Orkut, mas um deles, ocorrido em fevereiro de 2010, chamou bastante atenção. Inspirado por brincadeiras americanas sobre o Facebook Gold, um estudante de 19 anos inventou o lançamento do Orkut Ouro. Só que a piada saiu do controle e usuários começaram a mandar dados em troca da versão diferenciada do site. Criminosos também se aproveitaram do boato para aplicar golpes.
Reprodução
10) Em junho de 2010 a Estrela identificou uma comunidade do Orkut que homenageava o Ferrorama, um trem de brinquedo da década de 1970 que fez sucesso nos anos 1980. A fabricante, então, desafiou os membros da comunidade a cumprirem um desafio: alguns deles deveriam ir à Espanha fazer o trenzinho percorrer um percurso de 20km com apenas 110 metros de trilhos. Eles conseguiram e o saudoso brinquedo voltou às prateleiras.
11) O Orkut também já foi tema de filme, aqui no Brasil, inclusive com participação da atriz Luana Piovani. A obra se chama "Eu Odeio o Orkut" e foi lançada em 2011. Dirigida por Evandro Berlesi e Rodrigo Castelhano, ela trata sobre um homem viciado em internet que decide contar sua história, do nascimento ao "offline do poço".
12) Pouco tempo após duas consultorias, o Ibope e a comScore, confirmarem que o Facebook havia se tornado a principal rede social no Brasil, o Pérolas do Orkut desistiu de cobrir apenas o site que lhe serviu de inspiração e ampliou o foco para abraçar outras redes sociais. Em dezembro de 2011, o blog mudou seu nome para Pérolas.com.

FONTE: OLHAR DIGITAL

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK