PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 6 de setembro de 2014

Empresário cria cerveja para cães e promete fazer vinho e champanhe

Edição do dia 06/09/2014
06/09/2014 14h25 - Atualizado em 06/09/2014 14h25

Empresário cria cerveja para cães e promete fazer vinho e champanhe

Fórmula foi criada após três anos de pesquisa e não faz mal aos bichos.
Bebida para cachorro é a primeira desenvolvida na América Latina.

Se o cão é o melhor amigo do homem, seria muito justo levar o companheiro para tomar uma cerveja no bar da esquina. Mas, enquanto você está tomando a sua cerveja, o cachorro está deitado embaixo da mesa. E se ele estivesse tomando uma cervejinha também? A ideia foi de Marco Melo, um empresário da construção civil. Ele percebeu que faltava algo no mercado pet.
“Eu estava assistindo a um programa de televisão e estava passando um casamento de cachorro. Tinha bolinho, cupcake, salgadinho. Tinha tudo para o cachorro comer. Aí eu brinquei com a minha esposa: ‘os cachorros vão morrer engasgados’. Aí me veio aquele insight. Fui procurar se tinha alguma bebida para cachorro e descobri que não”, conta Marco.
Ideia para criar cerveja surgiu quando empresário via casamento de cães na televisão (Foto: Reprodução/GloboNews)Ideia para criar cerveja surgiu quando empresário
via casamento de cães na TV (Foto: GloboNews)
O empresário fez uma pesquisa de mercado e descobriu uma realidade preocupante.: "80% das pessoas que bebem cerveja em casa davam cerveja para o animal”, aponta. Ele destaca que há casos em que cães morreram de cirrose e cólica renal por causa da bebida.
Foi então que ele decidiu criar uma cerveja própria para os animais. O projeto foi apresentado ao centro de tecnologia do Senaido Rio de Janeiro, que aceitou a parceria. A missão foi dada ao engenheiro químico José Gonçalves, cervejeiro há 17 anos. “No primeiro momento, nós achamos o pedido inusitado, até porque não tínhamos conhecimento de um produto similar no Brasil”, lembra.

Foram três anos de pesquisa, que contou com a ajuda de um especialista em cerveja e de veterinários. Entre uma fórmula e outra, era feita uma degustação com os cães. Mais de 200 animais testaram a bebida. “Nós avaliávamos a quantidade consumida, a atratividade no primeiro momento do animal pelo produto, se havia algum tipo de rejeição. Tudo isso foi sendo somado para se chegar ao produto final”, diz Gonçalves.
A cerveja é do tipo pilsen e, para ser produzida, passa pelo mesmo processo da tradicional. A diferença está na retirada do álcool e na inclusão de um elemento: o extrato de carne, para agradar o paladar canino. “Isso vai gerar um poder nutricional maior e uma atratividade maior do animal, além da colocação do aroma, já que muito da característica do produto é sentida pelo faro, e não somente pelo paladar”, aponta o engenheiro químico.
Cachorro degusta cerveja criada especialmente para o melhor amigo do homem (Foto: Reprodução/GloboNews)Cão degusta cerveja criada especialmente para o melhor amigo do homem (Foto: Reprodução/GloboNews)
A fórmula sofreu ainda alterações nos componentes para não afetar na saúde dos animais, como a redução de proteínas e carboidratos. Com isso, o consumo é liberado. A cerveja é a primeira desenvolvida para cães na América Latina e é uma das poucas a ter algumas características da original, como a cor e a textura. O cheiro, no entanto, parece o de uma ração.
E os gatos não precisam ficar com ciúmes. Eles também vão ter uma cerveja própria. A base é a mesma, a diferença é o sabor: peixe. As invenções de Marco não vão parar por aí. “Em breve, vamos lançar vinho e champanhe. São os lançamentos para esse ano. E, para o verão, a água de coco”, adianta o empresário.



FONTE:
G1

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK