PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Joseph Blatter anuncia candidatura à reeleição de presidente da Fifa

QUINTO MANDATO

Joseph Blatter anuncia candidatura à reeleição de presidente da Fifa

Folhapress | 09h41 | 08.09.2014

Anúncio ocorreu pouco depois de o presidente da Uefa, Michel Platini, informar que havia desistido da disputa

Joseph Blatter
É a primeira vez que o suíço confirma oficialmente a decisão
AGÊNCIA REUTERS
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou nesta segunda-feira (8) que será candidato à reeleição ao cargo. A disputa está marcada para 2015. Se vencer, Blatter ocupará a presidência da entidade pela quinta vez consecutiva - ele assumiu o posto em 1998.

É a primeira vez que o suíço confirma oficialmente a decisão. Em entrevista divulgada num evento esportivo na cidade de Manchester, Blatter informou que será candidato e disse que vai comunicar a decisão ao Comitê Executivo da Fifa na reunião marcada entre 25 e 26 de setembro, em Zurique.

O anúncio ocorre pouco depois de o presidente da UefaMichel Platini, informar que havia desistido da disputa. Em declaração no dia 28 de agosto, o ex-jogador francês, apontado como único capaz de derrotar Blatter, alegou que preferia tentar a reeleição na entidade que dirige o futebol europeu.

O único candidato declarado até agora era o também francês Jerôme Champagne, que busca mais se manter no cenário do futebol do que realmente vencer a disputa contra Blatter, de quem, aliás, foi secretário da Fifa até pouco tempo atrás.

Não se descarta a possibilidade de Platini e seus aliados na Uefa lançarem um nome nem que seja para marcar posição. Em junho, durante a Copa no Brasil, dirigentes europeus haviam se posicionado contra a permanência de Blatter no poder.

QATAR

Blatter anuncia sua candidatura três dias depois da conclusão da investigação feita pelo promotor americano Michael Garcia sobre a escolha do Qatar para sediar a Copa de 2022. O documento tem 350 páginas e aponta, entre outras coisas, irregularidades cometidas por cartolas no processo. Segundo a Fifa, o relatório menciona medidas a serem tomadas em relação a "certos indivíduos", sem especificar nomes.

A investigação de Garcia, que chefia o Comitê de Ética da Fifa, identifica ainda falhas relacionadas a órgãos da entidade e faz recomendações sobre futuros processos de escolha de sedes. A Fifa não diz qual foi a conclusão do promotor - se ele, por exemplo, faz alguma recomendação para mudança de sede da Copa.

Conforme a Folha de S.Paulo mostrou em julho, Blatter chegou a sinalizar, em conversas reservadas, a disposição em trocar a sede de 2022, algo que a entidade nega oficialmente. Um dos principais motivos, além de tentar "limpar" a imagem da entidade, seria desgastar Michel Platini.

O ex-jogador francês teve o nome mencionado no escândalo por supostos encontro secretos com o qatariano Mohamed Bin Hammam, ex-vice-presidente da Fifa e apontado como pivô da distribuição do dinheiro. Agora, com Platini fora do jogo eleitoral, o presidente da Fifa deve reavaliar sua estratégia.

FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK