PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 21 de setembro de 2014

Morre o poeta cearense Artur Eduardo Benevides, aos 91 anos

NESTE DOMINGO

Morre o poeta cearense Artur Eduardo Benevides, aos 91 anos

Redação Web | 15h08 | 21.09.2014

O corpo de Artur Benevides será velado a partir das 16h deste domingo, no salão nobre da Academia Cearense de Letras.

poeta
Artur Eduardo Benevides estava internado em um hospital particular na Capital há cerca de 3 dias
DIVULGAÇÃO
O poeta cearense Artur Eduardo Benevides faleceu por volta das 11h deste domingo (21), em Fortaleza, aos 91 anos. Conhecido como oPríncipe dos Poetas Cearenses, Artur estava internado em um hospital particular na Capital há cerca de 3 dias e morreu em decorrência defalência múltipla de órgãos. O corpo de Artur Benevides está sendo velado no salão nobre daAcademia Cearense de Letras.
De acordo com o atual presidente da ACL, José Augusto Bezerra, a perda será insuperável para a entidade literária. "A Academia está completando 120 anos e é uma data simbólica , que ficará marcada também pela morte deste grande poeta. Ele é um dos mais ilustres poetas de todos os tempos no Ceará, talvez o maior que já nasceu na nossa terra", afirma.
O corpo de Artur Benevides deverá será enterrado nesta segunda-feira (22).

Vida e Obra
Artur Eduardo Benevides nasceu no dia 25 de julho de 1923, em Pacatuba. Era formado em Letras e Direito. Foi professor e diretor da antiga Faculdade Católica de Filosofia, da Faculdade de Letras e do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará.
Ingressou em 1957 na Academia Cearense de Letras, onde ocupava a cadeira 40. É autor de 46 livros, com os quais obteve prêmios literários no Ceará e em vários estados do País. "Ele era um poeta reconhecido nacional e internacionalmente, o último membro vivo do grupo Clã da Academia Cearense de Letras", afirma o atual presidente da ACL.
Entre as principais obras poéticas, destacam-se Canção da rosa dos ventos, O viajante da solidão, Noturnos de Mucuripe e poemas de êxtase e de abismo, Canto de amor ao Ceará, entre outros.


FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK