PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 28 de setembro de 2014

No NE, pelo menos 4 estados devem eleger novo governador no 1º turno

VITÓRIA ANTECIPADA

No NE, pelo menos 4 estados devem eleger novo governador no 1º turno

28.09.2014

Os levantamentos revelam que, na Região, é do PMDB a dianteira na disputa pelas urnas nordestinas


A uma semana das eleições, quatro dos nove estados nordestinos aparecem com chances de definir o novo governador já no próximo dia 5 de outubro. O Diário do Nordeste analisou as pesquisas eleitorais divulgadas até a última sexta-feira (29) e verificou que na Bahia, Maranhão, Alagoas e Piauí o nome do vencedor, que, como critério, deve ter pelo menos 50% mais 1 dos votos válidos, já deve ser anunciado logo no primeiro turno eleitoral.

Os levantamentos revelam, ainda, que, na Região com 38,2 milhões de eleitores, é do PMDB a dianteira na disputa pelas urnas nordestinas, com quatro candidatos à frente nas estatísticas.

Na Bahia, maior colégio eleitoral da Região, com 10,1 milhões de eleitores, o cenário é favorável à eleição de Paulo Souto (DEM) já no próximo domingo. Segundo a pesquisa Ibope divulgada na última quarta, o candidato do DEM tem 43% dos votos contra 27% do petista Rui Costa.

No Maranhão, o instituto informou, no dia 19, a possibilidade de vitória antecipada de Flávio Dino (PCdoB). O representante da coligação “Todos pelo Maranhão” que inclui outros oito partidos, entre os quais PSB e PSDB, tem o apoio de 48% do eleitorado maranhense. Em segundo, está o candidato da família Sarney, Edison Lobão Filho (PMDB), com 27%.

A última pesquisa Ibope sobre a sucessão ao governo alagoano revela que a política representada pelas oligarquias tradicionais ainda domina o poder no Estado. Prova disso é que o deputado Renan Filho (PMDB), apoiado pelo pai e presidente do Congresso Nacional, o senador Renan Calheiros (PMDB), e pelo senador Fernando Collor (PTB) é o mais cotado para ser o novo governador, com 43% das intenções de voto. Benedito de Lira, do PP, é o segundo colocado, com 26% dos votos.

O último levantamento do Ibope sobre a corrida eleitoral no Piauí, que saiu no dia 10, aponta a vitória antecipada de Wellington Dias (PT), com 49% do apoio do eleitorado. O candidato do PMDB, Zé Filho, apresenta apenas 22% das intenções de voto.
Em outros cinco estados nordestinos a disputa permanece acirrada entre os candidatos, com chance do novo chefe do Executivo ser definido somente no segundo turno.

Empates técnicos

O candidato do PSB ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara, subiu um ponto percentual e lidera a disputa com 39% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada na última terça. No entanto, o candidato da oposição Armando Monteiro (PTB) passou de 32% para 35% na preferência. Como a margem de erro da pesquisa Ibope é de dois pontos percentuais, eles estão empatados tecnicamente.

A ascensão de Câmara começou após a morte de seu padrinho político, o ex-governador Eduardo Campos, vítima de um acidente aéreo em 13 de agosto, quando era o candidato do PSB à Presidência. Escolhido por Campos para sucedê-lo no comando do Palácio das Princesas, Câmara tinha apenas 11% das intenções de voto antes da tragédia. De lá para cá, foram 28 pontos percentuais de crescimento. Monteiro tinha 43% da preferência em julho.

Segundo o Ibope informou na última quarta-feira, o senador Eunício Oliveira (PMDB) e o deputado estadual Camilo Santana (PT) estão tecnicamente empatados. Enquanto o peemedebista apresenta 43% das intenções de voto, o candidato do governador Cid Gomes tem 38%.

De acordo com o instituto, “não é possível afirmar” se haverá ou não segundo turno no Ceará.
Na Paraíba, a diferença entre os dois principais candidatos é de quatro pontos percentuais, segundo revela o Ibope. A pesquisa do dia 19 mostra Cássio Cunha Lima (PSDB) com 42% e Ricardo Coutinho (PSB) 37%.

No Rio Grande do Norte, a diferença entre o primeiro colocado na pesquisa Ibope do último dia 15 é de nove pontos percentuais. Enquanto o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), presidente da Câmara, tem 40% o candidato Robinson Faria (PSD) aparece em seguida com 31% das intenções de voto.

Apesar de não apresentar pesquisas recentes sobre a disputa ao governo sergipano, levantamentos apontam maior possibilidade de o governador Jackson Barreto (PMDB) ser reeleito. Na última estatística do Ibope do dia 3 de setembro, ele tem apoio de 41% dos eleitores contra 33% de Eduardo Amorim (PSC).

Reeleição

No restante do País, outros oito estados podem definir o ganhador da disputa no domingo. Neste grupo, quatro líderes das campanhas estaduais são governadores que tentam a reeleição.

Em São Paulo, o maior colégio eleitoral do País, o governador Geraldo Alckmin aparece isolado na liderança, com 49% das intenções de voto, segundo pesquisa da última terça. Em segundo lugar, está Paulo Skaf (PMDB), com 17%. A vantagem do tucano sobre o peemedebista foi de 30 para 32 pontos.

O instituto também aponta vitória antecipada, em Santa Catarina, do governador Raimundo Colombo (PSD), com 52%. O tucano Paulo Bauer aparece em seguida com 16%.

No levantamento do dia 19, o Ibope também mostrou que o governador Beto Richa (PSDB) pode vencer no primeiro turno. Ele cresceu três pontos e aumentou ainda mais sua liderança na preferência do eleitor paranaense, com 47% das intenções de voto, 17 pontos à frente de Roberto Requião (PMDB).

No Acre, o governador Tião Viana (PT) deve repetir o feito de 2010 com a vitória antecipada nas urnas, garantindo, segundo o Ibope do último dia 12, 42% das intenções de voto contra 25% de Tião Bocalom (DEM).

Em Minas, Fernando Pimentel (PT) tem 44% e lidera a disputa estadual, de acordo com o Ibope. Em segundo está Pimenta da Veiga (PSDB), com 25%.

O mesmo instituto indicou, no dia 13, que Paulo Hartung (PMDB) também seria reconhecido como novo governador do Espírito Santo. Ele tem 42% das intenções de voto contra 29% de Renato Casagrande (PSB).

Em Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB) está na dianteira da disputa, com 48% das intenções de voto, segundo os dados do instituto do dia 11. Sandoval Cardoso, do PSD, teve 33% das preferências dos eleitores.

No Centro-Oeste, só o Mato Grosso pode conhecer o vencedor já neste domingo. Segundo a pesquisa Ibope divulgada quinta (25), Pedro Taques (PDT) está com 44% das intenções de votos. Se este cenário for confirmado, o Estado vai manter a tradição de nunca ter realizado um segundo turno.

Quadro indefinido

No Rio de Janeiro, a corrida ainda está indefinida, segundo pesquisa divulgada na terça. O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) tem 29% das intenções contra 26% do segundo colocado, Anthony Garotinho (PR).

No Distrito Federal, o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB, apresenta 31% das intenções de voto, de acordo com os números do Ibope informados na última quarta. Em segundo lugar, está Jofran Frejat (PR), com 21% do apoio dos eleitores.

O Ibope mostra que, na batalha pelo governo gaúcho, a candidata do PP, Ana Amélia Lemos está com 37% das intenções de votos contra 30% do atual governador Tarso Genro (PT).
d
d

FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK