PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Projetos Concertos do Nordeste 2014


Com apresentações e oficinas em Fortaleza e Juazeiro do Norte, começa nesta sexta-feira, 19 de setembro, o "Concertos do Nordeste 2014", projeto que leva a públicos de cinco cidades do Ceará e da Paraíba um panorama da música erudita produzida no Nordeste. A programação acontece até o dia 27 deste mês, com a participação de 16 grupos de música erudita de 6 estados da Região e 9 grupos de tradição popular do Ceará e da Paraíba, além de instrumentistas e professores convidados para as ações formativas. No sábado, 20, o evento tem continuidade em Fortaleza e Juazeiro do Norte e acontece também em Cajazeiras, na Paraíba.

Com toda a programação é gratuita, o projeto "Concertos do Nordeste 2014" é apresentado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste e tem como realizadores a Associação dos Produtores de Cultura do Ceará - ProDisc e a Casa Fora do Eixo Nordeste. O projeto promove um encontro da música erudita e o cancioneiro tradicional, proporcionando um rico intercâmbio sonoro por cidades do Ceará e da Paraíba.

Dia 19 (sexta): Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE)

Em FORTALEZA

A programação acontece no Centro Cultural Banco do Nordeste, iniciando às 15h com Oficina de Educação Musical "Música e Literatura em Diálogo", conduzida pela professora e escritora Elvira Drummond (Professora da UFC, licenciada em Artes, Bacharel em Piano e Mestre em Literatura. É autora de mais de 90 livros de musicalização, educação musical, prática de coral e instrumental, além de mais de 30 livros de literatura infantil. Parte deles publicados pela Fundação Demócrito Rocha. Tem atuado em várias cidades brasileiras, ministrando cursos, oficinas, seminários, conferências e palestras sobre educação musical e literatura infantil).

APRESENTAÇÕES

Às 17h, começa a programação artística, que será aberta pelo Pastoril Nossa Senhora de Fátima (CE). Em seguida, apresentam-se dois grupos de música erudita: Trio Gafanhoto (BA)Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina (PI). A oficina é para inscritos, mas as apresentações são abertas ao público.

Em JUAZEIRO DO NORTE

A primeira atividade será a Oficina de Violino, ministrada por Felipe Prazeres (RJ), das 9h às 13h na Faculdade de Música da Universidade Federal do Cariri. O violinista é, spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica, no Rio de Janeiro, e recentemente passou a exercer também as  funções de maestro assistente de Isaac karabtchevsky e Regente da Academia Juvenil da Opes.

APRESENTAÇÕES

A partir das 18h30, no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, acontece a programação artística, com apresentações dos grupos SaGRAMA (PE) e Coro de Câmara de Campina Grande (PB), encerrando com o Reisado Dede de Luna (CE).


Dia 20 (sábado):  Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE) e Cajazeiras (PB)

Em FORTALEZA

Oficina, debate e apresentações marcam a programação de sábado, 20. Das 10h às 12h, acontece a Oficina de Composição com Wellington Gomes (BA). O músico é Doutor em Composição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor de Composição, Literatura e Estruturação Musical, da Graduação, Mestrado e Doutorado da Escola de Música da UFBA. Como compositor, suas obras têm sido executadas por diversas orquestras e conjuntos no Brasil, Alemanha, Polônia, Noruega, Dinamarca, França, Espanha, Itália, Suíça, Estados Unidos, Costa Rica e Catar.

DEBATE "Projetos Sociais e Música Erudita"

"Projetos Sociais e Música Erudita" é o tema do DEBATE que acontece das 15h ás 17h. Participam:
- JOSÉ RENATO ACCIOLY (Professor do Conservatório Pernambucano de Música desde 1987, onde leciona regência e matérias teóricas. É diretor artístico e maestro da Orquestra do Câmara de Pernambuco - OCPE e Maestro do Grupo de Percussão do Nordeste);
FELIPE PRAZERES (spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica - RJ);
VANTOIL DE SOUZA JÚNIOR (Fundador e coordenador da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, RJ. Coordenou a implantação do processo de formação musical nas escolas do município, através do Projeto Música nas Escolas, que hoje atende à totalidade dos alunos da rede pública municipal da cidade. São mais de 22 mil alunos, em 72 unidades educacionais do município e 5 unidades do Estado);
ALFREDO BARROS (Maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela The University of Texas at Austin, EUA. É coordenador e professor de composição do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará. É diretor artístico e regente da OSUECE - Orquestra Sinfônica da UECE, contanto hoje com 65 integrantes na orquestra principal e por volta 50 na orquestra de base).

APRESENTAÇÕES

Às 17h tem início a programação artística, aberta pelo Maracatu Solar (CE). Na sequência, apresentam-se os grupos Ancestrália (CE) e SL Tubones (MA). Toda a programação em Fortaleza será no Centro Cultural Banco do Nordeste.

Em JUAZEIRO DO NORTE

"Ritmos e Timbres das Nações de Maracatu de Baque Virado", é a oficina que acontece das 9h às 11h Comunidade Beneficente Zaíla Lavor. A atividade contará com palestra do Mestre Tarcísio Resende e terá como instrutores Antônio Barreto e Hugo Medeiros.

APRESENTAÇÕES

Às 18h30 o Duo Radamés (BA) abre a programação artística no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri. Em seguida se apresenta o Quinteto da Paraíba e, encerrando a programação na cidade, Noite Cigana, também da Paraíba.

Em CAJAZEIRAS

No sábado, dia 20, tem programação também em Cajazeiras, na Paraíba. Começa com a oficina ""Regência de Banda", conduzida por Enelruy Lira, graduado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Em 2004 obteve o primeiro lugar no concurso "Prêmio Maestro Alberto Nepomuceno" na categoria "Jovem Regente". Tem experiência na área de Artes (música), com ênfase em Prática de Conjunto e Regência para bandas de música. A oficina será das 9h às 12h no NEC – Núcleo de Extensão Cultural.

APRESENTAÇÕES

Às 20h começam as apresentações em Cajazeiras, no mesmo local da oficina. As atrações são os grupos O Alumioso (CE), Saxincena (CE) e o Coco de Roda Novo Quilombo de Gurugi (PB).


Dias 24 e 25 em Nova Olinda (CE) e 26 e 27 em Sousa (PB)

Depois de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Cajazeiras, o "Concertos do Nordeste 2014" segue para Nova Olinda (CE), com programação nos dias 24 e 25. O encerramento da segunda edição do projeto será em Sousa, na Paraíba, com atividades formativas e apresentações nos dias 26 e 27.


SERVIÇO
2° Concertos do Nordeste – Em Fortaleza-CE (19 e 20), Juazeiro do Norte-CE (19 e 20), Cajazeiras-PB (20), Nova Olinda-CE (24 e 25), Sousa-PB (26 e 27). Informações: (85)3262-5011, producao@prodisc.org.br e www.concertosnordeste.wordpress.com.



PROGRAMAÇÃO*


19.09 (sexta)

FORTALEZA - CE

15h às 17h:
- OFICINA de Educação Musical "Música e Literatura em diálogo" com Elvira Drummond
LOCAL: Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D'eu, 560 - Centro)
Informações: (85)3262.5011

A partir das 17h:
Pastoril Nossa Senhora de Fátima (CE)
- Trio Gafanhoto (Salvador - BA)
- Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina (PI)
LOCAL: Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D'eu, 560 - Centro)

JUAZEIRO DO NORTE - CE

9h às 12h:
OFICINA de Violino com Felipe Prazeres (RJ)
LOCAL: Auditório (sala 89) da Faculdade de Música da Universidade Federal do Cariri
            (Av. Tenente Raimundo Rocha S/N - Bairro Cidade Universitária)
Informações: (85)3262.5011

A partir das 18h30:
- SaGRAMA (PE)
Coro de Câmara de Campina Grande (PB)
Reisado Dede de Luna (CE)
LOCAL: Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri
            (R. São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte)



20.09 (sábado)

FORTALEZA - CE

10h às 13h:
OFICINA de Composição com Wellington Gomes (BA)

15h às 17h:
DEBATE "Projetos Sociais e Música Erudita".          Com José Renato Accioly (PE), Felipe Prazeres (RJ),  Vantoil de Souza Júnior (RJ) e Alfredo Barros (CE)
LOCAL: Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D'eu, 560 - Centro)
Informações: (85)3262.5011

A partir das 17h:
- Maracatu Solar (CE)
Ancestrália (CE)
SL Tubones (MA)
LOCAL: Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D'eu, 560 - Centro)

JUAZEIRO DO NORTE- CE

9h às 11h
OFICINA "Ritmos e Timbres das Nações de Maracatu de Baque Virado". Palestra: Mestre Tarcísio Resende. Instrutores: Antônio Barreto e Hugo Medeiros
LOCAL: Comunidade Beneficente Zaíla Lavor (Av. Dr. Floro Bartolomeu, 785)
Informações: (85)3262.5011

A partir das 18h30:
- Duo Radamés (BA)
Quinteto da Paraíba (PB)
Noite Cigana (PB)
LOCAL: Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (R. São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte)

CAJAZEIRAS - PB

9h às 12h:
OFICINA "Regência de Banda" com Enelruy Lira
Local: NEC – Núcleo de Extensão Cultural (Rua Valdenez Pereira de Sousa, S/N)
Informações: (83) 8880-4279

A partir das 20h:
O Alumioso (CE)
Saxincena (CE)
Coco de Roda Novo Quilombo de Gurugi (PB)
Local: NEC – Núcleo de Extensão Cultural (Rua Valdenez Pereira de Sousa, S/N)


24.09 (quarta)

NOVA OLINDA- CE

14h às 16h:
OFICINA "Vivência Musical com Rabeca, com Samuel Furtado (CE)
Local: Fundação Casa Grande – Teatro Violeta Arraes (Av. Jeremias Pereira, 444 – Centro)
Informações: (88) 3546-1333

A partir das 19h:
Rabecacello (CE)
Chico Paes de Assaré (CE)
Local: Fundação Casa Grande – Teatro Violeta Arraes (Av. Jeremias Pereira, 444 – Centro)



25.09 (quinta)

NOVA OLINDA- CE

14h às 16h:
OFICINA "Técnica de Ensaio para Grupo", com Gustavo Lima (CE)
Local: Fundação Casa Grande – Tetaro Violeta Arraes (Av. Jeremias Pereira, 444 – Centro)
Informações: (88) 3546-1333

 A partir das 19h:
Camerata Contemporânea (CE)
Reisado de Caretas do Potengi (CE)
Local: Fundação Casa Grande – Tetaro Violeta Arraes (Av. Jeremias Pereira, 444 – Centro)


26.09 (sexta)

SOUSA - PB

15h às 16h30:
CONCERTO AULA PERCUSSIVA com Grupo de Percussão do Nordeste (PE) 
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa (Rua Cel. José Gomes de Sá, 07, Centro)
Informações: (83) 3522-2980

A partir das 17h30:
Reisado de Poços Zé de Moura (PB)
Siara Quarteto (CE)
Grupo de Percussão do Nordeste (PE)
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa (Rua Cel. José Gomes de Sá, 07, Centro)


27.09 (sábado)

SOUSA - PB

10h às 12h:
PALESTRA "Música e Penitência no Sertão Nordestino: Vestígios de um Canto Sagrado", com Ewelter Rocha (CE)
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa (Rua Cel. José Gomes de Sá, 07, Centro)
Informações: (83) 3522-2980

A partir das 18h:
Coco do Frei Damião com a Mestra Marinez (CE)
Daniel Sombra (CE)
Grupo Syntagma (Fortaleza - CE)  
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa (Rua Cel. José Gomes de Sá, 07, Centro)

* Programação sujeita a alterações

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp: Eugênia Nogueira e Sônia Lage
85-3252.5401 / 9989.3913 (Eugenia) / 9989.5876 (Sônia)
t: @degage_imprensa  / f: degageassessoria



17/09/2014

Rua Confúcio Pamplona, 340 - Benfica
Fortaleza • CE • Brasil • CEP: 60015-390
+55 (85) 3252-5401 | +55 (85) 8699-1783
degage.com.br | @degage_imprensa


FONTE:
http://www.rededeblogscearenses.com/2014/09/projetos-concertos-do-nordeste-2014.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK