PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 7 de setembro de 2014

Que rumo a cultura pode tomar?

ELEIÇÕES 2014

Que rumo a cultura pode tomar?

07.09.2014

Sem receber o mesmo destaque de outros temas, a cultura tem ocupado os candidatos ao Governo do Estado neste pleito. Hoje, o Caderno 3 traz entrevista com os postulantes ao cargo majoritário para saber suas propostas para a área

Image-0-Artigo-1694865-1
Promessas para melhorar as ações nas áreas saúde, segurança e educação e, quando mais ambiciosos ou exagerados, resolver problemas que se arrastam por décadas no Brasil. O mantra se repete de uma ponta a outra do País, estejam em disputa aos cargos executivos em nível nacional, estadual ou municipal.
No meio do embate de projetos, a cultura - via de regra - ocupa lugares de pouco destaque. A precariedade do debate em torno do tema termina por se traduzir uma realidade de triste homogeneidade. Não é de hoje que as gestões da cultura ficam aquém das demandas históricas da área, independentemente de qual partido esteja no poder. Prova disso é a dificuldade - observada em todo o País, importante salientar - de se garantir recursos compatíveis com a importância do setor.
A militância cultural exige, pelo menos, 1% do orçamento total da União, dos Estados e municípios. Esta meta não apenas continua a ser difícil de ser alcançada, como é comum que os recursos para área - já exíguos - sejam sacrificados ao menor sinal de crise ou calamidade. Tirar recursos justamente de onde há menos é uma escolha, no mínimo, estranha.
A cada pleito, o Caderno 3 procura aquecer o debate estadual em torno da cultura. Os candidatos ao Governo do Estado são convidados a responder uma série de questões específicas a respeito do tema. A intenção é informar o leitor sobre um ponto que pouco espaço terá em comícios, debates e programas eleitorais no rádio e na televisão aberta.
Visões
O objetivo é possibilitar que a sociedade cearense conheça as visões que cada postulante tem do campo cultural; a forma como pretende de gerir os recursos para a área e a administração da Secretária da Cultura do Estado do Ceará (Secult); que tipo de perfil de secretário os candidatos pretendem nomear, caso eleitos; além da própria relação que cada um deles mantém com os produtos e com a produção cultural cearense.
Na última segunda-feira, a equipe do Caderno 3 procurou as coordenações das campanhas de Ailton Lopes (PSOL), Camilo Santana (PT), Eliane Novais (PSB) e Eunício Oliveira (PMDB). Foi enviado um questionário com 15 perguntas que o leitor encontra aqui, na íntegra. Junto ao questionário, foram expressas as exigências quanto à extensão das respostas. Caso estas ultrapassassem o número de caracteres estabelecido pela equipe do jornal e acordado com os assessores, o texto seria editado de maneira a se ajustar ao projeto editorial previsto.
As respostas foram distribuídas por candidato, encadeados em ordem alfabética.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK