PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Doença provoca danos psicológicos e sociais

COMBATE

Doença provoca danos psicológicos e sociais

13h11 | 28.10.2014

No Dia Mundial da Psoríase, lembrado nesta quarta-feira (29/10), dermatologistas prestarão esclarecimentos à população na Praça do Ferreira no período da manhã

Psoríase
Psoríase é uma inflamação da pele que se manifesta por lesões róseas ou avermelhadas recobertas com escamas esbranquiçadas
WIKIMEDIA COMMONS
Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)-Regional Ceará comemora nesta quarta-feira, (29/10), o Dia Mundial da Psoríase com ações de esclarecimentos sobre a doença que afeta cerca de 2% da população mundial. Médicos estarão na Praça do Ferreira, das 8 às 12 horas, prestando orientação sobre como identificar a doença, quais os tratamentos, além de ajudar a reduzir o preconceito ao explicar que a psoríase não é contagiosa.
presidente da SBD-CE e coordenadora da campanha no Ceará, médica dermatologista Maggy Poti, explica que os prejuízos psicológicos e sociais provocados pela doença são enormes. “O preconceito é ainda um dos grandes empecilhos. Por isso, é tão  importante o esclarecimento sobre o que é a psoríase, como tratá-la, minimizando os danos emocionais e sociais causados às vítimas do transtorno”, ressalta.
Um dos maiores pesquisadores em psoríase no mundo, o dermatologista inglês Alan Menter, diz que a doença causa um impacto devastador na qualidade de vida dos pacientes. “Ela chega a ser tão impactante quanto o câncer e a insuficiência cardíaca. A doença está associada a problemas de coração, diabetes, obesidade, casos de depressão e suicídio”, enfatiza.

A psoríase é uma inflamação da pele que se manifesta por lesões róseas ou avermelhadas recobertas com escamas esbranquiçadas que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. O mal pode se manifestar em qualquer fase da vida, mas, na maioria das vezes, se apresenta antes dos 35 anos. 
A incidência é a mesma para homens e mulheres. Ela pode ser desencadeada por um arranhão, um corte na pele ou mesmo uma queimadura de sol. Além disso, fatores importantes de estresse, como a perda de um ente querido, insegurança no emprego ou brigas com familiares podem provocar a doença. Medicamentos usados no controle da pressão arterial e depressão também influenciam no aparecimento da psoríase.
O tratamento depende do quadro clínico do paciente, variando de aplicação de medicações tópicas, nos casos mais brandos, a tratamentos mais complexos, com laser e remédios imunossupressores. A mais nova e promissora arma no combate à doença são as drogas biológicas, que atuam no sistema imunológico controlando a inflamação.


FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/vida/online/doenca-provoca-danos-psicologicos-e-sociais-1.1136725

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK