PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 5 de outubro de 2014

Eleições 2014: Eunício está liderando a disputa junto com Tasso e Dilma Rousseff

PERSPECTIVA DE SEGUNDO TURNO

Eleições 2014: Eunício está liderando a disputa junto com Tasso e Dilma Rousseff

05.10.2014

O relatório da pesquisa diz que a disputa no Ceará continua acirrada e pode ser definida no segundo turno


Eunício Oliveira (PMDB) continua liderando a disputa pelo Governo do Estado do Ceará, segundo a última pesquisa do Ibope, contratada pela Televisão Verdes Mares. Eunício tem 44% das intenções de votos contra 38% de Camilo Santana (PT), o seu principal adversário. Os demais candidatos: Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (PSOL) somam 5 pontos percentuais. Os indecisos somados aos brancos e nulos totalizam 13%. Diz o Ibope, que em razão desses números, a "disputa pelo Governo do Ceará continua acirrada e pode ser definida no segundo turno".
Em relação à disputa pela vaga de senador, Tasso Jereissati (PSDB), pelos números da pesquisa, será eleito para o Senado Federal. Mauro Filho (PROS), o segundo na preferência do eleitorado cearense está 34% aquém de Tasso. O tucano aparece com 58% contra 24% de Mauro. Os demais postulantes à vaga no Senado: Raquel Dias (PSTU) tem 3% contra 1% de Geovana Cartaxo (PSB). Brancos, nulos e indecisos somam 14%. Na disputa da vaga de senador não há segundo turno.
Segundo o relatório do Ibope, para "facilitar a comparação com os resultados oficiais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais, estamos calculando os votos válidos. Um candidato a Governador é eleito no 1º turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial". Para o Ibope, "O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos".
Os votos válidos para governador do Ceará, pela última pesquisa do Ibope, garantem a Eunício Oliveira 50% contra 44% de Camilo Santana, 3% de Ailton Lopes e 3% de Eliane Novais. O somatório de indecisos, branco e nulo chega a 13%.
Na disputa pela vaga de senador, Tasso Jereissati teria hoje 58% dos votos do eleitorado cearense, seguido de Mauro Filho com 24%, Raquel Dias com 3% e Geovana Cartaxo com 1%. Já em relação aos votos válidos para o Senado, indicam que Tasso ficaria com 68%, Mauro com 28%, Raquel Dias 3% e Geovana Cartaxo 1%.
Na eleição para presidente da República os números da última pesquisa mostram que no Ceará a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, hoje tem 67% dos votos totais, o que daria bem mais de 70 dos votos válidos. O segundo colocado na preferência dos cearenses é a candidata Marina Silva com 13%, seguido de Aécio Neves (PSDB) com 10%. Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) têm cada um 1%. Os outros também 1%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 4 de outubro com 1.204 eleitores. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo nº CE-00027/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo nº BR-01011/2014.
Comparação
Na primeira pesquisa do Ibope contratada pela TV Verdes Mares neste ano, em julho passado, Eunício Oliveira aparecia com 44% contra 14% de Camilo Santana, seguido de Eliane Novais com 6% e Ailton Lopes com 3%. Na pesquisa do início de setembro, Eunício caiu dois pontos e somou 42% enquanto Camilo subiu 20 pontos e obteve 34% contra 4% de Eliane e 2% de Ailton. Na penúltima pesquisa, publicada no Diário do Nordeste no dia 25 de setembro, Eunício apareceu com 43% contra 38% de Camilo, 3% de Eliane e 1% de Ailton Lopes.
A primeira pesquisa foi realizada logo após a homologação das candidaturas. Já a segunda foi realizada após o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
pesquisa1
Na reta final, Aécio Neves ultrapassa Marina Silva
São Paulo Pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo finalizada neste sábado mostra pela primeira vez Aécio Neves (PSDB) numericamente à frente da candidata Marina Silva (PSB), numa vantagem dentro da margem de erro. De dois dias para cá, Aécio subiu de 19% a 24% das intenções de voto enquanto Marina caiu de 24% para 21%. A presidente Dilma Rousseff (PT) se manteve em 40%.
Pastor Everaldo Pereira (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada e os outros candidatos não pontuaram. Brancos e nulos oscilaram de 8% para 7% e indecisos, de 7% para 5%.
Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo intenções de voto em branco ou nulo e eleitores indecisos, Dilma oscilou de 47% para 46%, Aécio subiu de 22% para 27% e Marina passou de 28% para 24%. No levantamento da semana passada, Dilma tinha 43% dos válidos, Marina, 33%, e Aécio, 21%. O candidato a presidente é eleito no primeiro turno se tiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.
De acordo com o Ibope, num segundo turno, Dilma venceria Aécio ou Marina Silva pelo mesmo placar: 45% contra 37%.
Datafolha
A pesquisa Datafolha divulgada neste sábado também mostra a evolução de Aécio. O tucano aparece com 24% das intenções contra 22% de Marina. Já Dilma lidera a corrida com 40%. Num eventual segundo turno, a sondagem indica que a petista venceria Aécio por 48% a 42%. Na disputa contra Marina, Dilma ganharia com 49% contra 39%.
pesquisa2
FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK