PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 5 de outubro de 2014

Frente à frente com o espelho

ESPECIAL ESTÉTICA

Frente à frente com o espelho

05.10.2014

Eles estão se olhando mais e, consequentemente, investindo na aparência, seja por meio de tratamentos faciais, redução de medidas e até depilação. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens gastam mais de R$ 80 milhões por ano com os rituais de beleza

ESTETICA
Cabelo, barba e bigode. Quem nunca ouviu esta expressão sendo usada como metáfora para dizer que o serviço foi completo? Pois é, mas isto ficou no passado. Hoje, estas três necessidades "básicas" do homem estão dividindo espaço com serviços como: depilação, tratamentos faciais, mechas de cabelo, redução de gordura localizada, enfim, todos os recursos que possam melhorar a estética e a beleza. Coisas de mulher? Nada disto, são homens dispostos a cuidar mais e melhor da aparência.
Eles são assíduos, discretos e querem resultados. O perfil do público masculino é, de certa forma, diferente do das mulheres. Esta é a constatação da fisioterapeuta dermato-funcional Suellen Vasconcelos, da Clínica Clin, cuja clientela está buscando, em especial, a redução de medidas. Hoje, ter um abdômen do tipo "tanquinho" é o objetivo dos homens.
Esta tão indesejada gordurinha localizada, que afeta homens e mulheres, costuma se manifestar quando são ingeridas mais calorias do que são gastas. Desta forma, o corpo tende a armazenar essa energia nas células de gordura que, por sua vez, aumentam de volume. Elas funcionam como um depósito de gordura em certas partes do corpo, sendo a região abdominal uma das mais afetadas.
Tecnologia no tratamento
Para atender a esta demanda, Dra. Suellen utiliza o I-Lipo (associado à ultracavitação). Segundo ela, são necessárias duas sessões semanais, de 30 minutos cada, totalizando no mínimo 10 sessões. Claro que para eliminar a gordurinha, tecnologia só não basta. "Deve estar associada a uma atividade física e a uma dieta saudável e balanceada. Os resultados também variam de pessoa para pessoa", explica Dra. Suellen Vasconcelos.
Mas a preocupação masculina com a estética e a beleza vai muito além. Segundo a médica Kaline Ferraz, que integra a equipe de dermatologia a laser da Clin, os homens estão recorrendo cada vez mais a alternativas do tipo: rejuvenescimento facial, botox, laser, preenchimento, enfim, estão deixando o preconceito de lado para melhorar a aparência.
A médica atribui esta mudança de comportamento, em parte, às mulheres que estão se cuidando muito e, consequentemente, eles não querem ficar atrás.
Outro motivo que tem influenciado os homens, na avaliação de Kaline, são os seus ídolos, a exemplo do jogador de futebol Cristiano Ronaldo, um dos principais símbolos de beleza dentro e fora dos campos. "São modelos assim que acabam inspirando os homens a não esconder mais a sua vaidade", define Kaline Ferraz.
Comportamento masculino
A psicóloga Edionara Celedônio confirma que até pouco tempo só as mulheres buscavam a bela imagem, o ideal do corpo. "Agora vemos que os homens também estão nessa. São os famosos metrossexuais que, além de se depilarem, fazem a sobrancelha, cuidam da pele e estão dispostos a se embelezarem e cuidarem de si. Nessa gama de 'vitrines' de culto à imagem podemos observar o quanto a mídia é capaz de influenciar sobre os indivíduos o ideal de corpo perfeito", compara.
Investimentos em beleza
Para compreender melhor este público, no livro The Future of Men, os autores Marian Salzman, Ira Matathia e Ann Oreilly entrevistaram homens de 30 a 59 anos de origem americana, europeia e latina. Eles chegaram à conclusão de que há muitas formas de masculinidade, classificando os heterossexuais em: metrossexuais, ubersexuais, emoboys, every joe (veja box ao lado).
No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens gastam mais de R$ 80 milhões por ano com beleza. Entre os serviços mais procurados por eles estão a fotodepilação e fotorrejuvenescimento, redução de medidas e tratamentos faciais.
Cristina Pioner
Especial para o Vida
VIDA


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK