PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 25 de outubro de 2014

O que saber para votar bem: confira lista para tirar as dúvidas mais comuns do eleitor

ELEIÇÕES

O que saber para votar bem: confira lista para tirar as dúvidas mais comuns do eleitor

CORREIO responde às 12 perguntas mais comuns na hora de votar
Clarissa Pacheco e Renato Alban (mais@correio24horas.com.br)
Atualizado em 25/10/2014 08:45:23
Os 9,5 milhões de eleitores da Bahia retornam amanhã às urnas para ajudar a escolher quem irá governar o país nos próximos quatro anos: Aécio Neves (PSDB) ou Dilma Rousseff (PT)? Esta não é a única dúvida na cabeça de muitos votantes, que no primeiro turno já decidiram quem irá representá-los no governo do estado, na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. Pensando nisso, fizemos uma lista com as dúvidas mais frequentes, para ajudar o eleitor desavisado.

Não votei no primeiro turno. Posso votar no segundo?Sim. Maiores de 18 anos e menores de 70 devem votar nos dois turnos. Quem não votou no primeiro pode votar no segundo turno, mas isso não tira a obrigação de justificar a ausência em 5 de outubro. O voto é facultativo para quem tem entre 16 e 18 anos, para os maiores de 70 e para analfabetos.
Se não votei no primeiro turno, meu Título de Eleitor pode ter sido cancelado?Sim. Se o primeiro turno foi sua terceira eleição – cada turno conta como uma eleição – sem votar, o seu título deve estar suspenso e você está impedido de se inscrever em concursos públicos, tirar RG e passaporte, entre outras sanções.
Já justifiquei no primeiro turno. Devo justificar novamente?Sim. Cada justificativa só é válida para um turno. Para justificar, é preciso ir a uma seção eleitoral em posse de documento com foto e o Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível nos cartórios e postos eleitorais, nos sites de TSE e TRE e nos locais de votação. A ausência pode ser justificada até 5 de dezembro nos cartórios eleitorais.
Serei impedido de votar se não levar o Título de Eleitor?Não. O eleitor só é obrigado a levar um documento com foto. Pode ser RG, carteira de habilitação, de trabalho, certificado de reservista ou carteira funcional de órgãos de classe.
Qual o horário de votação?As eleições ocorrem de 8h às 17h, de acordo com o horário local - ou seja, o horário de Verão não interfere. O limite para chegar à seção é 17h.
Como posso saber minha zona e seção eleitorais?O endereço do local de votação pode ser consultado no site do TSE (www.tse.jus.br). Também há um aplicativo para smartphones e tablets chamado ‘Onde votar ou justificar’, para Android e iOS. Outro meio de descobrir isso é pelo Disk-Título do TRE: basta ligar para o (71) 3373-7000.
Não estou na minha cidade, posso votar?Não. O prazo para solicitar o voto fora do domicílio eleitoral terminou no dia 21 de agosto.
De quanto é a multa por não comparecer à votação?Se perder o prazo para se justificar será necessário ir a um cartório eleitoral, imprimir uma Guia de Recolhimento da União e pagar multa que varia de R$ 1,05 a R$ 35,14.
Se flagrar alguém cometendo um crime eleitoral, o que faço?Você pode fazer uma denúncia, presencialmente, no Ministério Público Eleitoral, ou pela internet nos sites da Procuradoria Eleitoral ou do TRE-BA, e também pelos telefones: 4003-0278 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 881 0278 (demais regiões) e (71) 3373-7015 ou 3373-7000.
O que não posso fazer amanhã por conta das eleições?Qualquer manifestação coletiva é proibida. Em grupo, não pode vestir roupas padronizadas, usar bandeiras, broches e adesivos. Transportar eleitores para locais de votação e distribuir santinhos são crimes eleitorais a partir de 22h de hoje. O eleitor pode usar bandeiras, broches e adesivos, desde que esteja em silêncio e não esteja em grupo.
Posso beber amanhã?Em Salvador, sim. A Secretaria da Segurança Pública liberou. No interior, a proibição só ocorre caso o magistrado titular da respectiva zona eleitoral achar necessário.
Fui nomeado para ser mesário no primeiro turno, mas não compareci. Devo comparecer no segundo turno?Sim. E você tem até o dia 4 de novembro para justificar a ausência no primeiro turno.

FONTE: 

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK